Ensino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gleidson Felipe Justino da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45780
Resumo: Nesse estudo focalizamos a coautoria na leitura de literatura no Ensino Fundamental. Pressupomos que a coautoria potencializa a atitude responsiva do leitor no preenchimento de vazios, explorando a estrutura textual de modo inferencial. Nesse sentido, objetivamos evidenciar o processo de coautoria de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental ao texto literário. Especificamente, buscamos evidenciar de que modo se efetiva a participação leitora a partir da ação produtiva face à leitura literária; apreender os modos de identificação estética e posicionamento do leitor iniciante mediante sua contribuição à obra literária; e analisar como o leitor dá prosseguimento ao texto literário a partir do preenchimento dos vazios ficcionais. Nosso estudo é de natureza qualitativa com a prática de intervenção. Foi desenvolvido em uma escola pública estadual de Natal/RN-Brasil, tendo como sujeitos crianças de uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental, com idades entre 10 e 12 anos. Elegemos como referencial teórico os estudos de Amarilha (2012; 2013), Bakhtin (2011), Benjamin (1994), Culler (1999), Eco (1994; 2011), Jauss (1992; 1994; 2002), Iser (1996; 1999), Vigotsky (1998), Zilberman (1989) e Yunes (1995). O trabalho de campo abrangeu cinco sessões de leitura e de releitura de contos, estruturadas conforme a metodologia da andaimagem (GRAVES & GRAVES, 1995), que compreende as etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura. Nosso corpus é constituído pelas produções de desfechos elaborados pelos aprendizes em colaboração ao texto literário, tendo a análise de conteúdo como perspectiva de leitura de dados por meio da abordagem inferencial (BARDIN, 2011). Concluímos que a condição de coautor(a) é assumida pelos aprendizes por meio do preenchimento de vazios ficcionais e das contribuições inferenciais influenciadas pelas modalidades de identificação provocadas pelos textos.
id UFRN_98801d73edec46bf49c812e4e5d1f419
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45780
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Gleidson Felipe Justino dahttp://lattes.cnpq.br/3864231148793054http://lattes.cnpq.br/4424220937257634Freitas, Daniela Amaral Silvahttp://lattes.cnpq.br/9759014082994258Soares, Julio Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/8600246395844649Paiva, Maria Cristina Leandro dehttp://lattes.cnpq.br/5008583007971704Sampaio, Maria Lucia Pessoahttp://lattes.cnpq.br/1621513184843973Freitas, Alessandra Cardozo de2022-02-03T17:18:25Z2022-02-03T17:18:25Z2020-11-30SILVA, Gleidson Felipe Justino da. Ensino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamental. 2020. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45780Nesse estudo focalizamos a coautoria na leitura de literatura no Ensino Fundamental. Pressupomos que a coautoria potencializa a atitude responsiva do leitor no preenchimento de vazios, explorando a estrutura textual de modo inferencial. Nesse sentido, objetivamos evidenciar o processo de coautoria de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental ao texto literário. Especificamente, buscamos evidenciar de que modo se efetiva a participação leitora a partir da ação produtiva face à leitura literária; apreender os modos de identificação estética e posicionamento do leitor iniciante mediante sua contribuição à obra literária; e analisar como o leitor dá prosseguimento ao texto literário a partir do preenchimento dos vazios ficcionais. Nosso estudo é de natureza qualitativa com a prática de intervenção. Foi desenvolvido em uma escola pública estadual de Natal/RN-Brasil, tendo como sujeitos crianças de uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental, com idades entre 10 e 12 anos. Elegemos como referencial teórico os estudos de Amarilha (2012; 2013), Bakhtin (2011), Benjamin (1994), Culler (1999), Eco (1994; 2011), Jauss (1992; 1994; 2002), Iser (1996; 1999), Vigotsky (1998), Zilberman (1989) e Yunes (1995). O trabalho de campo abrangeu cinco sessões de leitura e de releitura de contos, estruturadas conforme a metodologia da andaimagem (GRAVES & GRAVES, 1995), que compreende as etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura. Nosso corpus é constituído pelas produções de desfechos elaborados pelos aprendizes em colaboração ao texto literário, tendo a análise de conteúdo como perspectiva de leitura de dados por meio da abordagem inferencial (BARDIN, 2011). Concluímos que a condição de coautor(a) é assumida pelos aprendizes por meio do preenchimento de vazios ficcionais e das contribuições inferenciais influenciadas pelas modalidades de identificação provocadas pelos textos.In this study we focus on co-authorship in the literature Reading in Elementary Education. We assume that co-authorship enhances the reader's responsive attitude in filling in the blanks, exploring the textual structure in an inferential way. In this sense, we intend to evidence the co-authorship process of elementary school children in relation to the literary text. Specifically, we seek to show how reading participation is effective based on productive action in relation to literary reading; apprehend the modes of aesthetic identification and positioning of the beginning reader through his contribution to the literary work; and to analyze how the reader proceeds with the literary text by filling in the fictional voids. Our study is of a qualitative nature with the practice of intervention. It was developed in a state public school in Natal/RN-Brazil, having as subjects children from a class of 5th grade of Elementary School, aged between 10 and 12 years. We choose as a theoretical reference the studies by Amarilha (2012; 2013), Bakhtin (2011), Benjamin (1994) (2001), Culler (1999), Eco (1994; 2011), Jauss (1992; 1994; 2002), Iser (1996; 1999), Vigotsky (1998), Zilberman (1989) and Yunes (1995). The fieldwork included five reading and retelling sessions, structured according to the methodology of scaffolding (GRAVES & GRAVES, 1995), which comprises the stages of pre-reading, reading and post-reading. Our corpus consists of the production of denouement prepared by the learners in collaboration with the literary text, with content analysis as a perspective of reading data through the inferential approach (BARDIN, 2011). We conclude that the condition of co-author is assumed by the apprentices through the filling of fictional voids and inferential contributions influenced by the identification modalities caused by the texts.