A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208175 |
Resumo: | Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/514 |
id |
UFSC_37ff59693dd1c01f941766b5c5c278ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/208175 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolarRevista PedagógicaEnsino de MatemáticaFormação de professoresDisponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/514Este artigo destaca a Pesquisa de Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Cuiabá em Ampla Associação com o Instituto Federal de Mato Grosso,que faz um estudo sobre os conteúdos de Matemática publicados nas edições da Revista Educação em Mato Grosso que circulou entre 1978 a 1986 como instrumento de comunicação direta entre a Secretaria Estadual de Educação e as escolas públicas estaduais de ensino.Objetiva compreender o processo de ensino e aprendizagem de Matemática nas escolas primárias mato-grossenses por meio das matérias divulgadas na Revista com caráter eminentemente pedagógico. A abordagem metodológica centra-se na perspectiva histórico cultural, fundamentando-se nos autores: Bastos (2002, 2007), Biccas (2008), Catani (1996), Chartier (1990), Chervel (1990), Costa (2018), De Certeau (1982), Julia (2001), Rodrigues; Silva (2018), Santos (2017), Silva (2016). Os temas abordados pelo impresso são diversificados, contempla a legislação e sugestões para o trabalho docente, orienta como e quando desenvolver os conteúdos matemáticos, tornando-se veículo de formação dos professores.Prática Docente2020-04-09T02:13:27Z2020-04-09T02:13:27Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSTASCOVIAN, J. ; ALMEIDA, L. I. M. V. . A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolar. Revista Prática Docente, v. 4, p. 452-464, 2019.2526-2149https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208175Stascovian, JulianaAlmeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-09T02:13:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/208175Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-09T02:13:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolar |
title |
A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolar |
spellingShingle |
A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolar Stascovian, Juliana Revista Pedagógica Ensino de Matemática Formação de professores |
title_short |
A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolar |
title_full |
A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolar |
title_fullStr |
A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolar |
title_full_unstemmed |
A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolar |
title_sort |
A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolar |
author |
Stascovian, Juliana |
author_facet |
Stascovian, Juliana Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stascovian, Juliana Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revista Pedagógica Ensino de Matemática Formação de professores |
topic |
Revista Pedagógica Ensino de Matemática Formação de professores |
description |
Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/514 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-04-09T02:13:27Z 2020-04-09T02:13:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
STASCOVIAN, J. ; ALMEIDA, L. I. M. V. . A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolar. Revista Prática Docente, v. 4, p. 452-464, 2019. 2526-2149 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208175 |
identifier_str_mv |
STASCOVIAN, J. ; ALMEIDA, L. I. M. V. . A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolar. Revista Prática Docente, v. 4, p. 452-464, 2019. 2526-2149 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652366609645569 |