A abordagem Educação Steam como potencializadora de letramento estatístico no sétimo ano do ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49299 |
Resumo: | O letramento estatístico, presente no currículo de Matemática, está relacionado a habilidades de coleta, organização, representação, interpretação e análise de dados baseados em conceitos, fatos e procedimentos presentes no cotidiano discente para julgamentos e tomadas de decisão. Tal competência está alinhada à abordagem Educação STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), considerada inovadora por tratar de forma interdisciplinar problemas reais com ênfase no protagonismo discente, a partir de práticas investigativas e criativas. Esta pesquisa busca responder à seguinte questão: Como habilidades relacionadas ao letramento estatístico são mobilizadas em uma prática de educação STEAM? Para tanto, definiu-se como objetivo geral: Analisar a mobilização de habilidades relacionadas ao letramento estatístico por estudantes do sétimo ano a partir de uma prática baseada na abordagem STEAM. A partir dele, delinearam-se três objetivos específicos: i) Levantar experiências na Educação Básica fundamentadas na Educação STEAM que viabilizem o desenvolvimento do letramento estatístico; ii) Implementar uma prática pedagógica baseada na abordagem STEAM para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao letramento estatístico; e iii) Analisar a mobilização de habilidades estatísticas a partir de prática STEAM. A fundamentação teórica está ancorada no letramento estatístico, especialmente nos conceitos e procedimentos relativos às habilidades do sétimo ano do Ensino Fundamental, assim como na conceituação e caracterização de práticas pedagógicas em abordagem STEAM para Educação Básica. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, baseada na Pesquisa-Ação, que permite análise e intervenção de problemas do contexto da pesquisadora a partir de etapas que configuram a investigação. Inicialmente, foi realizada a descrição do contexto da pesquisa, na qual participaram dezoito estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola privada do município do Natal/RN. Posteriormente, como plano de ação, realizou-se uma prática STEAM, ancorada na metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), com propósito de desenvolver habilidades estatísticas dos estudantes. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados a observação participante, diário de campo, além de fotografias, vídeos e gravador de áudio. Os resultados ratificaram a pertinência de práticas STEAM para o desenvolvimento do letramento estatístico em razão de promover conclusões fundamentadas em análise. A partir da implementação da prática STEAM, com a produção de um carregador público de celular alimentado por energia solar, promoveu engajamento discente, pela construção de algo em prol da comunidade e a apropriação de conceitos estatísticos de forma ativa, além de outras habilidades socioemocionais. A experiência propiciou inovação na organização das aulas, com ampliação dos espaços de aprendizagem por meio da utilização de outros ambientes como extensão da sala de aula. Os resultados também demonstram a relevância da parceria com outros profissionais que possuem familiarização com conceitos de eletrônica e carpintaria, como foi o caso desta pesquisa. Como produto desta pesquisa, foi elaborada uma sequência de ensino que norteou a prática e um guia de aplicação de práticas STEAM. |
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Appelt, Veridiana Kelinhttp://lattes.cnpq.br/5620943280320754https://orcid.org/0000-0002-9536-2025http://lattes.cnpq.br/4047293288281493Magalhães, Ismenia Blavatsky dehttp://lattes.cnpq.br/7041359168937281Lopes, Roseli de DeusMaia, Dennys Leite2022-09-05T23:47:31Z2022-09-05T23:47:31Z2022-06-24APPELT, Veridiana Kelin. A abordagem Educação Steam como potencializadora de letramento estatístico no sétimo ano do ensino fundamental. 2022. 158f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49299O letramento estatístico, presente no currículo de Matemática, está relacionado a habilidades de coleta, organização, representação, interpretação e análise de dados baseados em conceitos, fatos e procedimentos presentes no cotidiano discente para julgamentos e tomadas de decisão. Tal competência está alinhada à abordagem Educação STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), considerada inovadora por tratar de forma interdisciplinar problemas reais com ênfase no protagonismo discente, a partir de práticas investigativas e criativas. Esta pesquisa busca responder à seguinte questão: Como habilidades relacionadas ao letramento estatístico são mobilizadas em uma prática de educação STEAM? Para tanto, definiu-se como objetivo geral: Analisar a mobilização de habilidades relacionadas ao letramento estatístico por estudantes do sétimo ano a partir de uma prática baseada na abordagem STEAM. A partir dele, delinearam-se três objetivos específicos: i) Levantar experiências na Educação Básica fundamentadas na Educação STEAM que viabilizem o desenvolvimento do letramento estatístico; ii) Implementar uma prática pedagógica baseada na abordagem STEAM para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao letramento estatístico; e iii) Analisar a mobilização de habilidades estatísticas a partir de prática STEAM. A fundamentação teórica está ancorada no letramento estatístico, especialmente nos conceitos e procedimentos relativos às habilidades do sétimo ano do Ensino Fundamental, assim como na conceituação e caracterização de práticas pedagógicas em abordagem STEAM para Educação Básica. