Formação de professores no Brasil: um estudo a partir da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP (1990/2000)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Isabela Cristina Santos de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47223
Resumo: Este estudo trata sobre o desenvolvimento das ideias acerca da formação de professores no Brasil ao longo dos anos 1990 a 2000, tendo como principal fonte de pesquisa, os artigos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), periódico criado em 1944 pelo INEP. Nosso estudo compreendeu os anos 1990/2000 como recorte temporal, considerando para o estabelecimento deste, fatos marcantes para a formação de professores’ como a promulgação da LBB 9.394/96, e acontecimentos relacionados a fonte de pesquisa, como a consolidação da proximidade com a comunidade acadêmica. Em nossa hipótese, compreendemos a Revista enquanto espaço formativo a partir da definição do espaço de escrita no periódico para divulgação de teorias pedagógicas e socialização de pesquisas, atuando como elemento para o diálogo e desenvolvimento do perfil almejado para a formação de professores. Portanto, investigamos o desenvolvimento dessas ideias a partir das publicações da Revista, percebendo como esta temática estava sendo problematizada nos artigos publicados considerando o recorte temporal dos anos 1990-2000. Nosso aporte teórico-metodológico foi pautado sob a ótica da História da Educação, compreendendo como conceitos, a formação de Professores Saviani (2012), Gatti (2010), Stamatto (2019), Tardif e Lessard (2012) e a Imprensa Pedagógica na compreensão de Nóvoa (1992) e Catani (1996); a circulação de ideias a partir de Chartier (2002) e análise de conteúdo em Bardin (2016) e Moraes (1999). Com a realização deste estudo, buscamos contribuir para a compreensão do desenvolvimento da Formação de Professores nos anos 90, colaborando com o núcleo de pesquisas na área de fundamentos da educação.
id UFRN_8f8290978946d515e17edd4922abf274
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47223
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Morais, Isabela Cristina Santos dehttp://lattes.cnpq.br/3174988973584084http://lattes.cnpq.br/7289548301555477Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiroshttps://orcid.org/0000-0001-8998-2343http://lattes.cnpq.br/2481333551162411Nascimento, Francinaide de Lima SilvaOliveira, Iranilson Buriti deNascimento, José Mateus doMedeiros Neta, Olivia Morais dehttps://orcid.org/0000-0002-4217-2914http://lattes.cnpq.br/7542482401254815Barbosa Júnior, Walter Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/7532911538772143Stamatto, Maria Inês Sucupira2022-05-19T19:23:14Z2022-05-19T19:23:14Z2021-08-27MORAIS, Isabela Cristina Santos de. Formação de professores no Brasil: um estudo a partir da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP (1990/2000). 2021. 235f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47223Este estudo trata sobre o desenvolvimento das ideias acerca da formação de professores no Brasil ao longo dos anos 1990 a 2000, tendo como principal fonte de pesquisa, os artigos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), periódico criado em 1944 pelo INEP. Nosso estudo compreendeu os anos 1990/2000 como recorte temporal, considerando para o estabelecimento deste, fatos marcantes para a formação de professores’ como a promulgação da LBB 9.394/96, e acontecimentos relacionados a fonte de pesquisa, como a consolidação da proximidade com a comunidade acadêmica. Em nossa hipótese, compreendemos a Revista enquanto espaço formativo a partir da definição do espaço de escrita no periódico para divulgação de teorias pedagógicas e socialização de pesquisas, atuando como elemento para o diálogo e desenvolvimento do perfil almejado para a formação de professores. Portanto, investigamos o desenvolvimento dessas ideias a partir das publicações da Revista, percebendo como esta temática estava sendo problematizada nos artigos publicados considerando o recorte temporal dos anos 1990-2000. Nosso aporte teórico-metodológico foi pautado sob a ótica da História da Educação, compreendendo como conceitos, a formação de Professores Saviani (2012), Gatti (2010), Stamatto (2019), Tardif e Lessard (2012) e a Imprensa Pedagógica na compreensão de Nóvoa (1992) e Catani (1996); a circulação de ideias a partir de Chartier (2002) e análise de conteúdo em Bardin (2016) e Moraes (1999). Com a realização deste estudo, buscamos contribuir para a compreensão do desenvolvimento da Formação de Professores nos anos 90, colaborando com o núcleo de pesquisas na área de fundamentos da educação.This study deals with the development of ideas about teacher education in Brazil from 1990 to 2000, having as its main source of research, the articles of the Brazilian Journal of Pedagogical Studies (RBEP), a journal created in 1944 by INEP. Our study understood the years 1990/2000 as a time frame, considering, for its establishment, important facts for teacher education, such as the promulgation of LBB 9,394/96, and events related to the research source, such as the consolidation of proximity to the academic Community. In our hypothesis, we understand the Journal as a formative space based on the definition of the space for writing in the journal for the dissemination of pedagogical theories and socialization of research, acting as an element for dialogue and development of the desired profile for teacher education. Therefore, we investigated the development of these ideas from the journal's publications, realizing how this theme was being problematized in the articles published considering the time frame of the years 1990-2000. Our theoreticalmethodological contribution was based on the perspective of the History of Education, comprising as concepts the training of Teachers Saviani (2012), Gatti (2010), Stamatto (2019), Tardif and Lessard (2012) and the Pedagogical Press in understanding of Nóvoa (1992) and Catani (1996); the circulation of ideas from Chartier (2002) and content analysis