A competência leitora de alunos do ensino fundamental: uma proposta de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Maria José Fernandes da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20535
Resumo: A leitura constitui uma atividade de suma importância na vida de todo ser humano, uma vez que esta prática é condição primordial para o desenvolvimento pleno da pessoa; uma atividade cujo domínio é essencial ao exercício da cidadania, pois é o meio através do qual o estudante tem acesso aos saberes que fazem parte do mundo a sua volta. No entanto, dada a complexidade que envolve o processo de aprendizagem da leitura, ensinar os alunos a ler não constitui tarefa fácil e, muitas vezes, os discentes não adquirem a competência necessária à compreensão dos textos, o que dificulta todo o desenvolvimento destes, haja vista que não há leitura, se não houver compreensão. De acordo com essa visão, o presente estudo tem como foco uma intervenção pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos do 6º ano “U” da Escola Estadual Senador José Bernardo, na cidade de São João do Sabugi - RN. As atividades que constituíram o processo da referida intervenção foram realizadas em sala de aula de Língua Portuguesa e desenvolvidas por meio de sequências didáticas elaboradas a partir de estratégias de leitura, tendo como base os gêneros textuais conto e notícia, uma vez que os alunos, sujeitos desta investigação, apresentavam sérios problemas no tocante à compreensão leitora. Tendo em vista a importância do problema em questão, este trabalho justifica-se pela relevância de atender à dificuldade mencionada, haja vista que o mesmo busca o desempenho em leitura através dos gêneros enquanto práticas sociais de linguagem, por meio de atividades interativas que visam ao ler para compreender, para construir o sentido dos textos e ampliar o interesse pela leitura. Esta proposta de intervenção insere-se no âmbito da Linguística Aplicada e para realizá-la, foram tomadas como fundamentos algumas teorias voltadas para a noção de língua enquanto prática sociointerativa, tais como os estudos de Bakhtin (2006, 2011), Bronckart (2012) e aportes direcionados ao ensino da atividade leitora, dentre eles: Solé (1998), Oliveira (2010), Leffa (1996, 1999), Silveira (2005) e outros. As discussões acerca de gêneros seguiram os estudos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), além de outros teóricos; as sequências didáticas foram construídas a partir de Bronckart (2012), Dolz; Noverraz; Schneuwly (2013) e, no que se refere ao ensino de Língua Portuguesa, foram adotadas as orientações contidas nos PCN/LP (1998), como também em Antunes (2003, 2009) e outros autores. Os resultados mostram que os alunos do 6º ano ampliaram sua capacidade de compreensão dos textos lidos, através da implementação das ações didático-pedagógicas, adquirindo, assim, a competência leitora de que necessitavam para continuar aprendendo.
id UFRN_9125554181302db702b842032c3470aa
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20535
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo, Maria José Fernandes da Silvahttp://lattes.cnpq.br/6905504227139621http://lattes.cnpq.br/2799752911278641Reinaldo, Maria Augusta Gonçalves de Macedohttp://lattes.cnpq.br/0323008945925363Medeiros, Mario Lourenço dehttp://lattes.cnpq.br/5849717780585240Azevedo, Josilete Alves Moreira de2016-05-20T00:27:11Z2016-05-20T00:27:11Z2015-07-13ARAÚJO, Maria José Fernandes da Silva. A competência leitora de alunos do ensino fundamental: uma proposta de intervenção. 2015. 165 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20535A leitura constitui uma atividade de suma importância na vida de todo ser humano, uma vez que esta prática é condição primordial para o desenvolvimento pleno da pessoa; uma atividade cujo domínio é essencial ao exercício da cidadania, pois é o meio através do qual o estudante tem acesso aos saberes que fazem parte do mundo a sua volta. No entanto, dada a complexidade que envolve o processo de aprendizagem da leitura, ensinar os alunos a ler não constitui tarefa fácil e, muitas vezes, os discentes não adquirem a competência necessária à compreensão dos textos, o que dificulta todo o desenvolvimento destes, haja vista que não há leitura, se não houver compreensão. De acordo com essa visão, o presente estudo tem como foco uma intervenção pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos do 6º ano “U” da Escola Estadual Senador José Bernardo, na cidade de São João do Sabugi - RN. As atividades que constituíram o processo da referida intervenção foram realizadas em sala de aula de Língua Portuguesa e desenvolvidas por meio de sequências didáticas elaboradas a partir de estratégias de leitura, tendo como base os gêneros textuais conto e notícia, uma vez que os alunos, sujeitos desta investigação, apresentavam sérios problemas no tocante à compreensão leitora. Tendo em vista a importância do problema em questão, este trabalho justifica-se pela relevância de atender à dificuldade mencionada, haja vista que o mesmo busca o desempenho em leitura através dos gêneros enquanto práticas sociais de linguagem, por meio de atividades interativas que visam ao ler para