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, baseada na Pesquisa-Ação, que permite análise e intervenção de problemas do contexto da pesquisadora a partir de etapas que configuram a investigação. Inicialmente, foi realizada a descrição do contexto da pesquisa, na qual participaram dezoito estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola privada do município do Natal/RN. Posteriormente, como plano de ação, realizou-se uma prática STEAM, ancorada na metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), com propósito de desenvolver habilidades estatísticas dos estudantes. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados a observação participante, diário de campo, além de fotografias, vídeos e gravador de áudio. Os resultados ratificaram a pertinência de práticas STEAM para o desenvolvimento do letramento estatístico em razão de promover conclusões fundamentadas em análise. A partir da implementação da prática STEAM, com a produção de um carregador público de celular alimentado por energia solar, promoveu engajamento discente, pela construção de algo em prol da comunidade e a apropriação de conceitos estatísticos de forma ativa, além de outras habilidades socioemocionais. A experiência propiciou inovação na organização das aulas, com ampliação dos espaços de aprendizagem por meio da utilização de outros ambientes como extensão da sala de aula. Os resultados também demonstram a relevância da parceria com outros profissionais que possuem familiarização com conceitos de eletrônica e carpintaria, como foi o caso desta pesquisa. Como produto desta pesquisa, foi elaborada uma sequência de ensino que norteou a prática e um guia de aplicação de práticas STEAM.Statistical literacy, which is present in the Mathematics curriculum, is related to skills such as collecting, organizing, representing, interpreting and analyzing data based on concepts, facts and procedures present in the student's daily life, for judgment and decision making. Such competence is aligned with the STEAM Education approach (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), considered innovative for dealing with real problems in an interdisciplinary way, with an emphasis on student protagonism, based on investigative and creative practices. This research seeks to answer the following question: how are skills related to statistical literacy mobilized in a STEAM education practice? Therefore, the general objective was defined as to analyze the mobilization of skills related to statistical literacy by seventh year students from an educational practice based on the STEAM approach. From it, three specific objectives were outlined: i) to survey experiences in Basic Education based on STEAM Education that enable the development of statistical literacy; ii) implement a pedagogical practice based on the STEAM approach for the development of skills related to statistical literacy; and iii) analyze the mobilization of statistical skills from STEAM practice. The theoretical foundation is anchored in statistical literacy, especially in the concepts and procedures related to the skills of the seventh year of Elementary School as well as in the conceptualization and characterization of pedagogical practices in a STEAM approach to Basic Education. This research has a qualitative character, based on Action Research, which allows the analysis and intervention of problems in the researcher's context, based on stages that configure the investigation. Initially, the description of the research context was carried out, in which eighteen students from the seventh year of Elementary School, from a private school in the city of Natal/RN, took part. Subsequently, as an action plan, a STEAM practice was carried out, anchored in the active methodology of Project-Based Learning (PBL), with the purpose of developing students' statistical skills. As data collection instruments, participant observation, field diary, as well as photographs, videos and audio recorder were used. The results confirmed the relevance of STEAM practices for the development of statistical literacy, in order to promote conclusions based on analysis. From the implementation of the STEAM practice, which aimed at the production of a public cell phone charger from solar energy, it promoted student engagement by building something in favor of the community, and the appropriation of statistical concepts in an active way, in addition to other socio-emotional skills. The experience provided innovation in the organization of classes, with the expansion of learning spaces through the use of other environments as an extension of the classroom. The results also demonstrate the relevance of partnering with other professionals who are familiar with electronics and carpentry concepts, as it was the case with this research. As products of this research, a teaching sequence was elaborated that guided the practice and a guide for the application of STEAM practices.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLetramento estatísticoAbordagem SteamPráticas pedagógicasAprendizagem baseada em projetosAnos finais do ensino fundamentalA abordagem Educação Steam como potencializadora de letramento estatístico no sétimo ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAbordagemEducacaoSteam_Appelt_2022.pdfapplication/pdf6073332https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49299/1/AbordagemEducacaoSteam_Appelt_2022.pdfd09b23d43b508b4e58584e9340c83cb1MD51123456789/492992022-09-05 20:48:18.009oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49299Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-09-05T23:48:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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