Gestão do conhecimento e sua relação com indicadores de qualidade de cursos superiores: estudo dos centros universitários do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marcelo Barbosa de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27411
Resumo: A Gestão do Conhecimento (GC) configura-se como uma das práticas organizacionais que buscam promover melhorias de resultados, através da coletivização de conhecimentos e compartilhamento de informações. Mesmo a GC sendo um tema em ênfase no campo de pesquisa, o seu estudo no ambiente acadêmico de ensino superior brasileiro ainda é insipiente, principalmente quando correlacionada com outros elementos como indicadores de qualidade. Esta dissertação tem como objetivo avaliar a relação da percepção da ambiência da GC com os resultados dos indicadores de qualidade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) mensurados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), nos centros universitários do Rio Grande do Norte (RN). Para tanto aplicou-se uma pesquisa descritiva, quantitativa, utilizando como instrumento um questionário baseado no proposto por Terra (2000). Avaliou-se as percepções dos coordenadores de cursos dos centros, no tocante à ambiência da GC em 7 dimensões, permitindo a elaboração de análises gerais da GC e comparações entre os centros. Os resultados sugerem que os coordenadores avaliam como boa a ambientação da GC, com possibilidade de melhorias para as dimensões sistemas de informações e estrutura organizacional. As comparações entre os centros mostram que em 5 das 7 dimensões o centro universitário 1 (IES1), apresentou melhor média de percepção em relação ao centro 2 (IES2), o que leva a crer que a IES1 se encontra mais direcionada à uma boa ambientação da GC. Os dados advindos da aplicação do questionário foram cruzados, através de cálculos de correlações de Spearman, pareando a percepção de cada questão com a variável valores dos indicadores CPC, coletados através de uma pesquisa documental. As correlações apresentaram uma supremacia de correlações negativas fracas ou inexistentes, levando a compreensão que a hipótese de pesquisa não foi confirmada. Tem-se como conclusão, que através do universo pesquisado e método adotado, não há correlação entre a percepção da ambiência da GC com os índices de CPC dos centros universitários do RN.
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Mesmo a GC sendo um tema em ênfase no campo de pesquisa, o seu estudo no ambiente acadêmico de ensino superior brasileiro ainda é insipiente, principalmente quando correlacionada com outros elementos como indicadores de qualidade. Esta dissertação tem como objetivo avaliar a relação da percepção da ambiência da GC com os resultados dos indicadores de qualidade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) mensurados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), nos centros universitários do Rio Grande do Norte (RN). Para tanto aplicou-se uma pesquisa descritiva, quantitativa, utilizando como instrumento um questionário baseado no proposto por Terra (2000). Avaliou-se as percepções dos coordenadores de cursos dos centros, no tocante à ambiência da GC em 7 dimensões, permitindo a elaboração de análises gerais da GC e comparações entre os centros. Os resultados sugerem que os coordenadores avaliam como boa a ambientação da GC, com possibilidade de melhorias para as dimensões sistemas de informações e estrutura organizacional. As comparações entre os centros mostram que em 5 das 7 dimensões o centro universitário 1 (IES1), apresentou melhor média de percepção em relação ao centro 2 (IES2), o que leva a crer que a IES1 se encontra mais direcionada à uma boa ambientação da GC. Os dados advindos da aplicação do questionário foram cruzados, através de cálculos de correlações de Spearman, pareando a percepção de cada questão com a variável valores dos indicadores CPC, coletados através de uma pesquisa documental. As correlações apresentaram uma supremacia de correlações negativas fracas ou inexistentes, levando a compreensão que a hipótese de pesquisa não foi confirmada. Tem-se como conclusão, que através do universo pesquisado e método adotado, não há correlação entre a percepção da ambiência da GC com os índices de CPC dos centros universitários do RN.Knowledge Management (KM) is one of the organizational practices that has sought to promote results, through the knowledge collectivization and the information sharing. Even though KM is a subject in the research field, its study in the academic environment of Brazilian higher education is still insipient, especially when correlated with other elements as indicators of quality. This dissertation aims to evaluate the relationship between the perception of the KM environment and the results of the Preliminary Course Concept (PCC) indicators measured by Ministry of Education and Culture (MEC), in the university centers in Rio Grande do Norte (RN). For that, a descriptive, quantitative research was applied using a questionnaire based on the one proposed by Terra (2000). The perceptions of coordinators of the centers' courses were evaluated with regard to the ambience of KM in 7 dimensions, allowing the elaboration of general KM analyses, as well as comparisons between centers. Results have suggested that coordinators have evaluated as good the KM environment, with possibility of improvements for the dimensions information systems and organizational structure. The comparisons between the centers have shown that in 5 of the 7 dimensions the university center 1 (IES1) presented a better perception average in relation to the center 2 (IES2), which leads to the belief that IES1 is more directed to a good setting of KM. Data from the questionnaire application were crossreferenced through Spearman's correlation calculations, matching the perception of each question with the variable values of the PCC indicators, collected through documentary research. Correlations showed a primacy of weak or nonexistent negative correlations, leading to the understanding that the research hypothesis was not confirmed. It is concluded that, through the researched universe and adopted method, there is no correlation between the perception of the KM environment and the PCC indices of the university centers in RN.CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOGestão do conhecimentoIndicadores de qualidadeEnsino superiorGestão do conhecimento e sua relação com indicadores de qualidade de cursos superiores: estudo dos centros universitários do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTGestãoconhecimentorelação_Oliveira_2019.pdf.txtGestãoconhecimentorelação_Oliveira_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain288994https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27411/2/Gest%c3%a3oconhecimentorela%c3%a7%c3%a3o_Oliveira_2019.pdf.txtd16a0879d4acb9d21b91b8c34ca1c935MD52THUMBNAILGestãoconhecimentorelação_Oliveira_2019.pdf.jpgGestãoconhecimentorelação_Oliveira_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1264https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27411/3/Gest%c3%a3oconhecimentorela%c3%a7%c3%a3o_Oliveira_2019.pdf.jpg887e7f8407367dab158d1f1cd649d9e9MD53ORIGINALGestãoconhecimentorelação_Oliveira_2019.pdfapplication/pdf3615291https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27411/1/Gest%c3%a3oconhecimentorela%c3%a7%c3%a3o_Oliveira_2019.pdf7aaba5994722d0ee40682d3851096bf8MD51123456789/274112019-08-11 02:21:18.335oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27411Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-08-11T05:21:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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