O manual do professor de Matemática nos livros didáticos: uma análise no fomento à argumentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Regina Coelly Mendes da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27426
Resumo: Este trabalho objetiva analisar os potenciais didáticos suscitados nos Manuais do Professor de Matemática nos Livros Didáticos concernente ao fomento às habilidades argumentativas do aluno. Buscamos, à luz do perspectivismo da Argumentação discutidos por Wenzel (1990), identificar como se assenta a perspectiva (retórica, dialética e analítica) explorada nos Manuais, no tocante aos objetivos propostos para o aluno e as orientações teórico-metodológicas voltadas ao professor. Além de investigar se as atividades propostas para o aluno dão suporte para que o professor realize seu trabalho tencionando o desenvolvimento destas habilidades. Compreendendo a relevância dos aspectos inerentes à logica informal – que caracteriza a argumentação como um processo – no desenvolvimento dos objetivos voltados à formação para a cultura científica, o desenvolvimento do pensamento crítico e a metacognição, o estudo está fundamentado com base em Kolstø e Ratcliffe (2007); Boavida, Gomes e Machado (2002); Leitão (2007); Van Eemeren (1996); Jimenez-Aleixandre e Erduran (2007); e JimenezAleixandre (2010), os quais discutem a argumentação em suas perspectivas sociais. Para a realização da análise documental, de natureza qualitativa, foram utilizados os preceitos inerentes ao perspectivismo da argumentação além das categorias formuladas por JimenezAleixandre (2007), os quais se reportam aos princípios estruturantes da argumentação em um currículo que proponha o seu desenvolvimento. Os Livros Didáticos (aprovados pelo PNLD/2015), acolhidos como objeto desta investigação, são direcionados ao Ensino Médio e utilizados pelos professores de Matemática da rede pública de ensino do município de Rio Tinto/PB, por ser este o segmento e localidade, respectivamente, relativos à prática pedagógica da pesquisadora. Os resultados do estudo apontam divergências entre as estratégias didáticas sugeridas ao professor e os objetivos propostos para o aluno. Além de perspectivas opostas de argumentação, a investigação também apontou que as propostas didáticas voltadas ao aluno apresentam limitações quanto aos princípios que lhe asseguram frente a um currículo que objetive o seu desenvolvimento. Inferimos que os indicativos apontados neste trabalho geram subsídios ao Professor de Matemática que faz uso do Livro Didático como um instrumento de apoio à sua prática pedagógica, já que, a identificação das limitações aqui apontadas, possibilitará a construção de novas estratégias em seu exercício docente. Esta pesquisa congrega-se aos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Língua Portuguesa (CONTAR), por meio do Projeto “Linguagem e desenvolvimento sustentável: integrando ciências, língua portuguesa e Matemática” (Projeto 21053 / 2012 – OBEDUC / CAPES / INEP), que tem o Livro Didático como um objetivo de estudos.
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Buscamos, à luz do perspectivismo da Argumentação discutidos por Wenzel (1990), identificar como se assenta a perspectiva (retórica, dialética e analítica) explorada nos Manuais, no tocante aos objetivos propostos para o aluno e as orientações teórico-metodológicas voltadas ao professor. Além de investigar se as atividades propostas para o aluno dão suporte para que o professor realize seu trabalho tencionando o desenvolvimento destas habilidades. Compreendendo a relevância dos aspectos inerentes à logica informal – que caracteriza a argumentação como um processo – no desenvolvimento dos objetivos voltados à formação para a cultura científica, o desenvolvimento do pensamento crítico e a metacognição, o estudo está fundamentado com base em Kolstø e Ratcliffe (2007); Boavida, Gomes e Machado (2002); Leitão (2007); Van Eemeren (1996); Jimenez-Aleixandre e Erduran (2007); e JimenezAleixandre (2010), os quais discutem a argumentação em suas perspectivas sociais. Para a realização da análise documental, de natureza qualitativa, foram utilizados os preceitos inerentes ao perspectivismo da argumentação além das categorias formuladas por JimenezAleixandre (2007), os quais se reportam aos princípios estruturantes da argumentação em um currículo que proponha o seu desenvolvimento. Os Livros Didáticos (aprovados pelo PNLD/2015), acolhidos como objeto desta investigação, são direcionados ao Ensino Médio e utilizados pelos professores de Matemática da rede pública de ensino do município de Rio Tinto/PB, por ser este o segmento e localidade, respectivamente, relativos à prática pedagógica da pesquisadora. Os resultados do estudo apontam divergências entre as estratégias didáticas sugeridas ao professor e os objetivos propostos para o aluno. Além de perspectivas opostas de argumentação, a investigação também apontou que as propostas didáticas voltadas