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilEnsino de literaturaCoautoriaIdentificação estéticaLeitura de literaturaProdução inferencialEnsino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinoliteraturaassuncao_Silva_2020.pdfapplication/pdf2248400https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45780/1/Ensinoliteraturaassuncao_Silva_2020.pdf98e3589d5864b2ba139bac26c51dad3dMD51123456789/457802022-05-02 12:24:45.171oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45780Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:24:45Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamental
title Ensino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamental
spellingShingle Ensino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamental
Silva, Gleidson Felipe Justino da
Ensino de literatura
Coautoria
Identificação estética
Leitura de literatura
Produção inferencial
title_short Ensino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamental
title_full Ensino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamental
title_fullStr Ensino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamental
title_full_unstemmed Ensino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamental
title_sort Ensino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamental
author Silva, Gleidson Felipe Justino da
author_facet Silva, Gleidson Felipe Justino da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3864231148793054
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4424220937257634
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Freitas, Daniela Amaral Silva
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9759014082994258
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Soares, Julio Ribeiro
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8600246395844649
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Paiva, Maria Cristina Leandro de
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5008583007971704
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Sampaio, Maria Lucia Pessoa
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1621513184843973
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gleidson Felipe Justino da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Alessandra Cardozo de
contributor_str_mv Freitas, Alessandra Cardozo de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de literatura
Coautoria
Identificação estética
Leitura de literatura
Produção inferencial
topic Ensino de literatura
Coautoria
Identificação estética
Leitura de literatura
Produção inferencial
description Nesse estudo focalizamos a coautoria na leitura de literatura no Ensino Fundamental. Pressupomos que a coautoria potencializa a atitude responsiva do leitor no preenchimento de vazios, explorando a estrutura textual de modo inferencial. Nesse sentido, objetivamos evidenciar o processo de coautoria de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental ao texto literário. Especificamente, buscamos evidenciar de que modo se efetiva a participação leitora a partir da ação produtiva face à leitura literária; apreender os modos de identificação estética e posicionamento do leitor iniciante mediante sua contribuição à obra literária; e analisar como o leitor dá prosseguimento ao texto literário a partir do preenchimento dos vazios ficcionais. Nosso estudo é de natureza qualitativa com a prática de intervenção. Foi desenvolvido em uma escola pública estadual de Natal/RN-Brasil, tendo como sujeitos crianças de uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental, com idades entre 10 e 12 anos. Elegemos como referencial teórico os estudos de Amarilha (2012; 2013), Bakhtin (2011), Benjamin (1994), Culler (1999), Eco (1994; 2011), Jauss (1992; 1994; 2002), Iser (1996; 1999), Vigotsky (1998), Zilberman (1989) e Yunes (1995). O trabalho de campo abrangeu cinco sessões de leitura e de releitura de contos, estruturadas conforme a metodologia da andaimagem (GRAVES & GRAVES, 1995), que compreende as etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura. Nosso corpus é constituído pelas produções de desfechos elaborados pelos aprendizes em colaboração ao texto literário, tendo a análise de conteúdo como perspectiva de leitura de dados por meio da abordagem inferencial (BARDIN, 2011). Concluímos que a condição de coautor(a) é assumida pelos aprendizes por meio do preenchimento de vazios ficcionais e das contribuições inferenciais influenciadas pelas modalidades de identificação provocadas pelos textos.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-03T17:18:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-03T17:18:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Gleidson Felipe Justino da. Ensino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamental. 2020. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45780
identifier_str_mv SILVA, Gleidson Felipe Justino da. Ensino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamental. 2020. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45780/1/Ensinoliteraturaassuncao_Silva_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 98e3589d5864b2ba139bac26c51dad3d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117638389760000