compreender, para construir o sentido dos textos e ampliar o interesse pela leitura. Esta proposta de intervenção insere-se no âmbito da Linguística Aplicada e para realizá-la, foram tomadas como fundamentos algumas teorias voltadas para a noção de língua enquanto prática sociointerativa, tais como os estudos de Bakhtin (2006, 2011), Bronckart (2012) e aportes direcionados ao ensino da atividade leitora, dentre eles: Solé (1998), Oliveira (2010), Leffa (1996, 1999), Silveira (2005) e outros. As discussões acerca de gêneros seguiram os estudos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), além de outros teóricos; as sequências didáticas foram construídas a partir de Bronckart (2012), Dolz; Noverraz; Schneuwly (2013) e, no que se refere ao ensino de Língua Portuguesa, foram adotadas as orientações contidas nos PCN/LP (1998), como também em Antunes (2003, 2009) e outros autores. Os resultados mostram que os alunos do 6º ano ampliaram sua capacidade de compreensão dos textos lidos, através da implementação das ações didático-pedagógicas, adquirindo, assim, a competência leitora de que necessitavam para continuar aprendendo.Reading is a activity of paramount importance in the life of every human being, since this practice is essential condition for the exercise of citizenship. Therefore, it is through reading that the student has access to the knowledge that part of the world around him. However, given the complexity involved in the process of learning to read, teach students to read is not an easy task because often they do not acquire the skills necessary to understand the texts. According to this view, the present study focuses on an educational intervention who aim at contribut to the development of reading competence of students in 6th grade "U" of the State School Senador José Bernardo, in São João do Sabugi - RN. The activities which were of that intervention process were conducted in Portuguese Language classroom and developed through didactic sequences drawn from reading strategies, based on the genres tale and news, since students had serious problems with regard to reading comprehension. Given the importance of meeting the aforementioned difficulty, we seek to develop a proposal for interactive reading activities through genres as a language of social practices, whose goal aimed read to understand and make sense of texts. This intervention proposal falls under the Applied Linguistics and to perform it, were taken as a basis some theories focused on the notion of language as sociointerativa practice, such as studies of Bakhtin (2006, 2011), Bronckart (2012) and targeted contributions to the teaching of reading activity, including, Solé (1998), Oliveira (2010), Kleiman (2013), Leffa (1996, 1999), Silveira (2005). Discussions about genres followed the studies of Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), as well as other theoretical; the didactic sequences were constructed from Bronckart (2012), Dolz; Noverraz; Schneuwly (2013) and, with regard to the teaching of Portuguese Language, the guidelines were adopted contained in PCN / LP (1998), as well as in Antunes (2003, 2009) and other authors. The results showed that students in the 6th grade increased their understanding capacity of the read texts, by implementing the didactic and pedagogical actions, thereby acquiring the reading competence they needed to keep learning.porUniversidade Federal do Rio Grande do NorteMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRASUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASCompreensão leitoraGêneros textuaisEnsino de PortuguêsA competência leitora de alunos do ensino fundamental: uma proposta de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMariaJoseFernandesDaSilvaAraujo_DISSERT.pdfMariaJoseFernandesDaSilvaAraujo_DISSERT.pdfapplication/pdf10507383https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20535/1/MariaJoseFernandesDaSilvaAraujo_DISSERT.pdf226ff2585529d8a06e092e30c5c250c8MD51TEXTMariaJoseFernandesDaSilvaAraujo_DISSERT.pdf.txtMariaJoseFernandesDaSilvaAraujo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain331795https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20535/6/MariaJoseFernandesDaSilvaAraujo_DISSERT.pdf.txt98365db7ab701235e52b1a62878d786aMD56THUMBNAILMariaJoseFernandesDaSilvaAraujo_DISSERT.pdf.jpgMariaJoseFernandesDaSilvaAraujo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2907https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20535/7/MariaJoseFernandesDaSilvaAraujo_DISSERT.pdf.jpg19ed6d970449cce0656014285ed04549MD57123456789/205352017-11-02 05:38:21.944oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20535Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T08:38:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A competência leitora de alunos do ensino fundamental: uma proposta de intervenção
title A competência leitora de alunos do ensino fundamental: uma proposta de intervenção
spellingShingle A competência leitora de alunos do ensino fundamental: uma proposta de intervenção
Araújo, Maria José Fernandes da Silva
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Compreensão leitora
Gêneros textuais
Ensino de Português
