Cultura e comprometimento organizacional: análise de suas relações num ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Hanna Kelly de Medeiros Cruz Sá
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57148
Resumo: Cultura e comprometimento organizacional vêm sendo estudados com mais frequência nas últimas décadas, partindo-se do pressuposto de que a cultura de uma organização pode influenciar o comprometimento dos trabalhadores. O presente estudo teve o objetivo geral de analisar a relação entre cultura organizacional e o comprometimento dos servidores no Núcleo de Educação da Infância/NEI/CAp/UFRN, instituição de ensino com atuação na Educação Básica e vinculadas à Universidade Federal. Para isso, teve como objetivos específicos: a) Identificar as dimensões da cultura organizacional predominantes no NEI/CAp; b) Identificar as dimensões do comprometimento dos servidores da organização e c) Identificar as relações entre a cultura e o comprometimento organizacional da instituição estudada. Entende-se que um estudo sobre a relação entre a cultura e o comprometimento organizacionais em um setor até então pouco explorado, mas bastante importante, pode contribuir para o sucesso da organização, agregar conhecimento à literatura e servir de apoio para trabalhos futuros nos demais colégios de aplicação do Brasil. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório e descritivo, de natureza quantitativa, com os servidores docentes e técnicos-administrativos da organização. Como métodos de coleta de dados, foram utilizados dois questionários: o Instrumento de Avaliação da Cultura Organizacional de Cameron e Quinn (2006) e a Escala de Bases do Comprometimento Organizacional, de Medeiros (2003). Os dados foram analisados utilizando-se as técnicas de análises fatorial exploratória e de correlação de Pearson. Quanto aos resultados, foram identificados o nível de percepção das dimensões de cultura predominantes, bem como a dimensão predominante de comprometimento dos servidores, comprovando a hipótese geral do trabalho de que o tipo de cultura predominantemente encontrado no NEI - a cultura inovativa - exerce influência forte e positiva no comprometimento organizacional predominante dos servidores da organização em estudo – afetivo-afiliativo.
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O presente estudo teve o objetivo geral de analisar a relação entre cultura organizacional e o comprometimento dos servidores no Núcleo de Educação da Infância/NEI/CAp/UFRN, instituição de ensino com atuação na Educação Básica e vinculadas à Universidade Federal. Para isso, teve como objetivos específicos: a) Identificar as dimensões da cultura organizacional predominantes no NEI/CAp; b) Identificar as dimensões do comprometimento dos servidores da organização e c) Identificar as relações entre a cultura e o comprometimento organizacional da instituição estudada. Entende-se que um estudo sobre a relação entre a cultura e o comprometimento organizacionais em um setor até então pouco explorado, mas bastante importante, pode contribuir para o sucesso da organização, agregar conhecimento à literatura e servir de apoio para trabalhos futuros nos demais colégios de aplicação do Brasil. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório e descritivo, de natureza quantitativa, com os servidores docentes e técnicos-administrativos da organização. Como métodos de coleta de dados, foram utilizados dois questionários: o Instrumento de Avaliação da Cultura Organizacional de Cameron e Quinn (2006) e a Escala de Bases do Comprometimento Organizacional, de Medeiros (2003). Os dados foram analisados utilizando-se as técnicas de análises fatorial exploratória e de correlação de Pearson. Quanto aos resultados, foram identificados o nível de percepção das dimensões de cultura predominantes, bem como a dimensão predominante de comprometimento dos servidores, comprovando a hipótese geral do trabalho de que o tipo de cultura predominantemente encontrado no NEI - a cultura inovativa - exerce influência forte e positiva no comprometimento organizacional predominante dos servidores da organização em estudo – afetivo-afiliativo.Organizational culture and commitment have been studied more frequently in recent decades, based on the assumption that an organization's culture can influence its workers' commitment. This current study had as its general objective analyzing the relationship between organizational culture and the commitment of employees at the Núcleo de Educação da Infância (Childhood Education Center/NEI/CAp/UFRN), a teaching institution working in Basic Education and linked to the Federal University. For this, it had the following specific objectives: a) Identify the level of perception of the dimensions of organizational culture predominant in the NEI/CAp; b) Identify the level and dimensions of the predominant commitment of the organization's workers; and c) Identify the relationships between culture and organizational commitment in the studied institution. It is understood that a study on the relation between organizational culture and commitment in a sector until then so poorly explored, but quite important, can contribute to the success of the organization, add knowledge to the literature and work as support for its administration on future works in other schools in Brazil. For this purpose, an exploratory and descriptive study, of a quantitative nature, was carried out with the organization's teaching and technical-administrative staff. As data collection methods, two questionnaires were used: the Organizational Culture Assessment Instrument by Cameron and Quinn (2006) and the Organizational Commitment Base Scale, by Medeiros (2003). Data were analyzed using exploratory factor analysis and Pearson's correlation techniques. As for the results, the perception level of the predominant dimensions of culture (innovative culture), as well as the predominant dimension of commitment of the workers (affective-affiliative), were identified, confirming the general objective of the work that the type of predominantly culture found in the NEI - the innovative culture - exerts a strong and positive influence on the predominant organizational commitment of the employees of the organization under study – affective-affiliative.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOCultura organizacionalComprometimento organizacionalEscala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO)Colégio de aplicaçãoCultura e comprometimento organizacional: análise de suas relações num ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCulturacomprometimentoorganizacional_Teixeira_2023.pdfapplication/pdf839649https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57148/1/Culturacomprometimentoorganizacional_Teixeira_2023.pdf8c2ec34b6912a966be0115b02ba0f0e8MD51123456789/571482024-01-03 15:52:35.129oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57148Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-03T18:52:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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