ao aluno apresentam limitações quanto aos princípios que lhe asseguram frente a um currículo que objetive o seu desenvolvimento. Inferimos que os indicativos apontados neste trabalho geram subsídios ao Professor de Matemática que faz uso do Livro Didático como um instrumento de apoio à sua prática pedagógica, já que, a identificação das limitações aqui apontadas, possibilitará a construção de novas estratégias em seu exercício docente. Esta pesquisa congrega-se aos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Língua Portuguesa (CONTAR), por meio do Projeto “Linguagem e desenvolvimento sustentável: integrando ciências, língua portuguesa e Matemática” (Projeto 21053 / 2012 – OBEDUC / CAPES / INEP), que tem o Livro Didático como um objetivo de estudos.The objective of the study is to analyze the didactic potentials raised in the Manuals of the Mathematics Teacher in Didactic Books concerning the promotion of the student’s argumentative abilities. Based on the perspectivism of Argumentation discussed by Wenzel (1990), we seek to identify how the perspective (rhetoric, dialectic and analytical) explored in the Manuals is based on the objectives proposed for the student and the theoreticalmethodological orientations directed at the teacher. In addition, we investigate if the proposed activities for the student support the teacher to carry out his work intending the development of these skills. Understanding the relevance of the aspects inherent to informal logic - which characterizes argumentation as a process - in the development of the objectives of training for scientific culture, the development of critical thinking and metacognition, the study is based on Kolstø and Ratcliffe ( 2007); Boavida, Gomes and Machado (2002); Leitão (2007); Van Eemeren (1996); Jimenez-Aleixandre and Erduran (2007); And Jimenez-Aleixandre (2010), who discuss the argumentation in their social perspectives. In order to carry out documentary analysis, of a qualitative nature, the precepts inherent to the perspectivism of the argumentation were used in addition to the categories formulated by Jimenez-Aleixandre (2007), which refer to the structuring principles of argumentation in a curriculum that proposes its development. The Didactic Books (approved by the PNLD / 2015), welcomed as object of this investigation, are directed to the High School and used by the teachers of Mathematics of the public school of the municipality of Rio Tinto/PB, because this is the segment and locality, respectively, concerning the pedagogical practice of the researcher. The results of the study point to divergences between the didactic strategies suggested to the teacher and the objectives proposed for the student. In addition to opposing perspectives of argumentation, the investigation also pointed out that the didactic proposals directed to the student present limitations on the principles that assure him against a curriculum that aims at its development. We infer that the indicatives pointed out in this work generate subsidies to the Mathematics Teacher who makes use of the Didactic Book as instrument to support his pedagogical practice, since, the identification of the limitations indicated here, will enable the construction of new strategies in his teaching practice. This research is in line with the work developed by the Mathematics and Portuguese Language Teaching Research Group (CONTAR), through the Project "Language and sustainable development: integrating science, Portuguese language and Mathematics" (Project 21053/2012 - OBEDUC / CAPES / INEP), which has the Didactic Book as a study goal.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArgumentaçãoLivros didáticosManual do professorEnsino de MatemáticaAnálise documentalO manual do professor de Matemática nos livros didáticos: uma análise no fomento à argumentaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTManualprofessormatemática_Silva_2017.pdf.txtManualprofessormatemática_Silva_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain208223https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27426/2/Manualprofessormatem%c3%a1tica_Silva_2017.pdf.txtfe521c0020ebaf2c19a695eafb00e000MD52THUMBNAILManualprofessormatemática_Silva_2017.pdf.jpgManualprofessormatemática_Silva_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1258https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27426/3/Manualprofessormatem%c3%a1tica_Silva_2017.pdf.jpg7701150490a8b678f96f5018c6004a06MD53ORIGINALManualprofessormatemática_Silva_2017.pdfapplication/pdf5026827https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27426/1/Manualprofessormatem%c3%a1tica_Silva_2017.pdf44aac82b50250da2c5077fcb868d3c48MD51123456789/274262019-08-11 02:21:48.538oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27426Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-08-11T05:21:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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