Encontro com leitores: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Maria Aparecida Tiago de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29268
Resumo: A frase “Eu não gosto de ler” dita pelos alunos, ao mesmo tempo em que é angustiante é também desafiadora para o professor, em especial o de Língua Portuguesa, haja vista que é constantemente atingido por cobranças para que proporcione às crianças e aos adolescentes um convívio estimulante com a leitura que possibilite a ampliação da leitura do mundo e da leitura da palavra. Essa falta de interesse acontece, muitas vezes, pelo fato deles não saberem ler na sua plenitude, realizando apenas uma leitura superficial na qual decodificam as letras presentes no texto, mas não o interpretam, não enxergam o que está implícito nas entrelinhas. Essa atitude é gerada, dentre vários motivos, pelo fato de que muitos alunos não têm contato sistemático com leitura de qualidade e com adultos leitores que os incentivem. A escola, então, torna-se o único veículo de interação desses alunos com textos, cabendo a ela oferecer oportunidade para o desenvolvimento de atividades de leitura, nas quais a diversidade de textos seja comtemplada, como também a preparação de leitores proficientes e práticas de leitura eficazes que contribuam para a formação de leitores competentes. Entende-se também por leitor competente aquele que, por iniciativa própria, seleciona, de acordo com suas necessidades e interesses, o que ler entre os vários tipos de textos que circulam socialmente. Partindo desse desafio causado por esse não gostar de ler que gera a dificuldade apresentada pelos alunos em realizar uma leitura proficiente e assim chegar à leitura crítica-reflexiva é que propomos, neste trabalho, refletir sobre o ensino de leitura e apresentar uma proposta de intervenção pedagógica pautada na leitura e interpretação de contos literários, realizando a apresentação dinâmica desses contos como estratégia para o desenvolvimento das habilidades de ler e compreender. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma pesquisa-ação, cujo objetivo geral era investigar o desenvolvimento da competência leitora a partir de atividades nas quais os alunos do 9º ano de uma escola pública demonstrem a compreensão de na leitura de contos literários para que possam ler proficientemente, interpretar e dialogar com textos lidos. Fundamentamos nossa investigação nos aportes teóricos de Kleiman (2002), Solé (1998), Schneuwly; Dolz (2004), Cosson (2009), Terra (2012) Koch; Elias (2015), Bakhtin (2006, 2011), Marcuschi (2002), Geraldi (1984), dentre outros, além das orientações contidas na proposta educacional vigente expressa nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Os resultados da investigação revelaram que as estratégias utilizadas pelos alunos contribuíram para o aprendizado significativo da leitura e da compreensão de textos lidos, uma vez que passaram a demonstrar proficiência nas atividades propostas, apontando que a experiência didática promovida pela intervenção oportunizou a formação de leitores proficientes.
id UFRN_a20628f9a4ff0cae654d71bf18f9d647
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29268
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Melo, Maria Aparecida Tiago deGalvão, Marise Adriana MamedeSousa, Gilton Sampaio deAzevedo, Josilete Alves Moreira de2020-06-16T13:05:36Z2020-06-16T13:05:36Z2017-07-31MELO, Maria Aparecida Tiago de. Encontro com leitores: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental. 2017. 75f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29268A frase “Eu não gosto de ler” dita pelos alunos, ao mesmo tempo em que é angustiante é também desafiadora para o professor, em especial o de Língua Portuguesa, haja vista que é constantemente atingido por cobranças para que proporcione às crianças e aos adolescentes um convívio estimulante com a leitura que possibilite a ampliação da leitura do mundo e da leitura da palavra. Essa falta de interesse acontece, muitas vezes, pelo fato deles não saberem ler na sua plenitude, realizando apenas uma leitura superficial na qual decodificam as letras presentes no texto, mas não o interpretam, não enxergam o que está implícito nas entrelinhas. Essa atitude é gerada, dentre vários motivos, pelo fato de que muitos alunos não têm contato sistemático com leitura de qualidade e com adultos leitores que os incentivem. A escola, então, torna-se o único veículo de interação desses alunos com textos, cabendo a ela oferecer oportunidade para o desenvolvimento de atividades de leitura, nas quais a diversidade de textos seja comtemplada, como também a preparação de leitores proficientes e práticas de leitura eficazes que contribuam para a formação de leitores competentes. Entende-se também por leitor competente aquele que, por iniciativa própria, seleciona, de acordo com suas necessidades e interesses, o que ler entre os vários tipos de textos que circulam socialmente. Partindo desse desafio causado por esse não gostar de ler que gera a dificuldade apresentada pelos alunos em realizar uma leitura proficiente e assim chegar à leitura crítica-reflexiva é que propomos, neste trabalho, refletir sobre o ensino de leitura e apresentar uma proposta de intervenção pedagógica pautada na leitura e interpretação de contos literários, realizando a apresentação dinâmica desses contos como estratégia para o desenvolvimento das habilidades de ler e compreender. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma pesquisa-ação, cujo objetivo geral era investigar o desenvolvimento da competência leitora a partir de atividades nas quais os alunos do 9º ano de uma escola pública demonstrem a compreensão de na leitura de contos literários para que possam ler proficientemente, interpretar e dialogar com textos lidos. Fundamentamos nossa investigação nos aportes teóricos de Kleiman (2002), Solé (1998), Schneuwly; Dolz (2004), Cosson (2009), Terra (2012) Koch; Elias (2015), Bakhtin (2006, 2011), Marcuschi (2002), Geraldi (1984), dentre outros, além das orientações contidas na proposta educacional vigente expressa nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Os resultados da investigação revelaram que as estratégias utilizadas pelos alunos contribuíram para o aprendizado significativo da leitura e da compreensão de textos lidos, uma vez que passaram a demonstrar proficiência nas atividades propostas, apontando que a experiência didática promovida pela intervenção oportunizou a formação de leitores proficientes.The phrase “I don't like to read” said by the students, at the same time that it is distressing, is also challenging for the teacher, especially that of the Portuguese language, given that it is constantly hit by demands to provide children and adolescents a stimulating interaction with reading that makes it possible to expand the reading of the world and the reading of the word. This lack of interest is often due to the fact that they do not know how to read in their entirety, performing only a superficial reading in which they decode the letters present in the text, but do not interpret it, do not see what is implied between the lines. This attitude is generated, among several reasons, by the fact that many students do not have systematic contact with quality reading and with adult readers who encourage them. The school, then, becomes the only vehicle of interaction of these students with texts, and it is up to it to offer the opportunity for the development of reading activities, in which the diversity of texts is contemplated, as well as the preparation of proficient readers and teaching practices. effective reading that contribute to the formation of competent readers. A competent reader is also understood as one who, on his own initiative, selects, according to his needs and interests, what to read among the various types of texts that circulate socially. Starting from this challenge caused by this disliking to read, which generates the difficulty presented by students in performing proficient reading and thus reaching critical-reflexive reading, we propose, in this work, to reflect on the teaching of reading and present a proposal for pedagogical intervention. based on the reading and interpretation of literary tales, performing the dynamic presentation of these tales as a strategy for the development of reading and understanding skills. In this perspective, we developed an action research, whose general objective was to investigate the development of reading competence based on activities in which the 9th year students of a public school demonstrate their understanding of reading literary tales so that they can read proficiently, interpret and dialogue with read texts. We base our investigation on the theoretical contributions of Kleiman (2002), Solé (1998), Schneuwly; Dolz (2004), Cosson (2009), Terra (2012) Koch; Elias (2015), Bakhtin (2006, 2011), Marcuschi (2002), Geraldi (1984), among others, in addition to the guidelines contained in the current educational proposal expressed in the National Curriculum Parameters. The results of the investigation revealed that the strategies used by the students contributed to the significant learning of reading and comprehension of read texts, since they started to demonstrate proficiency in the proposed activities, pointing out that the didactic experience promoted by the intervention provided the opportunity for the formation of proficient readers.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEnsino de leituraFormação do leitorEnsino de PortuguêsEncontro com leitores: uma proposta de intervenção para o ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEncontrocomleitores_Melo_2017.pdf.txtEncontrocomleitores_Melo_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain152850https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29268/2/Encontrocomleitores_Melo_2017.pdf.txtefe7183ba4467fe890193fcebd662bfeMD52THUMBNAILEncontrocomleitores_Melo_2017.pdf.jpgEncontrocomleitores_Melo_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29268/3/Encontrocomleitores_Melo_2017.pdf.jpgf2b6f770c0fd7f5b75a9c4fb651ea56eMD53ORIGINALEncontrocomleitores_Melo_2017.pdfapplication/pdf4053695https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29268/1/Encontrocomleitores_Melo_2017.pdf1784e2df018a5f0fbe09b80a4ac2ad39MD51123456789/292682020-06-21 04:45:07.611oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29268Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-06-21T07:45:07Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Encontro com leitores: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental
