Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ubarana, Adelia Dieb
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14476
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id UFRN_8bbdfc12d440bba74b3ce39f803d7e0b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14476
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Ubarana, Adelia Diebhttp://lattes.cnpq.br/9553587439597740http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melohttp://lattes.cnpq.br/2887767376788158Benevides, Araceli Sobreirahttp://lattes.cnpq.br/0001733569978457Mamede, Inês Cristina de Melohttp://lattes.cnpq.br/7273324581703680Ribeiro, Márcia Maria Gurgelhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0Alves, Maria da Penha Casadohttp://lattes.cnpq.br/73777315556371722014-12-17T14:36:35Z2014-08-072014-12-17T14:36:35Z2011-09-09UBARANA, Adelia Dieb. Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização?. 2011. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14476Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCom o presente trabalho, objetivamos investigar, no percurso formativo de professores que conseguem alfabetizar crianças na escola pública, contextos por eles percebidos como originários e propiciadores dos modos de ação didático-pedagógicos definidores de sua prática exitosa. Ancorada em um marco teórico-metodológico multirreferencial que envolveu, de modo especial, a abordagem histórico-cultural, o paradigma indiciário e os aspectos das histórias de vida, nossa investigação tomou como sujeitos três professoras dos primeiros anos do Ensino Fundamental que atuam em três escolas públicas da cidade de Natal-RN. Mediante múltiplas sessões de entrevistas semiestruturadas e entrelaçando o passado com o presente em narrativas, as professoras rememoraram seus percursos formativos e identificaram, no movimento íntimo de sua constituição pessoal e profissional, em que radicam os sentidos que orientam suas práticas e que se aproximam de significações sociais relativas às teorizações que compõem, na atualidade, um novo paradigma em relação à alfabetização. Compreendemos que a apropriação de modos próprios de funcionamento psíquico de pensar, sentir, agir constitui-se como uma conversão de modos sociais em modos individuais, como significação constituição de sentidos em situações de relação social. Nessa perspectiva, encontramos os seguintes contextos de aprendizagem das ações de alfabetizar das professoras: em vivência na infância; vinculados à formação inicial e vinculados à formação continuada. Desvelamos ainda que desses/nesses contextos a constituição dos sentidos se mostra como: relacional; mediacional; dialógica; contraditória, nem sempre harmônica; multidimencional, ao envolver cognição, emoção e volição; singular e plural, por ser única, não repetível, múltipla e semelhante; e, por fim, imprevisível quanto ao momento de sua constituição, mas previsível quanto à sua natureza sígnica e dialógica. Os resultados do processo investigativo apontam que o processo de formação de professor é sempre histórico, social, longo, complexo, não completamente acabado nem precisamente definido; e que compreendendo melhor a constituição das professoras aventamos possibilidades teóricas de renovação das práticas da formação profissional de professoresapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoEducação. Formação de professores. Professores alfabetizadores. AlfabetizaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEm que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALContextosAprenderamEnsinar_Ubarana_2011.pdfapplication/pdf2338391https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14476/1/ContextosAprenderamEnsinar_Ubarana_2011.pdf3a184f8c863ca3e7e9e291e99181b74cMD51TEXTAdeliaDU_TESE.pdf.txtAdeliaDU_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain547205https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14476/6/AdeliaDU_TESE.pdf.txt95332cae5dc11a215ec87597ce10e631MD56ContextosAprenderamEnsinar_Ubarana_2011.pdf.txtContextosAprenderamEnsinar_Ubarana_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain547135https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14476/8/ContextosAprenderamEnsinar_Ubarana_2011.pdf.txtacf16f0a827bb11793800488335b4c8bMD58THUMBNAILAdeliaDU_TESE.pdf.jpgAdeliaDU_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1692https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14476/7/AdeliaDU_TESE.pdf.jpg760b5bb7c79cec317631457ee8339ac8MD57ContextosAprenderamEnsinar_Ubarana_2011.pdf.jpgContextosAprenderamEnsinar_Ubarana_2011.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14476/9/ContextosAprenderamEnsinar_Ubarana_2011.pdf.jpg5b56cbce0bc75dc96bff9011618c1369MD59123456789/144762019-07-28 02:08:03.881oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14476Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-07-28T05:08:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização?
title Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização?
spellingShingle Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização?
Ubarana, Adelia Dieb
Educação. Formação de professores. Professores alfabetizadores. Alfabetização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização?
title_full Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização?
title_fullStr Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização?
title_full_unstemmed Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização?
title_sort Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização?
author Ubarana, Adelia Dieb
author_facet Ubarana, Adelia Dieb
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9553587439597740
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2887767376788158
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Benevides, Araceli Sobreira
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0001733569978457
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Mamede, Inês Cristina de Melo
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7273324581703680
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv Ribeiro, Márcia Maria Gurgel
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0
dc.contributor.referees5.pt_BR.fl_str_mv Alves, Maria da Penha Casado
dc.contributor.referees5ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees5Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7377731555637172
dc.contributor.author.fl_str_mv Ubarana, Adelia Dieb
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Formação de professores. Professores alfabetizadores. Alfabetização
topic Educação. Formação de professores. Professores alfabetizadores. Alfabetização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-09-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:36:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-08-07
2014-12-17T14:36:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv UBARANA, Adelia Dieb. Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização?. 2011. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14476
identifier_str_mv UBARANA, Adelia Dieb. Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização?. 2011. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14476/1/ContextosAprenderamEnsinar_Ubarana_2011.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14476/6/AdeliaDU_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14476/8/ContextosAprenderamEnsinar_Ubarana_2011.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14476/7/AdeliaDU_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14476/9/ContextosAprenderamEnsinar_Ubarana_2011.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a184f8c863ca3e7e9e291e99181b74c
95332cae5dc11a215ec87597ce10e631
acf16f0a827bb11793800488335b4c8b
760b5bb7c79cec317631457ee8339ac8
5b56cbce0bc75dc96bff9011618c1369
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117693627695104