Música e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Viva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Edibergon Varela
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21926
Resumo: A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EMUFRN, desde 2011, vem desenvolvendo o ensino musical com as pessoas com deficiência visual, por meio de ações de extensão universitária. Para tanto, a presente pesquisa objetivou identificar quais e como se dão os processos de aprendizagem musical dos alunos com deficiência visual no Projeto Esperança Viva. Para melhor compreensão do universo investigado, utilizou-se o estudo de caso e a entrevista semiestruturada. Para a realização da entrevista, escolheram-se quatro alunos do Projeto Esperança Viva, utilizando como critério de seleção dois alunos com cegueira e dois com baixa visão. Como resultado desta pesquisa, identificaram-se seis processos de aprendizagem musical: percepção musical, leitura musical, escrita musical, imitação/repetição, memorização e execução/prática instrumental, bem como os caminhos didáticos envolvidos nesses processos: estratégias, atividades, motivações, conhecimento prévio, diversidade de atividades e cooperação. Portanto, é importante salientar a necessidade de maiores investigações acerca do ensino-aprendizagem musical das pessoas com deficiência visual, objetivando ampliar as possibilidades de desenvolvimento musical desses alunos.
id UFRN_9ad13162fb458048b2c1fd8dfa6e248f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21926
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Bezerra, Edibergon VarelaSilva, Luzia Guacira dos SantosZattera, VilsonMendes, Jean Joubert Freitas2017-02-09T17:40:57Z2017-02-09T17:40:57Z2016-03-29BEZERRA, Edibergon Varela. Música e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Viva. 2016. 124f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21926A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EMUFRN, desde 2011, vem desenvolvendo o ensino musical com as pessoas com deficiência visual, por meio de ações de extensão universitária. Para tanto, a presente pesquisa objetivou identificar quais e como se dão os processos de aprendizagem musical dos alunos com deficiência visual no Projeto Esperança Viva. Para melhor compreensão do universo investigado, utilizou-se o estudo de caso e a entrevista semiestruturada. Para a realização da entrevista, escolheram-se quatro alunos do Projeto Esperança Viva, utilizando como critério de seleção dois alunos com cegueira e dois com baixa visão. Como resultado desta pesquisa, identificaram-se seis processos de aprendizagem musical: percepção musical, leitura musical, escrita musical, imitação/repetição, memorização e execução/prática instrumental, bem como os caminhos didáticos envolvidos nesses processos: estratégias, atividades, motivações, conhecimento prévio, diversidade de atividades e cooperação. Portanto, é importante salientar a necessidade de maiores investigações acerca do ensino-aprendizagem musical das pessoas com deficiência visual, objetivando ampliar as possibilidades de desenvolvimento musical desses alunos.The school of music of the Federal University of Rio Grande do Norte-EMUFRN, from 2011, has been developing the musical education to people with visual disabilities, through actions of University extension. To this end, the present research aimed to identify where and how to give the musical learning processes of students with visual impairments in the project hope alive. For better understanding of the universe investigated, the case study and the semi-structured interview. For the interview, chose four students of the project hope alive, using as a criterion for selecting two students with blindness and two with low vision. As a result of this research, identified six musical learning processes: music perception, music reading, musical writing, imitation/repetition, memorization and execution/instrumental practice, as well as educational pathways involved in these processes: strategies, activities, motivations, previous knowledge, diversity of activities and cooperation. Therefore, it is important to highlight the need for further investigation on the teaching and learning of music people with visual deficiency, in order to enlarge the possibilities of musical development of these students.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICADeficiência visualEducação musicalProcessos de aprendizagemMúsica e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Vivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEdibergonVarelaBezerra_DISSERT.pdfEdibergonVarelaBezerra_DISSERT.pdfapplication/pdf1837592https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21926/1/EdibergonVarelaBezerra_DISSERT.pdfd09152bc174d9d6ffc3988f4da36ca18MD51TEXTEdibergonVarelaBezerra_DISSERT.pdf.txtEdibergonVarelaBezerra_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain290273https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21926/4/EdibergonVarelaBezerra_DISSERT.pdf.txt9697c3349988b56bdc3e60be49f1dc83MD54THUMBNAILEdibergonVarelaBezerra_DISSERT.pdf.jpgEdibergonVarelaBezerra_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2249https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21926/5/EdibergonVarelaBezerra_DISSERT.pdf.jpg83648b6be1a56a578f87ffd0e87bf25aMD55123456789/219262017-11-03 19:29:48.346oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21926Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T22:29:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Música e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Viva
title Música e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Viva
spellingShingle Música e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Viva
Bezerra, Edibergon Varela
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Deficiência visual
Educação musical
Processos de aprendizagem
title_short Música e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Viva
title_full Música e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Viva
title_fullStr Música e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Viva
title_full_unstemmed Música e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Viva
title_sort Música e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Viva
author Bezerra, Edibergon Varela
author_facet Bezerra, Edibergon Varela
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva, Luzia Guacira dos Santos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Zattera, Vilson
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Edibergon Varela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Jean Joubert Freitas
contributor_str_mv Mendes, Jean Joubert Freitas
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Deficiência visual
Educação musical
Processos de aprendizagem
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência visual
Educação musical
Processos de aprendizagem
description A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EMUFRN, desde 2011, vem desenvolvendo o ensino musical com as pessoas com deficiência visual, por meio de ações de extensão universitária. Para tanto, a presente pesquisa objetivou identificar quais e como se dão os processos de aprendizagem musical dos alunos com deficiência visual no Projeto Esperança Viva. Para melhor compreensão do universo investigado, utilizou-se o estudo de caso e a entrevista semiestruturada. Para a realização da entrevista, escolheram-se quatro alunos do Projeto Esperança Viva, utilizando como critério de seleção dois alunos com cegueira e dois com baixa visão. Como resultado desta pesquisa, identificaram-se seis processos de aprendizagem musical: percepção musical, leitura musical, escrita musical, imitação/repetição, memorização e execução/prática instrumental, bem como os caminhos didáticos envolvidos nesses processos: estratégias, atividades, motivações, conhecimento prévio, diversidade de atividades e cooperação. Portanto, é importante salientar a necessidade de maiores investigações acerca do ensino-aprendizagem musical das pessoas com deficiência visual, objetivando ampliar as possibilidades de desenvolvimento musical desses alunos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-09T17:40:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-09T17:40:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BEZERRA, Edibergon Varela. Música e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Viva. 2016. 124f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21926
identifier_str_mv BEZERRA, Edibergon Varela. Música e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Viva. 2016. 124f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21926/1/EdibergonVarelaBezerra_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21926/4/EdibergonVarelaBezerra_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21926/5/EdibergonVarelaBezerra_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d09152bc174d9d6ffc3988f4da36ca18
9697c3349988b56bdc3e60be49f1dc83
83648b6be1a56a578f87ffd0e87bf25a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117904262496256