A pele de uma escrita: a dicção feminina na poesia de Paula Tavares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Canniggia de Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25765
Resumo: Esta dissertação encontra na poética de Paula Tavares, publicada desde 1985, o corpus para a pesquisa que aqui se desenvolve. Angolana, do sul de Huíla, traz o corpo da mulher e seu erotismo como temática fulcral de seu trabalho, irrompendo na literatura a partir de um viés transgressor dos costumes com uma escrita e dicção no feminino. É nas poesias publicadas ao longo dos seus seis livros que encontramos os elementos principais para a construção desse texto, principalmente nos poemas que aludem ao corpo feminino e ao erótico, bem como os que nos sugerem uma perspectiva de leitura a partir das questões de gênero. Pensando a teoria de Hélène Cixous, em The laugh of the Medusa (1976), partimos do princípio de que há uma autoria feminina na produção de Paula Tavares, para que, assim, possamos verificar os elementos que surgem a partir dessa escrita. Investigamos, consequentemente, como se dá o erótico na poética de Paula Tavares e os caminhos que nos é oferecido para refletirmos sobre as questões de gênero deflagradas nas sociedades durante a história da humanidade. Para aprofundarmos as análises sobre o corpo e o erotismo, utilizamos, com mais ênfase, as colaborações teóricas de Elisabeth Grosz, em Corpos reconfigurados (2000), Elódia Xavier, em Que corpo é esse? O corpo no imaginário feminino (2007), Georges Bataille, em O erotismo (2014), Octavio Paz, em A dupla chama: amor e erotismo (1914), e Audre Lorde, em Sister outsider: essays and speeches (1984). A pesquisa que aqui propomos se constitui metodologicamente como bibliográfica e analítica.
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