Preferências hedônicas e justificações utilitárias na introdução de novos produtos de alta tecnologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/45593 |
Resumo: | A rápida atualização tecnológica atrai o desenvolvimento de novos produtos no mercado, convergindo para múltiplos usos e acessos, o qual vem sendo apresentados na literatura de new productsdevelopment e systems integration. Dado o confronto destas duas literaturas, esta pesquisa posiciona seu foco de estudo para os fatores determinantes na preferência do consumo de lançamentos de produtos altamente tecnológicos, onde a utilidade hedônica / social dos produtos all-in-one(tudo em um só) tem prioridade sobre os fatores utilitários. O objetivo do trabalho é avaliar quais fatores influenciam a preferência do consumo de alta tecnologia, utilizando como objeto da pesquisa o tablet da Apple (iPad), para identificar como a decisão de uso é construída. Neste artigo realizou-se um estudo netnográfico sobre o comportamento de consumo do iPad, interpretando suas necessidades através de experiências descritas em sites norte americanos de discussão do produto, o qual apresenta comentários sobre o processo de escolha, preferência e uso. Estes sites são utilizados para coleta dos dados textuais que são codificados, interpretados e apresentados sobre a forma descrição de uso dos consumidores atuais e pretensos consumidores do objeto analisado. |
id |
USP-33_fb8cf28f958005bb75c5d7e333c819e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/45593 |
network_acronym_str |
USP-33 |
network_name_str |
Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Preferências hedônicas e justificações utilitárias na introdução de novos produtos de alta tecnologiaHedonic preferences and utilitarian justifications at the introduction of high technology productsConsumer BehaviorHedonismUtilitarianismTechnology ConvergenceNetnographyComportamento do ConsumidorHedonismoUtilitarismoConvergência TecnológicaNetnografiaA rápida atualização tecnológica atrai o desenvolvimento de novos produtos no mercado, convergindo para múltiplos usos e acessos, o qual vem sendo apresentados na literatura de new productsdevelopment e systems integration. Dado o confronto destas duas literaturas, esta pesquisa posiciona seu foco de estudo para os fatores determinantes na preferência do consumo de lançamentos de produtos altamente tecnológicos, onde a utilidade hedônica / social dos produtos all-in-one(tudo em um só) tem prioridade sobre os fatores utilitários. O objetivo do trabalho é avaliar quais fatores influenciam a preferência do consumo de alta tecnologia, utilizando como objeto da pesquisa o tablet da Apple (iPad), para identificar como a decisão de uso é construída. Neste artigo realizou-se um estudo netnográfico sobre o comportamento de consumo do iPad, interpretando suas necessidades através de experiências descritas em sites norte americanos de discussão do produto, o qual apresenta comentários sobre o processo de escolha, preferência e uso. Estes sites são utilizados para coleta dos dados textuais que são codificados, interpretados e apresentados sobre a forma descrição de uso dos consumidores atuais e pretensos consumidores do objeto analisado.Fast technological upgrading attracts the development of new productsin the market, converging into multiples uses and accesses, which hasbeen presentedin the literature of new product development and systems integration. Due to their confront, this research places its study focus on the determinants of consumer preference for high technology product launch. The hedonic / social utility of the all-in-one products has a priority in utilitarian factors. The main objective of this work is to evaluate which factors influence the consumer preference of high technology users, using the Apple's tablet (iPad) as a research object to identify how its use decision is made. In this article, anetnographic study was carried out about theiPadconsumer behavior, interpreting their needs through their experiences described in American websites for the discussion of the product. These sites present comments about the process of choice, preference and useof theiPad. The websites havealso been used to collect the textual database which is coded, interpreted and presented through the description of how current and potential consumers use the analyzed product.TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária2012-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/4559310.4301/S1807-17752012000100010Journal of Information Systems and Technology Management; v. 9 n. 1 (2012); 171-188Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 9 No. 1 (2012); 171-188Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 9 Núm. 1 (2012); 171-1881807-1775reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/45593/49191Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Rosa Maria ChavesArruda Filho, Emílio José Montero2014-05-18T13:31:23Zoai:revistas.usp.br:article/45593Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-1775&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jistem@usp.br1807-17751807-1775opendoar:2014-05-18T13:31:23Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Preferências hedônicas e justificações utilitárias na introdução de novos produtos de alta tecnologia Hedonic preferences and utilitarian justifications at the introduction of high technology products |
title |
Preferências hedônicas e justificações utilitárias na introdução de novos produtos de alta tecnologia |
spellingShingle |
Preferências hedônicas e justificações utilitárias na introdução de novos produtos de alta tecnologia Lima, Rosa Maria Chaves Consumer Behavior Hedonism Utilitarianism Technology Convergence Netnography Comportamento do Consumidor Hedonismo Utilitarismo Convergência Tecnológica Netnografia |
title_short |
Preferências hedônicas e justificações utilitárias na introdução de novos produtos de alta tecnologia |
title_full |
Preferências hedônicas e justificações utilitárias na introdução de novos produtos de alta tecnologia |
title_fullStr |
Preferências hedônicas e justificações utilitárias na introdução de novos produtos de alta tecnologia |
title_full_unstemmed |
Preferências hedônicas e justificações utilitárias na introdução de novos produtos de alta tecnologia |
title_sort |
Preferências hedônicas e justificações utilitárias na introdução de novos produtos de alta tecnologia |
author |
Lima, Rosa Maria Chaves |
author_facet |
Lima, Rosa Maria Chaves Arruda Filho, Emílio José Montero |
author_role |
author |
author2 |
Arruda Filho, Emílio José Montero |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Rosa Maria Chaves Arruda Filho, Emílio José Montero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumer Behavior Hedonism Utilitarianism Technology Convergence Netnography Comportamento do Consumidor Hedonismo Utilitarismo Convergência Tecnológica Netnografia |
topic |
Consumer Behavior Hedonism Utilitarianism Technology Convergence Netnography Comportamento do Consumidor Hedonismo Utilitarismo Convergência Tecnológica Netnografia |
description |
A rápida atualização tecnológica atrai o desenvolvimento de novos produtos no mercado, convergindo para múltiplos usos e acessos, o qual vem sendo apresentados na literatura de new productsdevelopment e systems integration. Dado o confronto destas duas literaturas, esta pesquisa posiciona seu foco de estudo para os fatores determinantes na preferência do consumo de lançamentos de produtos altamente tecnológicos, onde a utilidade hedônica / social dos produtos all-in-one(tudo em um só) tem prioridade sobre os fatores utilitários. O objetivo do trabalho é avaliar quais fatores influenciam a preferência do consumo de alta tecnologia, utilizando como objeto da pesquisa o tablet da Apple (iPad), para identificar como a decisão de uso é construída. Neste artigo realizou-se um estudo netnográfico sobre o comportamento de consumo do iPad, interpretando suas necessidades através de experiências descritas em sites norte americanos de discussão do produto, o qual apresenta comentários sobre o processo de escolha, preferência e uso. Estes sites são utilizados para coleta dos dados textuais que são codificados, interpretados e apresentados sobre a forma descrição de uso dos consumidores atuais e pretensos consumidores do objeto analisado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/45593 10.4301/S1807-17752012000100010 |
url |
https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/45593 |
identifier_str_mv |
10.4301/S1807-17752012000100010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/45593/49191 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária |
publisher.none.fl_str_mv |
TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Information Systems and Technology Management; v. 9 n. 1 (2012); 171-188 Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 9 No. 1 (2012); 171-188 Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 9 Núm. 1 (2012); 171-188 1807-1775 reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
collection |
Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jistem@usp.br |
_version_ |
1809284036098523136 |