Interdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21815 |
Resumo: | Nessa pesquisa analisamos o princípio da interdisciplinaridade na Reforma Curricular do Ensino Médio, nos documentos legais e no Colégio Universitário Maranhense (COLUN). Para isso, procuramos: investigar, numa perspectiva crítica, a proposta de adoção da interdisciplinaridade como eixo central da Reforma, a qual está amparada pela Lei nº 9.394/96, pelo Parecer nº 15/98, Resolução nº 03/98 e Resolução nº 02/2012 e, refletir sobre as condições de sua efetividade na realidade do Estado do Maranhão. Nessa perspectiva, a pesquisa realizada incorporou a revisão dos dispositivos legais e revisão da literatura educacional que contribuiu para a análise histórica e crítica do discurso presente nos documentos legais. Dessa forma, os procedimentos adotados se construíram a partir da análise da Reforma Curricular. Evidenciamos que a Reforma, ao desenhar o currículo do Ensino Médio, toma por base conceitos sobre o trabalho, numa perspectiva de que o trabalhador possa se adaptar com flexibilidade às novas condições impostas pela reestruturação produtiva. Consideramos que a falta de clareza teórica sobre o princípio da interdisciplinaridade, bem como as contradições que se dão no âmbito das relações sociais de produção capitalista, contribuem para a formulação de políticas educacionais e propostas pedagógicas pouco esclarecedoras em relação a esse princípio, tendo como principal consequência representações ambíguas e idealizadas. Identificamos que, historicamente, a articulação entre currículo e trabalho, no Brasil, tem oscilado entre o academicismo artificial e a profissionalização estreita. Concluímos que o trabalho numa perspectiva interdisciplinar, situa-se dentro de uma complexa rede de mediações e tensões entre as diferentes esferas da sociedade. Esse trabalho se constitui uma atividade ao mesmo tempo teórica e prática. Ressaltamos que a construção da pesquisa empírica, foi um processo limitador e reducionista devido as condições de realização do Dinter, deixando, portanto, lacunas que podem ainda ser suprimidas. |
id |
UFRN_91e12122f4cbacfc6233454f402eed54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21815 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinto, Conceição de Maria Pereira SerraMelo, Elda Silva do NascimentoGuedes, Gilmar BarbosaFerreira, Adir LuizNascimento, Ilma Vieira doAlbuquerque, Lia Matos Brito deLima, Lucinete Marques2017-01-30T15:36:29Z2017-01-30T15:36:29Z2016-02-25PINTO, Conceição de Maria Pereira Serra. Interdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidades. 2016. 133f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21815Nessa pesquisa analisamos o princípio da interdisciplinaridade na Reforma Curricular do Ensino Médio, nos documentos legais e no Colégio Universitário Maranhense (COLUN). Para isso, procuramos: investigar, numa perspectiva crítica, a proposta de adoção da interdisciplinaridade como eixo central da Reforma, a qual está amparada pela Lei nº 9.394/96, pelo Parecer nº 15/98, Resolução nº 03/98 e Resolução nº 02/2012 e, refletir sobre as condições de sua efetividade na realidade do Estado do Maranhão. Nessa perspectiva, a pesquisa realizada incorporou a revisão dos dispositivos legais e revisão da literatura educacional que contribuiu para a análise histórica e crítica do discurso presente nos documentos legais. Dessa forma, os procedimentos adotados se construíram a partir da análise da Reforma Curricular. Evidenciamos que a Reforma, ao desenhar o currículo do Ensino Médio, toma por base conceitos sobre o trabalho, numa perspectiva de que o trabalhador possa se adaptar com flexibilidade às novas condições impostas pela reestruturação produtiva. Consideramos que a falta de clareza teórica sobre o princípio da interdisciplinaridade, bem como as contradições que se dão no âmbito das relações sociais de produção capitalista, contribuem para a formulação de políticas educacionais e propostas pedagógicas pouco esclarecedoras em relação a esse princípio, tendo como principal consequência representações ambíguas e idealizadas. Identificamos que, historicamente, a articulação entre currículo e trabalho, no Brasil, tem oscilado entre o academicismo artificial e a profissionalização estreita. Concluímos que o trabalho numa perspectiva interdisciplinar, situa-se dentro de uma complexa rede de mediações e tensões entre as diferentes esferas da sociedade. Esse trabalho se constitui uma atividade ao mesmo tempo teórica e prática. Ressaltamos que a