Graphogame impact: phonemic awareness training and reading development

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Juliana Geizy Marques de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45581
Resumo: A aquisição da linguagem oral se dá de forma espontânea; entretanto, o aprendizado da leitura e da escrita apresenta determinadas especificidades. Sabe-se que as crianças necessitam de instrução formal clara e explícita para atingir o objetivo de compreender e escrever textos (Dehaene, 2020). Além disso, estudiosos como Berg (2003), Ehri (2005) e Chappell (2009) apontam que é necessário e primordial que os alunos tenham desenvolvido consciência fonológica e fonêmica antes que essa instrução formal aconteça. Por causa da busca pela ponte entre a neurociência e a educação, inúmeras tentativas de inovação tecnológica e de ensino baseado em evidências vêm ocorrendo; elas almejam diminuir possíveis lacunas de desenvolvimento entre os estudantes. A fim de investigar a relação entre o treino da consciência fonêmica e a o desenvolvimento de habilidades de leitura, desenvolvemos um estudo experimental com 34 crianças do Nível 5, 1° e 2º anos do Ensino Fundamental de duas escolas particulares localizadas em Natal-RN. Os participantes tinham entre 6 e 8 anos e fizeram parte de uma intervenção que durou 6 semanas. As crianças foram aleatoriamente divididas em 2 grupos distintos: o grupo de intervenção utilizou o jogo educacional GraphoGame, que busca auxiliar o desenvolvimento da consciência fonêmica durante o período de alfabetização; e o grupo controle ativo jogou o Vektor, um jogo educacional de matemática que não impacta diretamente o desenvolvimento da competência leitora. Os dois grupos assistiram às aulas ministradas na escola, seja de forma remota ou presencial. Em ambos os grupos foram aplicados testes antes e depois da intervenção com o objetivo de verificar a eficácia da utilização do jogo educacional GraphoGame. Resultados mostram uma tendência positiva do impacto do treino nas habilidades de leitura das crianças que jogaram GraphoGame no que se refere a acurácia de leitura de palavras.
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Além disso, estudiosos como Berg (2003), Ehri (2005) e Chappell (2009) apontam que é necessário e primordial que os alunos tenham desenvolvido consciência fonológica e fonêmica antes que essa instrução formal aconteça. Por causa da busca pela ponte entre a neurociência e a educação, inúmeras tentativas de inovação tecnológica e de ensino baseado em evidências vêm ocorrendo; elas almejam diminuir possíveis lacunas de desenvolvimento entre os estudantes. A fim de investigar a relação entre o treino da consciência fonêmica e a o desenvolvimento de habilidades de leitura, desenvolvemos um estudo experimental com 34 crianças do Nível 5, 1° e 2º anos do Ensino Fundamental de duas escolas particulares localizadas em Natal-RN. Os participantes tinham entre 6 e 8 anos e fizeram parte de uma intervenção que durou 6 semanas. As crianças foram aleatoriamente divididas em 2 grupos distintos: o grupo de intervenção utilizou o jogo educacional GraphoGame, que busca auxiliar o desenvolvimento da consciência fonêmica durante o período de alfabetização; e o grupo controle ativo jogou o Vektor, um jogo educacional de matemática que não impacta diretamente o desenvolvimento da competência leitora. Os dois grupos assistiram às aulas ministradas na escola, seja de forma remota ou presencial. Em ambos os grupos foram aplicados testes antes e depois da intervenção com o objetivo de verificar a eficácia da utilização do jogo educacional GraphoGame. Resultados mostram uma tendência positiva do impacto do treino nas habilidades de leitura das crianças que jogaram GraphoGame no que se refere a acurácia de leitura de palavras.The acquisition of oral language occurs spontaneously; learning to read and write, on the other hand, is different. Children need clear and explicit instruction to fully understand and write texts (Dehaene, 2020). Researchers, such as Berg (2003), Ehri (2005) and Chappell (2009), point out that it is necessary and essential that students have developed phonological and phonemic awareness before the formal instruction of reading takes place. Due to the debate over building a bridge between neuroscience and education, numerous attempts at technological innovation and evidence-based teaching have been made; their goal is to mitigate possible developmental gaps among the students. In order to investigate the relationship between phonemic awareness training and reading fluency, we developed an experimental study with 34 preschoolers, 1st and 2nd grade children from two different private schools located in Natal-RN. The participants were 6 to 8 years old and were part of an 6-week intervention. The children were randomly assigned into 3 distinct groups: the intervention group used the educational game GraphoGame, a supporting tool that helps phonemic awareness development during emerging literacy; the active control group played Vektor, a mathematics game that does not directly impact the development of any reading competence. Both groups attended regular classes at school, those being presential or online. In all groups, tests were applied before and after the intervention in order to verify the effectiveness of using the educational game GraphoGame. Results show a positive tendency training effect on word reading accuracy of children who participated in the intervention playing GraphoGame.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilConsciência fonêmicaAquisição da leituraGraphoGameLiteracia emergenteGraphogame impact: phonemic awareness training and reading developmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGraphogameimpactphonemic_Souza_2021.pdfapplication/pdf2061489https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45581/1/Graphogameimpactphonemic_Souza_2021.pdf4b2c722deffcc2b0226d5578bed27441MD51123456789/455812022-05-02 12:39:16.737oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45581Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:39:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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