Partilha de conhecimento entre os professores universitários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/9431 |
Resumo: | As universidades são consideradas as principais criadoras de conhecimento, sendo que a forma de elevar a sua capacidade de produção científica ocorre através da partilha de recursos entre os docentes, considerados os protagonistas do conhecimento. A realidade tem demonstrado que esta prática encontra-se pouco ativa nas instituições de ensino superior, os professores universitários, considerados os principais agentes deste processo, tendem a atribuir maior importância à sua realização académica, do que à partilha de soluções comuns em relação às metas e objetivos das universidades. Com a presente dissertação procurou-se, desta forma, compreender e clarificar o comportamento dos docentes em processos de partilha de conhecimento (PC), inclusivamente, as condicionantes que influenciam a sua participação em processos de partilha entre colegas, pressupondo-se que este fenómeno particular poderá ter um impacto substancial no funcionamento e dinâmica das universidades, assim como, nas relações interpessoais entre o corpo docente. Nesse sentido, realizaram-se duas linhas de investigação, sendo que o primeiro estudo compreende uma revisão meta-analítica da literatura sobre a temática presente, tendo-se analisado 96 relações entre o conjunto de variáveis publicadas na amostra (N= 25), proveniente de três bases de dados de referência académica. O segundo estudo, partiu da construção de um modelo conceptual, com o propósito de estudar o comportamento de PC entre os docentes, resultante da adaptação de escalas validadas pela literatura. O modelo em questão foi avaliado através da estimação por mínimos quadrados parciais com base nas respostas a um questionário em formato online (N=165), dirigido a docentes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Com base nestes critérios, foram analisadas as relações de influência das orientações, da perceção dos custos e benefícios e as intenções em relação ao comportamento de PC. Os resultados do estudo 1 indicam que a intenção, a autoeficácia, os benefícios recíprocos e a confiança são as variáveis com maior efeito no comportamento de PC. No que respeita ao estudo 2, os resultamos mostram que os docentes com orientação para a aprendizagem e satisfação em ajudar os outros, induzem significativamente a participação em processos de troca de conhecimento e consequentemente, promovem o comportamento de PC entre colegas. |
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Com a presente dissertação procurou-se, desta forma, compreender e clarificar o comportamento dos docentes em processos de partilha de conhecimento (PC), inclusivamente, as condicionantes que influenciam a sua participação em processos de partilha entre colegas, pressupondo-se que este fenómeno particular poderá ter um impacto substancial no funcionamento e dinâmica das universidades, assim como, nas relações interpessoais entre o corpo docente. Nesse sentido, realizaram-se duas linhas de investigação, sendo que o primeiro estudo compreende uma revisão meta-analítica da literatura sobre a temática presente, tendo-se analisado 96 relações entre o conjunto de variáveis publicadas na amostra (N= 25), proveniente de três bases de dados de referência académica. O segundo estudo, partiu da construção de um modelo conceptual, com o propósito de estudar o comportamento de PC entre os docentes, resultante da adaptação de escalas validadas pela literatura. O modelo em questão foi avaliado através da estimação por mínimos quadrados parciais com base nas respostas a um questionário em formato online (N=165), dirigido a docentes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Com base nestes critérios, foram analisadas as relações de influência das orientações, da perceção dos custos e benefícios e as intenções em relação ao comportamento de PC. Os resultados do estudo 1 indicam que a intenção, a autoeficácia, os benefícios recíprocos e a confiança são as variáveis com maior efeito no comportamento de PC. No que respeita ao estudo 2, os resultamos mostram que os docentes com orientação para a aprendizagem e satisfação em ajudar os outros, induzem significativamente a participação em processos de troca de conhecimento e consequentemente, promovem o comportamento de PC entre colegas.Universities are considered the main creators of knowledge, and the way to increase their capacity for scientific production occurs through the sharing of resources among teachers, considered the protagonists of knowledge. The reality has shown that this practice is not very active in higher education institutions, university professors, considered the main agents of this process, tend to attach greater importance to their academic achievement, than to share common solutions to goals and objectives of universities. With this dissertation, we sought to understand and clarify the behavior of teachers in knowledge sharing (KS) processes, including the constraints that influence their participation in sharing processes among colleagues, assuming that this phenomenon can have a substantial impact on the functioning and dynamics of universities, as well as on interpersonal relations between teachers. In this sense, two lines of research were carried out, and the first study comprised a meta-analytical review of the literature on the subject, and analyzed 96 relations between the set of variables published in the sample (N = 25) of three academic reference databases. The second study was based on the construction of a conceptual model, with the purpose of studying the behavior of KS among teachers, resulting from the adaptation of scales validated by the literature. The model in question was evaluated through the partial least squares estimation based on the answers to a questionnaire in an online format (N = 165), directed to professors of the Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Based on these criteria, the influence relationships of the orientations, the perception of the costs and benefits and the intentions regarding the KS behavior were analyzed. The results of study 1 indicate that intention, self-efficacy, reciprocal benefits and trust are the variables with the greatest effect on KS behavior. With regard to study 2, the results show that teachers with learning orientation and satisfaction in helping others, significantly induce participation in knowledge exchange processes and, consequently, promote KS behavior among colleagues.2019-07-09T12:55:43Z2019-06-14T00:00:00Z2019-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9431porSousa, Nuno André Pinto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:52Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:13.769448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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