construção da pesquisa empírica, foi um processo limitador e reducionista devido as condições de realização do Dinter, deixando, portanto, lacunas que podem ainda ser suprimidas.In this research we analyze the principle of interdisciplinarity in the Curricular Reform of Secondary Education, in legal documents and University College Maranhão (COLUN). For this, we seek: to investigate, in a critical perspective, the proposed adoption of interdisciplinarity as the centerpiece of the reform, which is supported by Law nº 9.394/96, the Opinion nº 15/98 Resolution nº 03/98 and Resolution nº 02/2012 and reflect on the conditions of its effectiveness in the State of Maranhão reality. From this perspective, the survey incorporated a review of the legal provisions and review of educational literature that contributed to the historical analysis and critical discourse present in legal documents. Thus, the procedures adopted were built from the Curriculum Reform analysis. We showed that the Reformation, when drawing the high school curriculum is based on concepts of work, a prospect that workers can adapt flexibly to the new conditions imposed by the productive restructuring. We believe that the lack of theoretical clarity on the principle of interdisciplinarity, as well as the contradictions that occur within the social relations of capitalist production, contribute to the formulation of educational policies and pedagogical proposals little enlightening in relation to this principle, the main result ambiguous and idealized representations. We found that, historically, the relationship between curriculum and work in Brazil has been fluctuating between the artificial scholarship and narrow professionalization. We conclude that the work in an interdisciplinary perspective, is located within a complex network of mediations and tensions between the different spheres of society. This work constitutes an activity at the same time theoretical and practical. We emphasize that the construction of empirical research has been a limiting and reductionist process because the conditions for implementing the Dinter, leaving therefore gaps that may still be deleted.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInterdisciplinaridadeEnsino médioCurrículoTrabalhoInterdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALInterdisciplinariedadeReformaCurricular_Pinto_2016.pdfInterdisciplinariedadeReformaCurricular_Pinto_2016.pdfapplication/pdf574394https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21815/1/InterdisciplinariedadeReformaCurricular_Pinto_2016.pdf5810301c8e142759b6438fd9b035b760MD51TEXTConceicaoDeMariaPereiraSerraPinto_TESE.pdf.txtConceicaoDeMariaPereiraSerraPinto_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain253541https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21815/4/ConceicaoDeMariaPereiraSerraPinto_TESE.pdf.txt602d93fb0fe50b9780c9858c1d4bdfe5MD54InterdisciplinariedadeReformaCurricular_Pinto_2016.pdf.txtInterdisciplinariedadeReformaCurricular_Pinto_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain253065https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21815/6/InterdisciplinariedadeReformaCurricular_Pinto_2016.pdf.txtc233ee1512504b51469efe2539688bcaMD56THUMBNAILConceicaoDeMariaPereiraSerraPinto_TESE.pdf.jpgConceicaoDeMariaPereiraSerraPinto_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3212https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21815/5/ConceicaoDeMariaPereiraSerraPinto_TESE.pdf.jpgcfbf40c02fb9b8513a9a4fb66a7fa1beMD55InterdisciplinariedadeReformaCurricular_Pinto_2016.pdf.jpgInterdisciplinariedadeReformaCurricular_Pinto_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1373https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21815/7/InterdisciplinariedadeReformaCurricular_Pinto_2016.pdf.jpg36c17624b7cf6e08892ed0ab31403422MD57123456789/218152019-06-23 02:16:30.809oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21815Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-23T05:16:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Interdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidades |
title |
Interdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidades |
spellingShingle |
Interdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidades Pinto, Conceição de Maria Pereira Serra CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Interdisciplinaridade Ensino médio Currículo Trabalho |
title_short |
Interdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidades |
title_full |
Interdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidades |
title_fullStr |
Interdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidades |
title_sort |
Interdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidades |
author |
Pinto, Conceição de Maria Pereira Serra |
author_facet |
Pinto, Conceição de Maria Pereira Serra |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Melo, Elda Silva do Nascimento |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Guedes, Gilmar Barbosa |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Ferreira, Adir Luiz |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Nascimento, Ilma Vieira do |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv |
Albuquerque, Lia Matos Brito de |
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv |
Lima, Lucinete Marques |
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Conceição de Maria Pereira Serra |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Interdisciplinaridade Ensino médio Currículo Trabalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Ensino médio Currículo Trabalho |
description |
Nessa pesquisa analisamos o princípio da interdisciplinaridade na Reforma Curricular do Ensino Médio, nos documentos legais e no Colégio Universitário Maranhense (COLUN). Para isso, procuramos: investigar, numa perspectiva crítica, a proposta de adoção da interdisciplinaridade como eixo central da Reforma, a qual está amparada pela Lei nº 9.394/96, pelo Parecer nº 15/98, Resolução nº 03/98 e Resolução nº 02/2012 e, refletir sobre as condições de sua efetividade na realidade do Estado do Maranhão. Nessa perspectiva, a pesquisa realizada incorporou a revisão dos dispositivos legais e revisão da literatura educacional que contribuiu para a análise histórica e crítica do discurso presente nos documentos legais. Dessa forma, os procedimentos adotados se construíram a partir da análise da Reforma Curricular. Evidenciamos que a Reforma, ao desenhar o currículo do Ensino Médio, toma por base conceitos sobre o trabalho, numa perspectiva de que o trabalhador possa se adaptar com flexibilidade às novas condições impostas pela reestruturação produtiva. Consideramos que a falta de clareza teórica sobre o princípio da interdisciplinaridade, bem como as contradições que se dão no âmbito das relações sociais de produção capitalista, contribuem para a formulação de políticas educacionais e propostas pedagógicas pouco esclarecedoras em relação a esse princípio, tendo como principal consequência representações ambíguas e idealizadas. Identificamos que, historicamente, a articulação entre currículo e trabalho, no Brasil, tem oscilado entre o academicismo artificial e a profissionalização estreita. Concluímos que o trabalho numa perspectiva interdisciplinar, situa-se dentro de uma complexa rede de mediações e tensões entre as diferentes esferas da sociedade. Esse trabalho se constitui uma atividade ao mesmo tempo teórica e prática. Ressaltamos que a construção da pesquisa empírica, foi um processo limitador e reducionista devido as condições de realização do Dinter, deixando, portanto, lacunas que podem ainda ser suprimidas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-02-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-30T15:36:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-01-30T15:36:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PINTO, Conceição de Maria Pereira Serra. Interdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidades. 2016. 133f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21815 |
identifier_str_mv |
PINTO, Conceição de Maria Pereira Serra. Interdisciplinariedade na reforma curricular do ensino médio maranhense: limites e possibilidades. 2016. 133f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21815/1/InterdisciplinariedadeReformaCurricular_Pinto_2016.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21815/4/ConceicaoDeMariaPereiraSerraPinto_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21815/6/InterdisciplinariedadeReformaCurricular_Pinto_2016.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21815/5/ConceicaoDeMariaPereiraSerraPinto_TESE.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21815/7/InterdisciplinariedadeReformaCurricular_Pinto_2016.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5810301c8e142759b6438fd9b035b760 602d93fb0fe50b9780c9858c1d4bdfe5 c233ee1512504b51469efe2539688bca cfbf40c02fb9b8513a9a4fb66a7fa1be 36c17624b7cf6e08892ed0ab31403422 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117852825649152 |