Literatura no ensino fundamental: o acesso pelo impresso e pelo digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clemente, Vanessa Maria Da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25902
Resumo: Estuda a interface entre a literatura impressa, a literatura impressa publicada no meio digital e a literatura eletrônica. O estudo tem como objetivo investigar as contribuições dos diferentes meios de leitura em que se apresenta a literatura: o livro e os meios digitais no ensino fundamental. A relevância do trabalho está na construção de conhecimentos sobre a relação entre literatura e os diferentes suportes e o seu ensino. Esse conhecimento permite o desenvolvimento de práticas de leitura e amplia as possibilidades de ensino da literatura em diferentes espaços da escola. A investigação teve como corpus 20 indivíduos de uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Natal/RN. A pesquisa é qualitativa com intervenção e constitui-se em quatro etapas: 1º acordos institucionais, a ecologia da escola; 2º o planejamento; 3º a intervenção e 4º a análise dos dados. Em relação aos instrumentos metodológicos usados, recorremos à entrevista e ao diário de campo. Como referencial teórico nos apoiamos em: Amarilha (2009), Bettelheim (2004), Bardin (2011), Bellei (2002), Candido (2012), Castells (2006), Chartier (1999), Chizzotti (2006), Coelho (2006) Culler (1999), Eco (2010), Graves e Graves (1995), Hayles (2009), Iser (1996), Jouve (2002), Lajolo (1982), Manguel (1997), Martins (2003), Moran (1997), Rettenmaier (2010), Santaella ( 2004), Sartre (1993), Sette (2005), Smith (2011), Thiollent (2000), Zilberman (2003), dentre outros. O trabalho permitiu aos sujeitos o contato com novas maneiras de ler e com novas formas de apreciação do texto literário, de modo que pudéssemos evidenciar as contribuições e a recepção dos sujeitos ao livro impresso e às modalidades digitais em que se apresenta a literatura. Concluímos que, não há superioridade entre os meios, mas sim, ambos agem de maneira solidária na formação de leitores. A leitura no livro impresso desperta o interesse pela leitura no suporte digital e vice-versa.
id UFRN_977e9271104748d09f3729de7597a806
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25902
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Clemente, Vanessa Maria Da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7415412765980423Freitas, Alessandra Cardozo Dehttp://lattes.cnpq.br/4424220937257634Alves, José Hélder Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166Ferreira, Adir Luizhttp://lattes.cnpq.br/0341824719316863Dieb, Messias Holandahttp://lattes.cnpq.br/4729675669995125Amarilha, Marly2018-09-21T13:03:25Z2018-09-21T13:03:25Z2015-07-31CLEMENTE, Vanessa Maria da Silva. Literatura no ensino fundamental: o acesso pelo impresso e pelo digital. 2015. 186f. Dissertação (Mestrado Em Educação) - Centro De Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25902Estuda a interface entre a literatura impressa, a literatura impressa publicada no meio digital e a literatura eletrônica. O estudo tem como objetivo investigar as contribuições dos diferentes meios de leitura em que se apresenta a literatura: o livro e os meios digitais no ensino fundamental. A relevância do trabalho está na construção de conhecimentos sobre a relação entre literatura e os diferentes suportes e o seu ensino. Esse conhecimento permite o desenvolvimento de práticas de leitura e amplia as possibilidades de ensino da literatura em diferentes espaços da escola. A investigação teve como corpus 20 indivíduos de uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Natal/RN. A pesquisa é qualitativa com intervenção e constitui-se em quatro etapas: 1º acordos institucionais, a ecologia da escola; 2º o planejamento; 3º a intervenção e 4º a análise dos dados. Em relação aos instrumentos metodológicos usados, recorremos à entrevista e ao diário de campo. Como referencial teórico nos apoiamos em: Amarilha (2009), Bettelheim (2004), Bardin (2011), Bellei (2002), Candido (2012), Castells (2006), Chartier (1999), Chizzotti (2006), Coelho (2006) Culler (1999), Eco (2010), Graves e Graves (1995), Hayles (2009), Iser (1996), Jouve (2002), Lajolo (1982), Manguel (1997), Martins (2003), Moran (1997), Rettenmaier (2010), Santaella ( 2004), Sartre (1993), Sette (2005), Smith (2011), Thiollent (2000), Zilberman (2003), dentre outros. O trabalho permitiu aos sujeitos o contato com novas maneiras de ler e com novas formas de apreciação do texto literário, de modo que pudéssemos evidenciar as contribuições e a recepção dos sujeitos ao livro impresso e às modalidades digitais em que se apresenta a literatura. Concluímos que, não há superioridade entre os meios, mas sim, ambos agem de maneira solidária na formação de leitores. A leitura no livro impresso desperta o interesse pela leitura no suporte digital e vice-versa.Estudia la interfaz entre el material impreso, material impreso publicado en los medios digitales y la literatura electrónica. El estudio tiene como objetivo investigar las aportaciones de las diferentes formas de lectura que presenta la literatura: el libro y los medios digitales en la escuela primaria. La relevancia de la obra está en la construcción del conocimiento sobre la relación entre la literatura y los diferentes medios de comunicación y su educación. Este conocimiento permite el desarrollo de las prácticas de lectura y amplía las oportunidades de enseñanza literatura en diferentes espacios de la escuela. La investigación tenía los corpus de 20 individuos de un grupo de quinto año de primaria en una escuela en el término municipal de Natal / RN. La investigación es cualitativa con la intervención y se constituye en cuatro pasos: 1 arreglos institucionales, la escuela de la ecología; Segundo planificación; 3 a 4 para la intervención y análisis de datos. En cuanto a las herramientas metodológicas utilizadas, se utilizó el diario entrevista y campo. Como soporte teórico con nosotros en: Amarilha (2009), Bettelheim (2004), Bardin (2011), Bellei (2002), Cándido (2012), Castells (2006), Chartier (1999), Chizzotti (2006), conejo (2006 ) Culler (1999), Eco (2010), Bajo y Contrabajo (1995), Hayles (2009), Iser (1996), Jouve (2002), Lajolo (1982), Manguel (1997), Martínez (2003), Moran ( 1997) Rettenmaier (2.010), Santaella (2004), Sartre (1993) Sette (2005), Smith (2011), Thiollent (2000), Zilberman (2003), entre otros. El trabajo permitió el tema con nuevas formas de leer y nuevas formas de apreciación del texto literario, por lo que podríamos destacar las contribuciones y sujeto a la recepción del libro impreso y los modos digitales como literatura presentada. Llegamos a la conclusión de que no hay superioridad entre los medios, pero ambos actuamos en solidaridad en la formación de lectores. La lectura en el libro impreso despierta interés por la lectura en soporte digital y viceversa.porLeituraLiteraturaInternet.Formação do leitorLivro digitalLiteratura no ensino fundamental: o acesso pelo impresso e pelo digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPrograma de pós-graduação em educaçãoUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLiteraturaEnsinoFundamental_Silva_2015.pdfLiteraturaEnsinoFundamental_Silva_2015.pdfapplication/pdf2112619https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25902/2/LiteraturaEnsinoFundamental_Silva_2015.pdf271718aadaaee96faf049d57aa8cb324MD52TEXTLiteraturaEnsinoFundamental_Silva_2015.pdf.txtLiteraturaEnsinoFundamental_Silva_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain351322https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25902/3/LiteraturaEnsinoFundamental_Silva_2015.pdf.txtb2c151e17c2a05ce0131ffc83d4f615aMD53THUMBNAILLiteraturaEnsinoFundamental_Silva_2015.pdf.jpgLiteraturaEnsinoFundamental_Silva_2015.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1722https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25902/4/LiteraturaEnsinoFundamental_Silva_2015.pdf.jpg8fca5b9fddfab62aac3ed1f21f516bcfMD54123456789/259022019-01-29 19:07:23.939oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25902Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-29T22:07:23Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literatura no ensino fundamental: o acesso pelo impresso e pelo digital
title Literatura no ensino fundamental: o acesso pelo impresso e pelo digital
spellingShingle Literatura no ensino fundamental: o acesso pelo impresso e pelo digital
Clemente, Vanessa Maria Da Silva
Leitura
Literatura
Internet.
