Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14476 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
UFRN_8bbdfc12d440bba74b3ce39f803d7e0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14476 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Ubarana, Adelia Diebhttp://lattes.cnpq.br/9553587439597740http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melohttp://lattes.cnpq.br/2887767376788158Benevides, Araceli Sobreirahttp://lattes.cnpq.br/0001733569978457Mamede, Inês Cristina de Melohttp://lattes.cnpq.br/7273324581703680Ribeiro, Márcia Maria Gurgelhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0Alves, Maria da Penha Casadohttp://lattes.cnpq.br/73777315556371722014-12-17T14:36:35Z2014-08-072014-12-17T14:36:35Z2011-09-09UBARANA, Adelia Dieb. Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização?. 2011. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14476Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCom o presente trabalho, objetivamos investigar, no percurso formativo de professores que conseguem alfabetizar crianças na escola pública, contextos por eles percebidos como originários e propiciadores dos modos de ação didático-pedagógicos definidores de sua prática exitosa. Ancorada em um marco teórico-metodológico multirreferencial que envolveu, de modo especial, a abordagem histórico-cultural, o paradigma indiciário e os aspectos das histórias de vida, nossa investigação tomou como sujeitos três professoras dos primeiros anos do Ensino Fundamental que atuam em três escolas públicas da cidade de Natal-RN. Mediante múltiplas sessões de entrevistas semiestruturadas e entrelaçando o passado com o presente em narrativas, as professoras rememoraram seus percursos formativos e identificaram, no movimento íntimo de sua constituição pessoal e profissional, em que radicam os sentidos que orientam suas práticas e que se aproximam de significações sociais relativas às teorizações que compõem, na atualidade, um novo paradigma em relação à alfabetização. Compreendemos que a apropriação de modos próprios de funcionamento psíquico de pensar, sentir, agir constitui-se como uma conversão de modos sociais em modos individuais, como significação constituição de sentidos em situações de relação social. Nessa perspectiva, encontramos os seguintes contextos de aprendizagem das ações de alfabetizar das professoras: em vivência na infância; vinculados à formação inicial e vinculados à formação continuada. Desvelamos ainda que desses/nesses contextos a constituição dos sentidos se mostra como: relacional; mediacional; dialógica; contraditória, nem sempre harmônica; multidimencional, ao envolver cognição, emoção e volição; singular e plural, por ser única, não repetível, múltipla e semelhante; e, por fim, imprevisível quanto ao momento de sua constituição, mas previsível quanto à sua natureza sígnica e dialógica. Os resultados do processo investigativo apontam que o processo de formação de professor é sempre histórico, social, longo, complexo, não completamente acabado nem precisamente definido; e que compreendendo melhor a constituição das professoras aventamos possibilidades teóricas de renovação das práticas da formação profissional de professoresapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoEducação. Formação de professores. Professores alfabetizadores. AlfabetizaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEm que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALContextosAprenderamEnsinar_Ubarana_2011.pdfapplication/pdf2338391https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14476/1/ContextosAprenderamEnsinar_Ubarana_2011.pdf3a184f8c863ca3e7e9e291e99181b74cMD51TEXTAdeliaDU_TESE.pdf.txtAdeliaDU_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain547205https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14476/6/AdeliaDU_TESE.pdf.txt95332cae5dc11a215ec87597ce10e631MD56ContextosAprenderamEnsinar_Ubarana_2011.pdf.txtContextosAprenderamEnsinar_Ubarana_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain547135https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14476/8/ContextosAprenderamEnsinar_Ubarana_2011.pdf.txtacf16f0a827bb11793800488335b4c8bMD58THUMBNAILAdeliaDU_TESE.pdf.jpgAdeliaDU_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1692https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14476/7/AdeliaDU_TESE.pdf.jpg760b5bb7c79cec317631457ee8339ac8MD57ContextosAprenderamEnsinar_Ubarana_2011.pdf.jpgContextosAprenderamEnsinar_Ubarana_2011.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14476/9/ContextosAprenderamEnsinar_Ubarana_2011.pdf.jpg5b56cbce0bc75dc96bff9011618c1369MD59123456789/144762019-07-28 02:08:03.881oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14476Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-07-28T05:08:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização? |
title |
Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização? |
spellingShingle |
Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização? Ubarana, Adelia Dieb Educação. Formação de professores. Professores alfabetizadores. Alfabetização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização? |
title_full |
Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização? |
title_fullStr |
Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização? |
title_full_unstemmed |
Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização? |
title_sort |
Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização? |
author |
Ubarana, Adelia Dieb |
author_facet |
Ubarana, Adelia Dieb |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9553587439597740 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2887767376788158 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Benevides, Araceli Sobreira |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0001733569978457 |
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv |
Mamede, Inês Cristina de Melo |
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7273324581703680 |
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv |
Ribeiro, Márcia Maria Gurgel |
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0 |
dc.contributor.referees5.pt_BR.fl_str_mv |
Alves, Maria da Penha Casado |
dc.contributor.referees5ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees5Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7377731555637172 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ubarana, Adelia Dieb |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Formação de professores. Professores alfabetizadores. Alfabetização |
topic |
Educação. Formação de professores. Professores alfabetizadores. Alfabetização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-09-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T14:36:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-08-07 2014-12-17T14:36:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
UBARANA, Adelia Dieb. Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização?. 2011. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14476 |
identifier_str_mv |
UBARANA, Adelia Dieb. Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização?. 2011. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14476/1/ContextosAprenderamEnsinar_Ubarana_2011.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14476/6/AdeliaDU_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14476/8/ContextosAprenderamEnsinar_Ubarana_2011.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14476/7/AdeliaDU_TESE.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14476/9/ContextosAprenderamEnsinar_Ubarana_2011.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3a184f8c863ca3e7e9e291e99181b74c 95332cae5dc11a215ec87597ce10e631 acf16f0a827bb11793800488335b4c8b 760b5bb7c79cec317631457ee8339ac8 5b56cbce0bc75dc96bff9011618c1369 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117693627695104 |