title Encontro com leitores: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental
spellingShingle Encontro com leitores: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental
Melo, Maria Aparecida Tiago de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Ensino de leitura
Formação do leitor
Ensino de Português
title_short Encontro com leitores: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental
title_full Encontro com leitores: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental
title_fullStr Encontro com leitores: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental
title_full_unstemmed Encontro com leitores: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental
title_sort Encontro com leitores: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental
author Melo, Maria Aparecida Tiago de
author_facet Melo, Maria Aparecida Tiago de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Galvão, Marise Adriana Mamede
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Sousa, Gilton Sampaio de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Maria Aparecida Tiago de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Josilete Alves Moreira de
contributor_str_mv Azevedo, Josilete Alves Moreira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Ensino de leitura
Formação do leitor
Ensino de Português
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de leitura
Formação do leitor
Ensino de Português
description A frase “Eu não gosto de ler” dita pelos alunos, ao mesmo tempo em que é angustiante é também desafiadora para o professor, em especial o de Língua Portuguesa, haja vista que é constantemente atingido por cobranças para que proporcione às crianças e aos adolescentes um convívio estimulante com a leitura que possibilite a ampliação da leitura do mundo e da leitura da palavra. Essa falta de interesse acontece, muitas vezes, pelo fato deles não saberem ler na sua plenitude, realizando apenas uma leitura superficial na qual decodificam as letras presentes no texto, mas não o interpretam, não enxergam o que está implícito nas entrelinhas. Essa atitude é gerada, dentre vários motivos, pelo fato de que muitos alunos não têm contato sistemático com leitura de qualidade e com adultos leitores que os incentivem. A escola, então, torna-se o único veículo de interação desses alunos com textos, cabendo a ela oferecer oportunidade para o desenvolvimento de atividades de leitura, nas quais a diversidade de textos seja comtemplada, como também a preparação de leitores proficientes e práticas de leitura eficazes que contribuam para a formação de leitores competentes. Entende-se também por leitor competente aquele que, por iniciativa própria, seleciona, de acordo com suas necessidades e interesses, o que ler entre os vários tipos de textos que circulam socialmente. Partindo desse desafio causado por esse não gostar de ler que gera a dificuldade apresentada pelos alunos em realizar uma leitura proficiente e assim chegar à leitura crítica-reflexiva é que propomos, neste trabalho, refletir sobre o ensino de leitura e apresentar uma proposta de intervenção pedagógica pautada na leitura e interpretação de contos literários, realizando a apresentação dinâmica desses contos como estratégia para o desenvolvimento das habilidades de ler e compreender. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma pesquisa-ação, cujo objetivo geral era investigar o desenvolvimento da competência leitora a partir de atividades nas quais os alunos do 9º ano de uma escola pública demonstrem a compreensão de na leitura de contos literários para que possam ler proficientemente, interpretar e dialogar com textos lidos. Fundamentamos nossa investigação nos aportes teóricos de Kleiman (2002), Solé (1998), Schneuwly; Dolz (2004), Cosson (2009), Terra (2012) Koch; Elias (2015), Bakhtin (2006, 2011), Marcuschi (2002), Geraldi (1984), dentre outros, além das orientações contidas na proposta educacional vigente expressa nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Os resultados da investigação revelaram que as estratégias utilizadas pelos alunos contribuíram para o aprendizado significativo da leitura e da compreensão de textos lidos, uma vez que passaram a demonstrar proficiência nas atividades propostas, apontando que a experiência didática promovida pela intervenção oportunizou a formação de leitores proficientes.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-16T13:05:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-16T13:05:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELO, Maria Aparecida Tiago de. Encontro com leitores: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental. 2017. 75f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29268
identifier_str_mv MELO, Maria Aparecida Tiago de. Encontro com leitores: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental. 2017. 75f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29268/2/Encontrocomleitores_Melo_2017.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29268/3/Encontrocomleitores_Melo_2017.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29268/1/Encontrocomleitores_Melo_2017.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv efe7183ba4467fe890193fcebd662bfe
f2b6f770c0fd7f5b75a9c4fb651ea56e
1784e2df018a5f0fbe09b80a4ac2ad39
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832997697847296