Questões sociocientíficas (QSC) sobre agrotóxicos no ensino de ciências: contribuições para alfabetização científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Brunna Mayara Torres da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52299
Resumo: Nos últimos anos, o Brasil assiste a uma crescente liberação de agrotóxicos em seu território. Algumas dessas substâncias são totalmente inéditas no portfólio do país, o que dificulta ainda mais o entendimento de possíveis efeitos a curto, médio e longo prazo. Tal realidade traz à tona inúmeras reflexões e considerações importantes, principalmente voltadas para o ensino de Ciências nas escolas. Formar um estudante alfabetizado cientificamente e que consiga atuar e transformar as diversas dimensões de sua sociedade não é, de longe, uma tarefa simples, mas pode ser facilitada com o uso de Questões Sociocientíficas (QSC). Esta pesquisa apresenta como objetivos: 1) Planejar, aplicar e validar uma Sequência Didática Investigativa (SDI) envolvendo QSCs sobre agrotóxicos; 2) Analisar e avaliar como a utilização de QSCs sobre agrotóxicos pode colaborar para alfabetizar cientificamente os estudantes, auxiliando na reflexão crítica e na tomada de decisão. Seguindo a abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos (3 MP’s), a sequência didática foi aplicada em uma turma de 33 estudantes do ensino fundamental II (6º ano) de uma escola estadual em João Pessoa/PB. Os resultados inicialmente analisados por questionário de conhecimentos prévios, revelam o pouco (ou nenhum) conhecimento dos estudantes com os principais malefícios a curto e a longo prazo do uso desenfreado dos agrotóxicos, bem como da falta de argumentação e pensamento crítico sobre a temática. Após a aplicação da sequência didática, observa-se uma clara melhora no desempenho dos estudantes, principalmente na argumentação, oralidade e utilização de uma linguagem mais científica. Entende-se que o uso de QSC sobre agrotóxicos, neste caso, permitiu uma melhora significativa para a promoção da alfabetização científica destes estudantes, contribuindo para seu crescimento como cidadão crítico e atuante na sociedade atual.
id UFRN_965542587e8512d8b186a7fd46ee64da
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52299
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Brunna Mayara Torres dahttp://lattes.cnpq.br/1033377782678082https://orcid.org/0000-0002-1606-5015http://lattes.cnpq.br/2971840301895348Almeida, Elinei Araújo dehttps://orcid.org/0000-0003-1617-5641http://lattes.cnpq.br/3865714707038562Guimarães, Ivanise Cortez de SousaSodré Neto, LuizCosta, Ivaneide Alves Soares da2023-05-09T22:17:21Z2023-05-09T22:17:21Z2022-08-31SILVA, Brunna Mayara Torres da. Questões sociocientíficas (QSC) sobre agrotóxicos no ensino de ciências: contribuições para alfabetização científica. Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa. 2022. 196f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52299Nos últimos anos, o Brasil assiste a uma crescente liberação de agrotóxicos em seu território. Algumas dessas substâncias são totalmente inéditas no portfólio do país, o que dificulta ainda mais o entendimento de possíveis efeitos a curto, médio e longo prazo. Tal realidade traz à tona inúmeras reflexões e considerações importantes, principalmente voltadas para o ensino de Ciências nas escolas. Formar um estudante alfabetizado cientificamente e que consiga atuar e transformar as diversas dimensões de sua sociedade não é, de longe, uma tarefa simples, mas pode ser facilitada com o uso de Questões Sociocientíficas (QSC). Esta pesquisa apresenta como objetivos: 1) Planejar, aplicar e validar uma Sequência Didática Investigativa (SDI) envolvendo QSCs sobre agrotóxicos; 2) Analisar e avaliar como a utilização de QSCs sobre agrotóxicos pode colaborar para alfabetizar cientificamente os estudantes, auxiliando na reflexão crítica e na tomada de decisão. Seguindo a abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos (3 MP’s), a sequência didática foi aplicada em uma turma de 33 estudantes do ensino fundamental II (6º ano) de uma escola estadual em João Pessoa/PB. Os resultados inicialmente analisados por questionário de conhecimentos prévios, revelam o pouco (ou nenhum) conhecimento dos estudantes com os principais malefícios a curto e a longo prazo do uso desenfreado dos agrotóxicos, bem como da falta de argumentação e pensamento crítico sobre a temática. Após a aplicação da sequência didática, observa-se uma clara melhora no desempenho dos estudantes, principalmente na argumentação, oralidade e utilização de uma linguagem mais científica. Entende-se que o uso de QSC sobre agrotóxicos, neste caso, permitiu uma melhora significativa para a promoção da alfabetização científica destes estudantes, contribuindo para seu crescimento como cidadão crítico e atuante na sociedade atual.Brazil has watched a growing release of pesticides in its territory. Some of these substances are unpublished to the country's portfolio, which makes it even more difficult to understand possible effects in short, medium and long-term. Such reality brings to light countless reflections and important considerations, mainly focused on Science teaching in schools. Training a student scientifically who is able to act and transform the various dimensions of his society is by far not a simple task, but it can be facilitated with the use of Sociology-Scientific Questions (SSQ). That said, this research aims to: 1) Plan, apply and validate an Investigative Didactic Sequence (IDS) involving SSQ’s on pesticides; 2) Analyze and evaluate how the use of SSQ’s on pesticides can contribute to the scientific literacy of students, helping in critical reflection and decision making. Following the methodological approach of the Three Pedagogical Moments (3 MP's), the didactic sequence was applied in a class of 33 students of elementary school II (6th grade year) of a state school in João Pessoa/PB. The results, initially analyzed by a questionnaire of prior knowledge, reveal the little (or any) knowledge of the students with the main harms of the reinless use of pesticides in short and long-term, as well as the lack of argumentation and critical thinking on the subject. After the didactic sequence, there is a clear improvement in the student’s performance, especially in argumentation, orality and the use of a more scientific language. It is understood that the use of SSQ on pesticides, in this case, allowed a significant improvement in the promotion of scientific literacy of these students, contributing to their growth as a critical and active citizen in current’s society.