title_short A competência leitora de alunos do ensino fundamental: uma proposta de intervenção
title_full A competência leitora de alunos do ensino fundamental: uma proposta de intervenção
title_fullStr A competência leitora de alunos do ensino fundamental: uma proposta de intervenção
title_full_unstemmed A competência leitora de alunos do ensino fundamental: uma proposta de intervenção
title_sort A competência leitora de alunos do ensino fundamental: uma proposta de intervenção
author Araújo, Maria José Fernandes da Silva
author_facet Araújo, Maria José Fernandes da Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6905504227139621
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2799752911278641
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Reinaldo, Maria Augusta Gonçalves de Macedo
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0323008945925363
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Medeiros, Mario Lourenço de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5849717780585240
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Maria José Fernandes da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Josilete Alves Moreira de
contributor_str_mv Azevedo, Josilete Alves Moreira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Compreensão leitora
Gêneros textuais
Ensino de Português
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão leitora
Gêneros textuais
Ensino de Português
description A leitura constitui uma atividade de suma importância na vida de todo ser humano, uma vez que esta prática é condição primordial para o desenvolvimento pleno da pessoa; uma atividade cujo domínio é essencial ao exercício da cidadania, pois é o meio através do qual o estudante tem acesso aos saberes que fazem parte do mundo a sua volta. No entanto, dada a complexidade que envolve o processo de aprendizagem da leitura, ensinar os alunos a ler não constitui tarefa fácil e, muitas vezes, os discentes não adquirem a competência necessária à compreensão dos textos, o que dificulta todo o desenvolvimento destes, haja vista que não há leitura, se não houver compreensão. De acordo com essa visão, o presente estudo tem como foco uma intervenção pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos do 6º ano “U” da Escola Estadual Senador José Bernardo, na cidade de São João do Sabugi - RN. As atividades que constituíram o processo da referida intervenção foram realizadas em sala de aula de Língua Portuguesa e desenvolvidas por meio de sequências didáticas elaboradas a partir de estratégias de leitura, tendo como base os gêneros textuais conto e notícia, uma vez que os alunos, sujeitos desta investigação, apresentavam sérios problemas no tocante à compreensão leitora. Tendo em vista a importância do problema em questão, este trabalho justifica-se pela relevância de atender à dificuldade mencionada, haja vista que o mesmo busca o desempenho em leitura através dos gêneros enquanto práticas sociais de linguagem, por meio de atividades interativas que visam ao ler para compreender, para construir o sentido dos textos e ampliar o interesse pela leitura. Esta proposta de intervenção insere-se no âmbito da Linguística Aplicada e para realizá-la, foram tomadas como fundamentos algumas teorias voltadas para a noção de língua enquanto prática sociointerativa, tais como os estudos de Bakhtin (2006, 2011), Bronckart (2012) e aportes direcionados ao ensino da atividade leitora, dentre eles: Solé (1998), Oliveira (2010), Leffa (1996, 1999), Silveira (2005) e outros. As discussões acerca de gêneros seguiram os estudos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), além de outros teóricos; as sequências didáticas foram construídas a partir de Bronckart (2012), Dolz; Noverraz; Schneuwly (2013) e, no que se refere ao ensino de Língua Portuguesa, foram adotadas as orientações contidas nos PCN/LP (1998), como também em Antunes (2003, 2009) e outros autores. Os resultados mostram que os alunos do 6º ano ampliaram sua capacidade de compreensão dos textos lidos, através da implementação das ações didático-pedagógicas, adquirindo, assim, a competência leitora de que necessitavam para continuar aprendendo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T00:27:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-05-20T00:27:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Maria José Fernandes da Silva. A competência leitora de alunos do ensino fundamental: uma proposta de intervenção. 2015. 165 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20535
identifier_str_mv ARAÚJO, Maria José Fernandes da Silva. A competência leitora de alunos do ensino fundamental: uma proposta de intervenção. 2015. 165 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20535/1/MariaJoseFernandesDaSilvaAraujo_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20535/6/MariaJoseFernandesDaSilvaAraujo_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20535/7/MariaJoseFernandesDaSilvaAraujo_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 226ff2585529d8a06e092e30c5c250c8
98365db7ab701235e52b1a62878d786a
19ed6d970449cce0656014285ed04549
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117869687799808