Bullying escolar: compreensão evolucionista e intervenção cognitivo-comportamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toscano, Giovanna Wanderley Petrucci
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27377
Resumo: O bullying vem sendo bastante investigado, porém os resultados dos programas antibullying ainda são insatisfatórios. Estudos na perspectiva evolucionista e diferentes programas de intervenção vêm sendo desenvolvidos com a finalidade de ampliar esses resultados. O presente trabalho se propôs a investigar possíveis contribuições da Psicologia Evolucionista para a compreensão do bullying escolar assim como desenvolver um programa de intervenção cognitivo-comportamental para o seu enfrentamento entre adolescentes. Foram realizados cinco estudos. O primeiro foi uma revisão sistemática da literatura sobre o bullying na Psicologia Evolucionista, em que foram identificados nove estudos empíricos revisados por pares nas bases de dados: PsycINFO, PUBMED, Google Scholar, Index Psi, SciELO, LILACS e PePSIC. O segundo estudo realizou procedimentos de adaptação e de validação do Bullying Participant Behaviors Questionnaire com uma amostra de 478 adolescentes brasileiros. O terceiro estudo comparou indicadores de saúde mental e de percepção do clima escolar entre 240 adolescentes, categorizados em diferentes papéis no bullying. O quarto estudo avaliou a influência de terceiros em diferentes condições sobre a frequência de cooperação para com uma possível vítima de bullying, utilizando uma versão adaptada do dilema do prisioneiro com 274 estudantes. O quinto estudo apresentou o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação de uma intervenção cognitivo-comportamental para redução do bullying escolar em 58 participantes, utilizando uma compreensão evolucionista do fenômeno. Os resultados mostraram que a Psicologia Evolucionista pode ampliar a compreensão do bullying escolar, fornecendo informações articuláveis com o modelo de intervenção cognitivo-comportamental, favorecendo o desenvolvimento de programas antibullying promissores.
id UFRN_8d958105f04e2247a5b1b847e652dd5b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27377
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Toscano, Giovanna Wanderley PetrucciHattori, Wallisen TadashiLopes, Fivia de AraújoPires, Izabel Augusta HazinGaldino, Melyssa Kellyane CavalcantiKoller, Silvia HelenaYamamoto, Maria Emilia2019-07-23T21:36:32Z2019-07-23T21:36:32Z2019-05-06TOSCANO, Giovanna Wanderley Petrucci. Bullying escolar: compreensão evolucionista e intervenção cognitivo-comportamental. 2019. 237f. Tese (Doutorado em Psicobiologia) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27377O bullying vem sendo bastante investigado, porém os resultados dos programas antibullying ainda são insatisfatórios. Estudos na perspectiva evolucionista e diferentes programas de intervenção vêm sendo desenvolvidos com a finalidade de ampliar esses resultados. O presente trabalho se propôs a investigar possíveis contribuições da Psicologia Evolucionista para a compreensão do bullying escolar assim como desenvolver um programa de intervenção cognitivo-comportamental para o seu enfrentamento entre adolescentes. Foram realizados cinco estudos. O primeiro foi uma revisão sistemática da literatura sobre o bullying na Psicologia Evolucionista, em que foram identificados nove estudos empíricos revisados por pares nas bases de dados: PsycINFO, PUBMED, Google Scholar, Index Psi, SciELO, LILACS e PePSIC. O segundo estudo realizou procedimentos de adaptação e de validação do Bullying Participant Behaviors Questionnaire com uma amostra de 478 adolescentes brasileiros. O terceiro estudo comparou indicadores de saúde mental e de percepção do clima escolar entre 240 adolescentes, categorizados em diferentes papéis no bullying. O quarto estudo avaliou a influência de terceiros em diferentes condições sobre a frequência de cooperação para com uma possível vítima de bullying, utilizando uma versão adaptada do dilema do prisioneiro com 274 estudantes. O quinto estudo apresentou o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação de uma intervenção cognitivo-comportamental para redução do bullying escolar em 58 participantes, utilizando uma compreensão evolucionista do fenômeno. Os resultados mostraram que a Psicologia Evolucionista pode ampliar a compreensão do bullying escolar, fornecendo informações articuláveis com o modelo de intervenção cognitivo-comportamental, favorecendo o desenvolvimento de programas antibullying promissores.Bullying has been widely investigated, but the results of anti-bullying programs are still unsatisfactory. Studies in the evolutionist perspective and different intervention programs have been developed with the purpose of amplifying these results. The present work has proposed to investigate possible contributions of Evolutionary Psychology to the understanding of school bullying as well as to develop a program of cognitive-behavioral intervention for its confrontation among adolescents. Five studies were carried out. The first was a systematic review of the literature on bullying in Evolutionary Psychology, in which where found nine empirical studies reviewed by peers in the databases: PsycINFO, PUBMED, Google Scholar, Index Psi, SciELO, LILACS and PePSIC. The second study performed procedures for adaptation and validation of the Bullying Participant Behaviors Questionnaire with a sample of 478 Brazilian adolescents. The third study compared indicators of mental health and perception of school climate among 240 adolescents, categorized in different roles in bullying. The fourth study evaluated the influence of third parties under different conditions on the cooperation frequency with a possible bullying victim using an adapted version of the prisoner's dilemma with 274 students. The fifth study presented the development, application and evaluation of a cognitive-behavioral intervention to reduce school bullying in 58 participants, using an evolutionary understanding of the phenomenon. The results showed that Evolutionary Psychology can broaden the understanding of school bullying by providing information articulable with the cognitive-behavioral intervention