by Bardin (2016) and Moraes (1999). With this study, we seek to contribute to the understanding of the development of Teacher Education in the 1990s, collaborating with the research center in the area of fundamentals of education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilHistória da educaçãoFormação de professoresRevista pedagógicaFormação de professores no Brasil: um estudo a partir da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP (1990/2000)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFormacaoprofessoresBrasil_Morais_2021.pdfapplication/pdf3199332https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47223/1/FormacaoprofessoresBrasil_Morais_2021.pdf258431aef769486eaaeb401b4d371c9aMD51123456789/472232022-05-19 16:24:02.665oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47223Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-19T19:24:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de professores no Brasil: um estudo a partir da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP (1990/2000)
title Formação de professores no Brasil: um estudo a partir da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP (1990/2000)
spellingShingle Formação de professores no Brasil: um estudo a partir da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP (1990/2000)
Morais, Isabela Cristina Santos de
História da educação
Formação de professores
Revista pedagógica
title_short Formação de professores no Brasil: um estudo a partir da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP (1990/2000)
title_full Formação de professores no Brasil: um estudo a partir da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP (1990/2000)
title_fullStr Formação de professores no Brasil: um estudo a partir da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP (1990/2000)
title_full_unstemmed Formação de professores no Brasil: um estudo a partir da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP (1990/2000)
title_sort Formação de professores no Brasil: um estudo a partir da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP (1990/2000)
author Morais, Isabela Cristina Santos de
author_facet Morais, Isabela Cristina Santos de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3174988973584084
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7289548301555477
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8998-2343
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2481333551162411
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Nascimento, Francinaide de Lima Silva
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Oliveira, Iranilson Buriti de
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Nascimento, José Mateus do
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Medeiros Neta, Olivia Morais de
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4217-2914
dc.contributor.referees5Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7542482401254815
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Barbosa Júnior, Walter Pinheiro
dc.contributor.referees6Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7532911538772143
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Isabela Cristina Santos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stamatto, Maria Inês Sucupira
contributor_str_mv Stamatto, Maria Inês Sucupira
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Formação de professores
Revista pedagógica
topic História da educação
Formação de professores
Revista pedagógica
description Este estudo trata sobre o desenvolvimento das ideias acerca da formação de professores no Brasil ao longo dos anos 1990 a 2000, tendo como principal fonte de pesquisa, os artigos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), periódico criado em 1944 pelo INEP. Nosso estudo compreendeu os anos 1990/2000 como recorte temporal, considerando para o estabelecimento deste, fatos marcantes para a formação de professores’ como a promulgação da LBB 9.394/96, e acontecimentos relacionados a fonte de pesquisa, como a consolidação da proximidade com a comunidade acadêmica. Em nossa hipótese, compreendemos a Revista enquanto espaço formativo a partir da definição do espaço de escrita no periódico para divulgação de teorias pedagógicas e socialização de pesquisas, atuando como elemento para o diálogo e desenvolvimento do perfil almejado para a formação de professores. Portanto, investigamos o desenvolvimento dessas ideias a partir das publicações da Revista, percebendo como esta temática estava sendo problematizada nos artigos publicados considerando o recorte temporal dos anos 1990-2000. Nosso aporte teórico-metodológico foi pautado sob a ótica da História da Educação, compreendendo como conceitos, a formação de Professores Saviani (2012), Gatti (2010), Stamatto (2019), Tardif e Lessard (2012) e a Imprensa Pedagógica na compreensão de Nóvoa (1992) e Catani (1996); a circulação de ideias a partir de Chartier (2002) e análise de conteúdo em Bardin (2016) e Moraes (1999). Com a realização deste estudo, buscamos contribuir para a compreensão do desenvolvimento da Formação de Professores nos anos 90, colaborando com o núcleo de pesquisas na área de fundamentos da educação.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-19T19:23:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-19T19:23:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MORAIS, Isabela Cristina Santos de. Formação de professores no Brasil: um estudo a partir da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP (1990/2000). 2021. 235f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47223
identifier_str_mv MORAIS, Isabela Cristina Santos de. Formação de professores no Brasil: um estudo a partir da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP (1990/2000). 2021. 235f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47223/1/FormacaoprofessoresBrasil_Morais_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 258431aef769486eaaeb401b4d371c9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117858006663168