Formação do leitor
Livro digital
title_short Literatura no ensino fundamental: o acesso pelo impresso e pelo digital
title_full Literatura no ensino fundamental: o acesso pelo impresso e pelo digital
title_fullStr Literatura no ensino fundamental: o acesso pelo impresso e pelo digital
title_full_unstemmed Literatura no ensino fundamental: o acesso pelo impresso e pelo digital
title_sort Literatura no ensino fundamental: o acesso pelo impresso e pelo digital
author Clemente, Vanessa Maria Da Silva
author_facet Clemente, Vanessa Maria Da Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7415412765980423
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Freitas, Alessandra Cardozo De
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4424220937257634
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Alves, José Hélder Pinheiro
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2352905993796166
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Ferreira, Adir Luiz
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0341824719316863
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Dieb, Messias Holanda
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4729675669995125
dc.contributor.author.fl_str_mv Clemente, Vanessa Maria Da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amarilha, Marly
contributor_str_mv Amarilha, Marly
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Literatura
Internet.
Formação do leitor
Livro digital
topic Leitura
Literatura
Internet.
Formação do leitor
Livro digital
description Estuda a interface entre a literatura impressa, a literatura impressa publicada no meio digital e a literatura eletrônica. O estudo tem como objetivo investigar as contribuições dos diferentes meios de leitura em que se apresenta a literatura: o livro e os meios digitais no ensino fundamental. A relevância do trabalho está na construção de conhecimentos sobre a relação entre literatura e os diferentes suportes e o seu ensino. Esse conhecimento permite o desenvolvimento de práticas de leitura e amplia as possibilidades de ensino da literatura em diferentes espaços da escola. A investigação teve como corpus 20 indivíduos de uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Natal/RN. A pesquisa é qualitativa com intervenção e constitui-se em quatro etapas: 1º acordos institucionais, a ecologia da escola; 2º o planejamento; 3º a intervenção e 4º a análise dos dados. Em relação aos instrumentos metodológicos usados, recorremos à entrevista e ao diário de campo. Como referencial teórico nos apoiamos em: Amarilha (2009), Bettelheim (2004), Bardin (2011), Bellei (2002), Candido (2012), Castells (2006), Chartier (1999), Chizzotti (2006), Coelho (2006) Culler (1999), Eco (2010), Graves e Graves (1995), Hayles (2009), Iser (1996), Jouve (2002), Lajolo (1982), Manguel (1997), Martins (2003), Moran (1997), Rettenmaier (2010), Santaella ( 2004), Sartre (1993), Sette (2005), Smith (2011), Thiollent (2000), Zilberman (2003), dentre outros. O trabalho permitiu aos sujeitos o contato com novas maneiras de ler e com novas formas de apreciação do texto literário, de modo que pudéssemos evidenciar as contribuições e a recepção dos sujeitos ao livro impresso e às modalidades digitais em que se apresenta a literatura. Concluímos que, não há superioridade entre os meios, mas sim, ambos agem de maneira solidária na formação de leitores. A leitura no livro impresso desperta o interesse pela leitura no suporte digital e vice-versa.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-21T13:03:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-21T13:03:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CLEMENTE, Vanessa Maria da Silva. Literatura no ensino fundamental: o acesso pelo impresso e pelo digital. 2015. 186f. Dissertação (Mestrado Em Educação) - Centro De Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25902
identifier_str_mv CLEMENTE, Vanessa Maria da Silva. Literatura no ensino fundamental: o acesso pelo impresso e pelo digital. 2015. 186f. Dissertação (Mestrado Em Educação) - Centro De Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de pós-graduação em educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25902/2/LiteraturaEnsinoFundamental_Silva_2015.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25902/3/LiteraturaEnsinoFundamental_Silva_2015.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25902/4/LiteraturaEnsinoFundamental_Silva_2015.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 271718aadaaee96faf049d57aa8cb324
b2c151e17c2a05ce0131ffc83d4f615a
8fca5b9fddfab62aac3ed1f21f516bcf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117601541750784