A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stascovian, Juliana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208175
Resumo: Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/514
id UFSC_37ff59693dd1c01f941766b5c5c278ee
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/208175
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolarRevista PedagógicaEnsino de MatemáticaFormação de professoresDisponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/514Este artigo destaca a Pesquisa de Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Cuiabá em Ampla Associação com o Instituto Federal de Mato Grosso,que faz um estudo sobre os conteúdos de Matemática publicados nas edições da Revista Educação em Mato Grosso que circulou entre 1978 a 1986 como instrumento de comunicação direta entre a Secretaria Estadual de Educação e as escolas públicas estaduais de ensino.Objetiva compreender o processo de ensino e aprendizagem de Matemática nas escolas primárias mato-grossenses por meio das matérias divulgadas na Revista com caráter eminentemente pedagógico. A abordagem metodológica centra-se na perspectiva histórico cultural, fundamentando-se nos autores: Bastos (2002, 2007), Biccas (2008), Catani (1996), Chartier (1990), Chervel (1990), Costa (2018), De Certeau (1982), Julia (2001), Rodrigues; Silva (2018), Santos (2017), Silva (2016). Os temas abordados pelo impresso são diversificados, contempla a legislação e sugestões para o trabalho docente, orienta como e quando desenvolver os conteúdos matemáticos, tornando-se veículo de formação dos professores.Prática Docente2020-04-09T02:13:27Z2020-04-09T02:13:27Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSTASCOVIAN, J. ; ALMEIDA, L. I. M. V. . A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolar. Revista Prática Docente, v. 4, p. 452-464, 2019.2526-2149https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208175Stascovian, JulianaAlmeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-09T02:13:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/208175Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-09T02:13:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolar
title A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolar
spellingShingle A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolar
Stascovian, Juliana
Revista Pedagógica
Ensino de Matemática
Formação de professores
title_short A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolar
title_full A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolar
title_fullStr A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolar
title_full_unstemmed A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolar
title_sort A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolar
author Stascovian, Juliana
author_facet Stascovian, Juliana
Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de
author_role author
author2 Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stascovian, Juliana
Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de
dc.subject.por.fl_str_mv Revista Pedagógica
Ensino de Matemática
Formação de professores
topic Revista Pedagógica
Ensino de Matemática
Formação de professores
description Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/514
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-09T02:13:27Z
2020-04-09T02:13:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv STASCOVIAN, J. ; ALMEIDA, L. I. M. V. . A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolar. Revista Prática Docente, v. 4, p. 452-464, 2019.
2526-2149
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208175
identifier_str_mv STASCOVIAN, J. ; ALMEIDA, L. I. M. V. . A Revista Educação em Mato Grosso: vestígios da Matemática na cultura escolar. Revista Prática Docente, v. 4, p. 452-464, 2019.
2526-2149
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652366609645569