Literatura no ensino fundamental: o acesso pelo impresso e pelo digital
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25902 |
Resumo: | Estuda a interface entre a literatura impressa, a literatura impressa publicada no meio digital e a literatura eletrônica. O estudo tem como objetivo investigar as contribuições dos diferentes meios de leitura em que se apresenta a literatura: o livro e os meios digitais no ensino fundamental. A relevância do trabalho está na construção de conhecimentos sobre a relação entre literatura e os diferentes suportes e o seu ensino. Esse conhecimento permite o desenvolvimento de práticas de leitura e amplia as possibilidades de ensino da literatura em diferentes espaços da escola. A investigação teve como corpus 20 indivíduos de uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Natal/RN. A pesquisa é qualitativa com intervenção e constitui-se em quatro etapas: 1º acordos institucionais, a ecologia da escola; 2º o planejamento; 3º a intervenção e 4º a análise dos dados. Em relação aos instrumentos metodológicos usados, recorremos à entrevista e ao diário de campo. Como referencial teórico nos apoiamos em: Amarilha (2009), Bettelheim (2004), Bardin (2011), Bellei (2002), Candido (2012), Castells (2006), Chartier (1999), Chizzotti (2006), Coelho (2006) Culler (1999), Eco (2010), Graves e Graves (1995), Hayles (2009), Iser (1996), Jouve (2002), Lajolo (1982), Manguel (1997), Martins (2003), Moran (1997), Rettenmaier (2010), Santaella ( 2004), Sartre (1993), Sette (2005), Smith (2011), Thiollent (2000), Zilberman (2003), dentre outros. O trabalho permitiu aos sujeitos o contato com novas maneiras de ler e com novas formas de apreciação do texto literário, de modo que pudéssemos evidenciar as contribuições e a recepção dos sujeitos ao livro impresso e às modalidades digitais em que se apresenta a literatura. Concluímos que, não há superioridade entre os meios, mas sim, ambos agem de maneira solidária na formação de leitores. A leitura no livro impresso desperta o interesse pela leitura no suporte digital e vice-versa. |
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A relevância do trabalho está na construção de conhecimentos sobre a relação entre literatura e os diferentes suportes e o seu ensino. Esse conhecimento permite o desenvolvimento de práticas de leitura e amplia as possibilidades de ensino da literatura em diferentes espaços da escola. A investigação teve como corpus 20 indivíduos de uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Natal/RN. A pesquisa é qualitativa com intervenção e constitui-se em quatro etapas: 1º acordos institucionais, a ecologia da escola; 2º o planejamento; 3º a intervenção e 4º a análise dos dados. Em relação aos instrumentos metodológicos usados, recorremos à entrevista e ao diário de campo. Como referencial teórico nos apoiamos em: Amarilha (2009), Bettelheim (2004), Bardin (2011), Bellei (2002), Candido (2012), Castells (2006), Chartier (1999), Chizzotti (2006), Coelho (2006) Culler (1999), Eco (2010), Graves e Graves (1995), Hayles (2009), Iser (1996), Jouve (2002), Lajolo (1982), Manguel (1997), Martins (2003), Moran (1997), Rettenmaier (2010), Santaella ( 2004), Sartre (1993), Sette (2005), Smith (2011), Thiollent (2000), Zilberman (2003), dentre outros. O trabalho permitiu aos sujeitos o contato com novas maneiras de ler e com novas formas de apreciação do texto literário, de modo que pudéssemos evidenciar as contribuições e a recepção dos sujeitos ao livro impresso e às modalidades digitais em que se apresenta a literatura. Concluímos que, não há superioridade entre os meios, mas sim, ambos agem de maneira solidária na formação de leitores. A leitura no livro impresso desperta o interesse pela leitura no suporte digital e vice-versa.Estudia la interfaz entre el material impreso, material impreso publicado en los medios digitales y la literatura electrónica. El estudio tiene como objetivo investigar las aportaciones de las diferentes formas de lectura que presenta la literatura: el libro y los medios digitales en la escuela primaria. La relevancia de la obra está en la construcción del conocimiento sobre la relación entre la literatura y los diferentes medios de comunicación y su educación. Este conocimiento permite el desarrollo de las prácticas de lectura y amplía las oportunidades de enseñanza literatura en diferentes espacios de la escuela. La investigación tenía los corpus de 20 individuos de un grupo de quinto año de primaria en una escuela en el término municipal de Natal / RN. La investigación es cualitativa con la intervención y se constituye en cuatro pasos: 1 arreglos institucionales, la escuela de la ecología; Segundo planificación; 3 a 4 para la intervención y análisis de datos. En cuanto a las herramientas metodológicas utilizadas, se utilizó el diario entrevista y campo. Como soporte teórico con nosotros en: Amarilha (2009), Bettelheim (2004), Bardin (2011), Bellei (2002), Cándido (2012), Castells (2006), Chartier (1999), Chizzotti (2006), conejo (2006 ) Culler (1999), Eco (2010), Bajo y Contrabajo (1995), Hayles (2009), Iser (1996), Jouve (2002), Lajolo (1982), Manguel (1997), Martínez (2003), Moran ( 1997) Rettenmaier (2.010), Santaella (2004), Sartre (1993) Sette (2005), Smith (2011), Thiollent (2000), Zilberman (2003), entre otros. El trabajo permitió el tema con nuevas formas de leer y nuevas formas de apreciación del texto literario, por lo que podríamos destacar las contribuciones y sujeto a la recepción del libro impreso y los modos digitales como literatura presentada. Llegamos a la conclusión de que no hay superioridad entre los medios, pero ambos actuamos en solidaridad en la formación de lectores. La lectura en el libro impreso despierta interés por la lectura en soporte digital y viceversa.porLeituraLiteraturaInternet.Formação do leitorLivro digitalLiteratura no ensino fundamental: o acesso pelo impresso e pelo digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPrograma de pós-graduação em educaçãoUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLiteraturaEnsinoFundamental_Silva_2015.pdfLiteraturaEnsinoFundamental_Silva_2015.pdfapplication/pdf2112619https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25902/2/LiteraturaEnsinoFundamental_Silva_2015.pdf271718aadaaee96faf049d57aa8cb324MD52TEXTLiteraturaEnsinoFundamental_Silva_2015.pdf.txtLiteraturaEnsinoFundamental_Silva_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain351322https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25902/3/LiteraturaEnsinoFundamental_Silva_2015.pdf.txtb2c151e17c2a05ce0131ffc83d4f615aMD53THUMBNAILLiteraturaEnsinoFundamental_Silva_2015.pdf.jpgLiteraturaEnsinoFundamental_Silva_2015.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1722https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25902/4/LiteraturaEnsinoFundamental_Silva_2015.pdf.jpg8fca5b9fddfab62aac3ed1f21f516bcfMD54123456789/259022019-01-29 19:07:23.939oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25902Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-29T22:07:23Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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