model, favoring the development of promising anti-bullying programs.CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASBullyingEscolaIntervenção cognitivo-comportamentalPsicologia evolucionistaBullying escolar: compreensão evolucionista e intervenção cognitivo-comportamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALBullyingescolarcompreensão_Toscano_2019.pdfapplication/pdf6166542https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27377/1/Bullyingescolarcompreens%c3%a3o_Toscano_2019.pdfc7c619d4d45e048cc9e4b1fb539cfa9dMD51TEXTBullyingescolarcompreensão_Toscano_2019.pdf.txtBullyingescolarcompreensão_Toscano_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain362496https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27377/2/Bullyingescolarcompreens%c3%a3o_Toscano_2019.pdf.txt8361e5c6736d607f0edc800371ef5f87MD52THUMBNAILBullyingescolarcompreensão_Toscano_2019.pdf.jpgBullyingescolarcompreensão_Toscano_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27377/3/Bullyingescolarcompreens%c3%a3o_Toscano_2019.pdf.jpgab048bb7511be442ee036999df5ff232MD53123456789/273772019-07-28 02:13:28.186oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27377Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-07-28T05:13:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bullying escolar: compreensão evolucionista e intervenção cognitivo-comportamental
title Bullying escolar: compreensão evolucionista e intervenção cognitivo-comportamental
spellingShingle Bullying escolar: compreensão evolucionista e intervenção cognitivo-comportamental
Toscano, Giovanna Wanderley Petrucci
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Bullying
Escola
Intervenção cognitivo-comportamental
Psicologia evolucionista
title_short Bullying escolar: compreensão evolucionista e intervenção cognitivo-comportamental
title_full Bullying escolar: compreensão evolucionista e intervenção cognitivo-comportamental
title_fullStr Bullying escolar: compreensão evolucionista e intervenção cognitivo-comportamental
title_full_unstemmed Bullying escolar: compreensão evolucionista e intervenção cognitivo-comportamental
title_sort Bullying escolar: compreensão evolucionista e intervenção cognitivo-comportamental
author Toscano, Giovanna Wanderley Petrucci
author_facet Toscano, Giovanna Wanderley Petrucci
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Lopes, Fivia de Araújo
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Pires, Izabel Augusta Hazin
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Galdino, Melyssa Kellyane Cavalcanti
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Koller, Silvia Helena
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Toscano, Giovanna Wanderley Petrucci
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Hattori, Wallisen Tadashi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Yamamoto, Maria Emilia
contributor_str_mv Hattori, Wallisen Tadashi
Yamamoto, Maria Emilia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
topic CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Bullying
Escola
Intervenção cognitivo-comportamental
Psicologia evolucionista
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Escola
Intervenção cognitivo-comportamental
Psicologia evolucionista
description O bullying vem sendo bastante investigado, porém os resultados dos programas antibullying ainda são insatisfatórios. Estudos na perspectiva evolucionista e diferentes programas de intervenção vêm sendo desenvolvidos com a finalidade de ampliar esses resultados. O presente trabalho se propôs a investigar possíveis contribuições da Psicologia Evolucionista para a compreensão do bullying escolar assim como desenvolver um programa de intervenção cognitivo-comportamental para o seu enfrentamento entre adolescentes. Foram realizados cinco estudos. O primeiro foi uma revisão sistemática da literatura sobre o bullying na Psicologia Evolucionista, em que foram identificados nove estudos empíricos revisados por pares nas bases de dados: PsycINFO, PUBMED, Google Scholar, Index Psi, SciELO, LILACS e PePSIC. O segundo estudo realizou procedimentos de adaptação e de validação do Bullying Participant Behaviors Questionnaire com uma amostra de 478 adolescentes brasileiros. O terceiro estudo comparou indicadores de saúde mental e de percepção do clima escolar entre 240 adolescentes, categorizados em diferentes papéis no bullying. O quarto estudo avaliou a influência de terceiros em diferentes condições sobre a frequência de cooperação para com uma possível vítima de bullying, utilizando uma versão adaptada do dilema do prisioneiro com 274 estudantes. O quinto estudo apresentou o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação de uma intervenção cognitivo-comportamental para redução do bullying escolar em 58 participantes, utilizando uma compreensão evolucionista do fenômeno. Os resultados mostraram que a Psicologia Evolucionista pode ampliar a compreensão do bullying escolar, fornecendo informações articuláveis com o modelo de intervenção cognitivo-comportamental, favorecendo o desenvolvimento de programas antibullying promissores.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-23T21:36:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-23T21:36:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TOSCANO, Giovanna Wanderley Petrucci. Bullying escolar: compreensão evolucionista e intervenção cognitivo-comportamental. 2019. 237f. Tese (Doutorado em Psicobiologia) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27377
identifier_str_mv TOSCANO, Giovanna Wanderley Petrucci. Bullying escolar: compreensão evolucionista e intervenção cognitivo-comportamental. 2019. 237f. Tese (Doutorado em Psicobiologia) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27377/1/Bullyingescolarcompreens%c3%a3o_Toscano_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27377/2/Bullyingescolarcompreens%c3%a3o_Toscano_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27377/3/Bullyingescolarcompreens%c3%a3o_Toscano_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c7c619d4d45e048cc9e4b1fb539cfa9d
8361e5c6736d607f0edc800371ef5f87
ab048bb7511be442ee036999df5ff232
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832838929809408