A influência dos cinco sentidos no processo de decisão de compra no varejo supermercadista em Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leandro Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35180
Resumo: Nos últimos anos, um grande salto foi dado nos estudos sobre a influência dos estímulos sensoriais no comportamento do consumidor, com a intensificação das pesquisas em torno do marketing experiencial e sensorial. Para os profissionais de marketing, essas pesquisas têm ajudado circunstancialmente no desenvolvimento de ações comunicativas para atrair e reter cada vez mais clientes. Embora esses estudos estejam ainda em processo evolutivo de conhecimento e aprendizagem, os gestores têm utilizado das novas técnicas de marketing como modelo estratégico para vender mais. Como segmento de maior aproximação com o consumidor no mercado, o varejo é utilizado para reproduzir diversas ferramentas do “neomarketing”, onde através dos ambientes de autosserviço o cliente é levado a perceber várias ações multissensoriais aos quais as empresas incorporam no serviço de venda de produtos de bens de consumo. No entanto, observando o horizonte regional, a realidade reflete uma precariedade de estudos acerca das ações avançadas de marketing sensorial como contexto estratégico de atuação nas empresas de varejo. Nesse viés, o presente trabalho tem como objetivo verificar a influência dos cinco sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato) no processo de decisão de compra dos consumidores no mercado de varejo supermercadista em Natal/RN. Para isso, foi realizado uma pesquisa exploratória descritiva em dois supermercados da capital através de três etapas: questionário de pesquisa com os clientes; entrevista com os gestores de marketing e; observação do comportamento do consumidor e práticas de marketing sensoriais das empresas no ponto-de-venda. A pesquisa resultou em 232 clientes consultados, uma entrevista com os responsáveis de marketing de cada empresa e uma visita do pesquisador ao ambiente de loja de cada supermercado. Os resultados indicam para um perfil de consumidor jovem, que está atento às ações suplementares do supermercado, como sons, cores e aromas, demonstra fidelidade pela localização e qualidade dos serviços e toma decisões unilaterais. As empresas condicionam suas ações de marketing aos panfletos e mídias sociais e provocam no PDV diversas sensações sensoriais para aproximar o produto ao cliente. Por fim, são expostas algumas sugestões às empresas que apontam novos experimentos de atração do público-alvo através do marketing sensorial.
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