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAPensamento críticoTrês momentos pedagógicosControvérsias científicasSequência didáticaQuestões sociocientíficas (QSC) sobre agrotóxicos no ensino de ciências: contribuições para alfabetização científicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALQuestoessociocientificasQSC_Silva_2022.pdfapplication/pdf21171786https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52299/1/QuestoessociocientificasQSC_Silva_2022.pdf784442fe16a4fbf44411915978f5c36eMD51123456789/522992023-05-09 19:18:00.138oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52299Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-05-09T22:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Questões sociocientíficas (QSC) sobre agrotóxicos no ensino de ciências: contribuições para alfabetização científica
title Questões sociocientíficas (QSC) sobre agrotóxicos no ensino de ciências: contribuições para alfabetização científica
spellingShingle Questões sociocientíficas (QSC) sobre agrotóxicos no ensino de ciências: contribuições para alfabetização científica
Silva, Brunna Mayara Torres da
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Pensamento crítico
Três momentos pedagógicos
Controvérsias científicas
Sequência didática
title_short Questões sociocientíficas (QSC) sobre agrotóxicos no ensino de ciências: contribuições para alfabetização científica
title_full Questões sociocientíficas (QSC) sobre agrotóxicos no ensino de ciências: contribuições para alfabetização científica
title_fullStr Questões sociocientíficas (QSC) sobre agrotóxicos no ensino de ciências: contribuições para alfabetização científica
title_full_unstemmed Questões sociocientíficas (QSC) sobre agrotóxicos no ensino de ciências: contribuições para alfabetização científica
title_sort Questões sociocientíficas (QSC) sobre agrotóxicos no ensino de ciências: contribuições para alfabetização científica
author Silva, Brunna Mayara Torres da
author_facet Silva, Brunna Mayara Torres da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1033377782678082
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1606-5015
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2971840301895348
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Almeida, Elinei Araújo de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1617-5641
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3865714707038562
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Sodré Neto, Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Brunna Mayara Torres da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Ivaneide Alves Soares da
contributor_str_mv Costa, Ivaneide Alves Soares da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Pensamento crítico
Três momentos pedagógicos
Controvérsias científicas
Sequência didática
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento crítico
Três momentos pedagógicos
Controvérsias científicas
Sequência didática
description Nos últimos anos, o Brasil assiste a uma crescente liberação de agrotóxicos em seu território. Algumas dessas substâncias são totalmente inéditas no portfólio do país, o que dificulta ainda mais o entendimento de possíveis efeitos a curto, médio e longo prazo. Tal realidade traz à tona inúmeras reflexões e considerações importantes, principalmente voltadas para o ensino de Ciências nas escolas. Formar um estudante alfabetizado cientificamente e que consiga atuar e transformar as diversas dimensões de sua sociedade não é, de longe, uma tarefa simples, mas pode ser facilitada com o uso de Questões Sociocientíficas (QSC). Esta pesquisa apresenta como objetivos: 1) Planejar, aplicar e validar uma Sequência Didática Investigativa (SDI) envolvendo QSCs sobre agrotóxicos; 2) Analisar e avaliar como a utilização de QSCs sobre agrotóxicos pode colaborar para alfabetizar cientificamente os estudantes, auxiliando na reflexão crítica e na tomada de decisão. Seguindo a abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos (3 MP’s), a sequência didática foi aplicada em uma turma de 33 estudantes do ensino fundamental II (6º ano) de uma escola estadual em João Pessoa/PB. Os resultados inicialmente analisados por questionário de conhecimentos prévios, revelam o pouco (ou nenhum) conhecimento dos estudantes com os principais malefícios a curto e a longo prazo do uso desenfreado dos agrotóxicos, bem como da falta de argumentação e pensamento crítico sobre a temática. Após a aplicação da sequência didática, observa-se uma clara melhora no desempenho dos estudantes, principalmente na argumentação, oralidade e utilização de uma linguagem mais científica. Entende-se que o uso de QSC sobre agrotóxicos, neste caso, permitiu uma melhora significativa para a promoção da alfabetização científica destes estudantes, contribuindo para seu crescimento como cidadão crítico e atuante na sociedade atual.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-09T22:17:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-09T22:17:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Brunna Mayara Torres da. Questões sociocientíficas (QSC) sobre agrotóxicos no ensino de ciências: contribuições para alfabetização científica. Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa. 2022. 196f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52299
identifier_str_mv SILVA, Brunna Mayara Torres da. Questões sociocientíficas (QSC) sobre agrotóxicos no ensino de ciências: contribuições para alfabetização científica. Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa. 2022. 196f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52299/1/QuestoessociocientificasQSC_Silva_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 784442fe16a4fbf44411915978f5c36e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832857671008256