A inclusão no ensino superior em música: um estudo com licenciandos com deficiência visual na EMUFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Mauricio Eslabão da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49065
Resumo: Essa pesquisa está centrada nos processos de inclusão de pessoas com deficiência visual no ensino superior da subárea da música. Teve como objetivo 1) Investigar aspectos que fazem os discentes se sentirem incluídos ou excluídos no curso de licenciatura em música da UFRN; 2) Conhecer mecanismos desenvolvidos pela instituição que afetam a inclusão dos discentes com deficiência visual. Dessa forma, tento compreender, a partir das perspectivas dos estudantes com deficiência visual matriculados na EMUFRN e dos gestores do Setor de Musicografia Braille e Apoio à Inclusão - SEMBRAIN, a inclusão de pessoas com deficiência visual na comunidade, nas atividades acadêmicas antes e durante a pandemia. Este trabalho está apoiado em autores que tratam da inclusão no ensino superior (MELO, 2013; TRAQUEIA, 2015; MARÇAL, 2013), e também em autores que abordam a inclusão de pessoas com deficiência visual no ensino superior em música (MELO, 2010; SILVA, 2013), contemplando ainda discussões que correlacionam estas áreas com o ensino remoto emergencial (MOREIRA et al., 2020; APPENZELLER et al., 2020; MOCELIN e MACHADO, 2020; SCHNEIDER e SCHNEIDER 2020). A metodologia utilizada neste trabalho foi pautada em uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo como método o estudo de caso. Como instrumentos de construção dos dados, utilizei entrevistas semiestruturadas com dois públicos-alvo: os estudantes com deficiência visual do Curso de Licenciatura em Música e profissionais que coordenam o Setor de Musicografia Braille e Apoio à Inclusão (SEMBRAIN), de modo a compreender como tem acontecido o processo de inclusão destes estudantes no ensino superior em música na EMUFRN. Como resultado podemos dizer que a EMUFRN e a UFRN têm buscado desenvolver mecanismos para incluir as pessoas com Necessidades Específicas em seus cursos regulares. E apesar de ainda não ser um processo inclusivo definitivo, existem avanços significativos que fazem a UFRN ser vista como uma universidade referência na luta pela inclusão. Acredita-se que este trabalho pode contribuir para que a inclusão das pessoas com deficiência visual aconteça de forma significativa, tomando como base os paradigmas sinalizados por este estudo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
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Dessa forma, tento compreender, a partir das perspectivas dos estudantes com deficiência visual matriculados na EMUFRN e dos gestores do Setor de Musicografia Braille e Apoio à Inclusão - SEMBRAIN, a inclusão de pessoas com deficiência visual na comunidade, nas atividades acadêmicas antes e durante a pandemia. Este trabalho está apoiado em autores que tratam da inclusão no ensino superior (MELO, 2013; TRAQUEIA, 2015; MARÇAL, 2013), e também em autores que abordam a inclusão de pessoas com deficiência visual no ensino superior em música (MELO, 2010; SILVA, 2013), contemplando ainda discussões que correlacionam estas áreas com o ensino remoto emergencial (MOREIRA et al., 2020; APPENZELLER et al., 2020; MOCELIN e MACHADO, 2020; SCHNEIDER e SCHNEIDER 2020). A metodologia utilizada neste trabalho foi pautada em uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo como método o estudo de caso. Como instrumentos de construção dos dados, utilizei entrevistas semiestruturadas com dois públicos-alvo: os estudantes com deficiência visual do Curso de Licenciatura em Música e profissionais que coordenam o Setor de Musicografia Braille e Apoio à Inclusão (SEMBRAIN), de modo a compreender como tem acontecido o processo de inclusão destes estudantes no ensino superior em música na EMUFRN. Como resultado podemos dizer que a EMUFRN e a UFRN têm buscado desenvolver mecanismos para incluir as pessoas com Necessidades Específicas em seus cursos regulares. E apesar de ainda não ser um processo inclusivo definitivo, existem avanços significativos que fazem a UFRN ser vista como uma universidade referência na luta pela inclusão. Acredita-se que este trabalho pode contribuir para que a inclusão das pessoas com deficiência visual aconteça de forma significativa, tomando como base os paradigmas sinalizados por este estudo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.This research is focused on the processes of inclusion of people with visual impairments in higher education in the subarea of music. Its objective was 1) to investigate aspects that make students feel included or excluded in the music degree course at UFRN; 2) Know mechanisms developed by the institution that affect the inclusion of students with visual impairments. In this way, I try to understand, from the perspectives of visually impaired students enrolled at EMUFRN and the managers of the Braille Musicography and Inclusion Support Sector - SEMBRAIN, the inclusion of visually impaired people in the community, in academic activities before and during pandemic. This work is supported by authors that deal with inclusion in higher education (MELO, 2013; TRAQUEIA, 2015; MARÇAL, 2013), and also by authors that address the inclusion of people with visual impairments in higher education in music (MELO, 2010; SILVA, 2013), including discussions that correlate these areas with emergency remote teaching (MOREIRA et al., 2020; APPENZELLER et al., 2020; MOCELIN and MACHADO, 2020; SCHNEIDER and SCHNEIDER 2020). The methodology used in this work was based on a qualitative research approach, using the case study method. As data construction instruments, I used semi-structured interviews with two target audiences: visually impaired students of the Music Degree Course and professionals who coordinate the Braille Musicography and Inclusion Support Sector (SEMBRAIN), in order to understand how it has the process of inclusion of these students in higher education in music at EMUFRN took place. As a result, we can say that EMUFRN and UFRN have sought to develop mechanisms to include people with Specific Needs in their regular courses. And despite not being a definitive inclusive process, there are significant advances that make UFRN to be seen as a reference university in the fight for inclusion. It is believed that this work can contribute to the inclusion of people with visual impairments to happen in a significant way, based on the paradigms signaled by this study at the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAInclusãoEnsino superior em músicaDeficiência visualA inclusão no ensino superior em música: um estudo com licenciandos com deficiência visual na EMUFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALInclusaoensinosuperior_Fonseca_2022.pdfapplication/pdf1064532https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49065/1/Inclusaoensinosuperior_Fonseca_2022.pdf515e6a22f31915518ba845f417a340aeMD51123456789/490652022-08-05 14:43:57.372oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49065Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-08-05T17:43:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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