A LITERATURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Gabriela Rodella
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bortolaci, Natália
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Literatura em debate
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2568
Resumo: Este artigo tem como objeto as relações entre a literatura e a formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O texto tem como objetivo defender e justificar a necessária presença de textos literários desde o começo do processo de alfabetização das crianças, apoiado na experiência prática da constituição de bibliotecas de sala, do desenvolvimento de círculos de leitura e da formação de comunidades leitoras na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Como perspectiva teórica, parte-se do conceito de prática cultural, de Roger Chartier, das relações entre oralidade e alfabetização, pensadas a partir de Claudemir Belintane, das comunidades leitoras, apoiadas em Marlène Lebrun, e da definição de literatura como direito e como organizadora do caos, desenvolvida por Antonio Candido.
id URI-1_553cbce230cb3179d11b2db8ed9bd15c
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/2568
network_acronym_str URI-1
network_name_str Literatura em debate
repository_id_str
spelling A LITERATURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULOEnsino de Literatura; LinguagensFormação de Leitores; Comunidade Leitora; Leitura LiteráriaEnsino de Literatura; Formação de Leitores; AlfabetizaçãoEste artigo tem como objeto as relações entre a literatura e a formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O texto tem como objetivo defender e justificar a necessária presença de textos literários desde o começo do processo de alfabetização das crianças, apoiado na experiência prática da constituição de bibliotecas de sala, do desenvolvimento de círculos de leitura e da formação de comunidades leitoras na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Como perspectiva teórica, parte-se do conceito de prática cultural, de Roger Chartier, das relações entre oralidade e alfabetização, pensadas a partir de Claudemir Belintane, das comunidades leitoras, apoiadas em Marlène Lebrun, e da definição de literatura como direito e como organizadora do caos, desenvolvida por Antonio Candido.Editora URI - Frederico Westphde Oliveira, Gabriela RodellaBortolaci, Natália2017-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográfica; Relato de prática de ensinoapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2568Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 99-113Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 99-1131982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2568/2280Direitos autorais 2017 Gabriela Rodella de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-21T19:09:34Zoai:ojs.200.203.105.109:article/2568Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-03-21T19:09:34Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv A LITERATURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
title A LITERATURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
spellingShingle A LITERATURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
de Oliveira, Gabriela Rodella
Ensino de Literatura; Linguagens
Formação de Leitores; Comunidade Leitora; Leitura Literária
Ensino de Literatura; Formação de Leitores; Alfabetização
title_short A LITERATURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
title_full A LITERATURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
title_fullStr A LITERATURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
title_full_unstemmed A LITERATURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
title_sort A LITERATURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
author de Oliveira, Gabriela Rodella
author_facet de Oliveira, Gabriela Rodella
Bortolaci, Natália
author_role author
author2 Bortolaci, Natália
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Gabriela Rodella
Bortolaci, Natália
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Literatura; Linguagens
Formação de Leitores; Comunidade Leitora; Leitura Literária
Ensino de Literatura; Formação de Leitores; Alfabetização
topic Ensino de Literatura; Linguagens
Formação de Leitores; Comunidade Leitora; Leitura Literária
Ensino de Literatura; Formação de Leitores; Alfabetização
description Este artigo tem como objeto as relações entre a literatura e a formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O texto tem como objetivo defender e justificar a necessária presença de textos literários desde o começo do processo de alfabetização das crianças, apoiado na experiência prática da constituição de bibliotecas de sala, do desenvolvimento de círculos de leitura e da formação de comunidades leitoras na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Como perspectiva teórica, parte-se do conceito de prática cultural, de Roger Chartier, das relações entre oralidade e alfabetização, pensadas a partir de Claudemir Belintane, das comunidades leitoras, apoiadas em Marlène Lebrun, e da definição de literatura como direito e como organizadora do caos, desenvolvida por Antonio Candido.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica; Relato de prática de ensino
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2568
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2568/2280
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Gabriela Rodella de Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Gabriela Rodella de Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
dc.source.none.fl_str_mv Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 99-113
Literatura em Debate; v. 11, n. 21 (2017): Leitura literária para crianças dentro e fora da escola; 99-113
1982-5625
-
reponame:Literatura em debate
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Literatura em debate
collection Literatura em debate
repository.name.fl_str_mv Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br
_version_ 1814253555148652544