Definição dos objetivos instrucionais da taxonomia de Bloom revisada no contexto da anatomia humana
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54771 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: A Anatomia humana tem sido um dos eixos fundamentais do ensino da educação médica por centenas de anos. Pensando no desenvolvimento de novas metodologias e na adaptação das metodologias já existentes, torna-se necessário o uso de ferramentas que possam ser utilizadas para facilitar a estruturação do que se espera em sala de aula. Uma ferramenta que pode auxiliar nesse propósito é a Taxonomia de Bloom, que, é composta por uma tabela bidimensional que direciona o uso de verbos, na definição dos objetivos educacionais que serão aplicados na construção da ementa de componentes curriculares e planos de aula. OBJETIVO: Realizar a designação dos verbos da taxonomia de Bloom que serão aplicadas na elaboração de planos de aulas no componente curricular da anatomia humana. METODOLOGIA: A proposta será construída com base na tabela bidimensional de Bloom, já estabelecida, com a alocação de verbos que sejam aplicáveis ao contexto da Anatomia humana. O desenvolvimento dos planos considera a aquisição de conhecimentos e competências de natureza teórico-práticas organizados em categorias de crescente complexidade. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi realizada a designação de vinte quatro verbos com a devida alocação na tabela bidimensional e a descrição do que se espera do objetivo correspondente ao verbo, contendo exemplos de como ele seria usado inserido em um contexto. Foram produzidos três planos de aula que utilizaram a aula expositiva dialogada, a aprendizagem baseada em problemas e a aprendizagem baseada em times como estratégias validas e já presentes na realidade brasileira, tendo nesses planos de aula a presença dos dados de identificação, do tema, objetivos gerais e específicos, conteúdo, recursos metodológicos, recursos didáticos, avaliação e bibliografia. Em cada plano de aula foi descrito quais verbos seriam empregados e qual o objetivo do seu uso, destacando como a taxonomia de Bloom se relaciona com aquela metodologia específica e o que se deve esperar/enfatizar ao se desenhar os objetivos educacionais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A taxonomia de Bloom revisada é uma ferramenta utilizada para o desenvolvimento de objetivos educacionais. A partir dela foi produzida uma tabela com sugestões de verbos que se enquadram nas situações que podem surgir no contexto da anatomia humana, sendo uma sugestão para educadores consultarem ao iniciar a elaboração dos objetivos a serem alcançado em uma aula, disciplina ou atividade educacional. Identificamos uma deficiência na baixa quantidade de artigos que trabalhem com descrições dos verbos da taxonomia de Bloom em situações da área da saúde, principalmente no aspecto metacognitivo e na disponibilização de bancos de planos de aula com objetivos baseados na taxonomia de Bloom. Esperamos realizar a validação dessa versão da taxonomia de Bloom através da aplicação dos verbos em situações que serão avaliadas por professores de anatomia. |
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Montello, Mauro Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/5161953492829381https://orcid.org/0000-0001-8010-806Xhttp://lattes.cnpq.br/1725848357337658Moura, Sérgio Adriane Bezerra dehttps://orcid.org/0000-0002-8204-3244http://lattes.cnpq.br/1323062374722389Souza Júnior, Airton Araújo deCerqueira, Gilberto SantosAbreu, Bento João da Graça Azevedo2023-09-11T23:40:11Z2023-09-11T23:40:11Z2023-06-06MONTELLO, Mauro Bezerra. Definição dos objetivos instrucionais da taxonomia de Bloom revisada no contexto da anatomia humana. Orientador: Bento João da Graça Azevedo Abreu. 2023. 49f. Dissertação (Mestrado em Biologia Estrutural e Funcional) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54771INTRODUÇÃO: A Anatomia humana tem sido um dos eixos fundamentais do ensino da educação médica por centenas de anos. Pensando no desenvolvimento de novas metodologias e na adaptação das metodologias já existentes, torna-se necessário o uso de ferramentas que possam ser utilizadas para facilitar a estruturação do que se espera em sala de aula. Uma ferramenta que pode auxiliar nesse propósito é a Taxonomia de Bloom, que, é composta por uma tabela bidimensional que direciona o uso de verbos, na definição dos objetivos educacionais que serão aplicados na construção da ementa de componentes curriculares e planos de aula. OBJETIVO: Realizar a designação dos verbos da taxonomia de Bloom que serão aplicadas na elaboração de planos de aulas no componente curricular da anatomia humana. METODOLOGIA: A proposta será construída com base na tabela bidimensional de Bloom, já estabelecida, com a alocação de verbos que sejam aplicáveis ao contexto da Anatomia humana. O desenvolvimento dos planos considera a aquisição de conhecimentos e competências de natureza teórico-práticas organizados em categorias de crescente complexidade. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi realizada a designação de vinte quatro verbos com a devida alocação na tabela bidimensional e a descrição do que se espera do objetivo correspondente ao verbo, contendo exemplos de como ele seria usado inserido em um contexto. Foram produzidos três planos de aula que utilizaram a aula expositiva dialogada, a aprendizagem baseada em problemas e a aprendizagem baseada em times como estratégias validas e já presentes na realidade brasileira, tendo nesses planos de aula a presença dos dados de identificação, do tema, objetivos gerais e específicos, conteúdo, recursos metodológicos, recursos didáticos, avaliação e bibliografia. Em cada plano de aula foi descrito quais verbos seriam empregados e qual o objetivo do seu uso, destacando como a taxonomia de Bloom se relaciona com aquela metodologia específica e o que se deve esperar/enfatizar ao se desenhar os objetivos educacionais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A taxonomia de Bloom revisada é uma ferramenta utilizada para o desenvolvimento de objetivos educacionais. A partir dela foi produzida uma tabela com sugestões de verbos que se enquadram nas situações que podem surgir no contexto da anatomia humana, sendo uma sugestão para educadores consultarem ao iniciar a elaboração dos objetivos a serem alcançado em uma aula, disciplina ou atividade educacional. Identificamos uma deficiência na baixa quantidade de artigos que trabalhem com descrições dos verbos da taxonomia de Bloom em situações da área da saúde, principalmente no aspecto metacognitivo e na disponibilização de bancos de planos de aula com objetivos baseados na taxonomia de Bloom. Esperamos realizar a validação dessa versão da taxonomia de Bloom através da aplicação dos verbos em situações que serão avaliadas por professores de anatomia.INTRODUCTION: Human Anatomy has been one of the key pillars in the education of medical students for hundreds of years. In order to develop new methodologies and adapt existing ones, it is necessary to use tools that can facilitate the structuring of what is expected in the classroom. One tool that can assist in this purpose is Bloom's Taxonomy, which consists of a two-dimensional table that guides the use of verbs in defining educational objectives to be applied in the construction of curriculum components and lesson plans. OBJECTIVE: To designate the verbs from Bloom's Taxonomy that will be applied in the development of lesson plans for the human anatomy curriculum. METHODOLOGY: The proposal will be based on the established two-dimensional Bloom's Taxonomy table, with the allocation of verbs that are applicable to the context of human anatomy. The development of the lesson plans considers the acquisition of theoretical and practical knowledge and skills organized into categories of increasing complexity. RESULTS AND DISCUSSION: Twenty-four verbs were designated and allocated in the two-dimensional table, along with a description of the corresponding objectives, including examples of how they would be used in context. Three lesson plans were created, utilizing the strategies of interactive lectures, problem-based learning, and team-based learning, which are valid and already present in the Brazilian educational reality. These lesson plans included identification data, topic, general and specific objectives, content, methodological resources, teaching resources, assessment, and bibliography. Each lesson plan described the verbs to be employed and the purpose of their use, highlighting the relationship between Bloom's Taxonomy and the specific methodology, and what to expect and emphasize when designing educational objectives. CONCLUSIONS: The revised Bloom's Taxonomy is a tool used for the development of educational objectives. Based on it, a table was produced with verb suggestions that are applicable to situations that may arise in the context of human anatomy. This table serves as a reference for educators when initiating the development of objectives for a class, discipline, or educational activity. We identified a deficiency in the scarcity of articles that work with verb descriptions from Bloom's Taxonomy in healthcare situations, particularly in the metacognitive aspect and the availability of lesson plan databases based on Bloom's Taxonomy objectives. We hope to validate this version of Bloom's Taxonomy by applying the verbs in situations that will be evaluated by anatomy teachers.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ESTRUTURAL E FUNCIONALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASAnatomiaObjetivos educacionaisMétodos pedagógicosDefinição dos objetivos instrucionais da taxonomia de Bloom revisada no contexto da anatomia humanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDefinicaoobjetivosinstrucionais_Montello_2023.pdfapplication/pdf564277https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54771/1/Definicaoobjetivosinstrucionais_Montello_2023.pdf3389a198b72b71557fde3badf937ab2cMD51123456789/547712023-09-11 20:40:51.914oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54771Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-09-11T23:40:51Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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