Ensino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45780 |
Resumo: | Nesse estudo focalizamos a coautoria na leitura de literatura no Ensino Fundamental. Pressupomos que a coautoria potencializa a atitude responsiva do leitor no preenchimento de vazios, explorando a estrutura textual de modo inferencial. Nesse sentido, objetivamos evidenciar o processo de coautoria de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental ao texto literário. Especificamente, buscamos evidenciar de que modo se efetiva a participação leitora a partir da ação produtiva face à leitura literária; apreender os modos de identificação estética e posicionamento do leitor iniciante mediante sua contribuição à obra literária; e analisar como o leitor dá prosseguimento ao texto literário a partir do preenchimento dos vazios ficcionais. Nosso estudo é de natureza qualitativa com a prática de intervenção. Foi desenvolvido em uma escola pública estadual de Natal/RN-Brasil, tendo como sujeitos crianças de uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental, com idades entre 10 e 12 anos. Elegemos como referencial teórico os estudos de Amarilha (2012; 2013), Bakhtin (2011), Benjamin (1994), Culler (1999), Eco (1994; 2011), Jauss (1992; 1994; 2002), Iser (1996; 1999), Vigotsky (1998), Zilberman (1989) e Yunes (1995). O trabalho de campo abrangeu cinco sessões de leitura e de releitura de contos, estruturadas conforme a metodologia da andaimagem (GRAVES & GRAVES, 1995), que compreende as etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura. Nosso corpus é constituído pelas produções de desfechos elaborados pelos aprendizes em colaboração ao texto literário, tendo a análise de conteúdo como perspectiva de leitura de dados por meio da abordagem inferencial (BARDIN, 2011). Concluímos que a condição de coautor(a) é assumida pelos aprendizes por meio do preenchimento de vazios ficcionais e das contribuições inferenciais influenciadas pelas modalidades de identificação provocadas pelos textos. |
id |
UFRN_98801d73edec46bf49c812e4e5d1f419 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45780 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Gleidson Felipe Justino dahttp://lattes.cnpq.br/3864231148793054http://lattes.cnpq.br/4424220937257634Freitas, Daniela Amaral Silvahttp://lattes.cnpq.br/9759014082994258Soares, Julio Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/8600246395844649Paiva, Maria Cristina Leandro dehttp://lattes.cnpq.br/5008583007971704Sampaio, Maria Lucia Pessoahttp://lattes.cnpq.br/1621513184843973Freitas, Alessandra Cardozo de2022-02-03T17:18:25Z2022-02-03T17:18:25Z2020-11-30SILVA, Gleidson Felipe Justino da. Ensino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamental. 2020. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45780Nesse estudo focalizamos a coautoria na leitura de literatura no Ensino Fundamental. Pressupomos que a coautoria potencializa a atitude responsiva do leitor no preenchimento de vazios, explorando a estrutura textual de modo inferencial. Nesse sentido, objetivamos evidenciar o processo de coautoria de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental ao texto literário. Especificamente, buscamos evidenciar de que modo se efetiva a participação leitora a partir da ação produtiva face à leitura literária; apreender os modos de identificação estética e posicionamento do leitor iniciante mediante sua contribuição à obra literária; e analisar como o leitor dá prosseguimento ao texto literário a partir do preenchimento dos vazios ficcionais. Nosso estudo é de natureza qualitativa com a prática de intervenção. Foi desenvolvido em uma escola pública estadual de Natal/RN-Brasil, tendo como sujeitos crianças de uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental, com idades entre 10 e 12 anos. Elegemos como referencial teórico os estudos de Amarilha (2012; 2013), Bakhtin (2011), Benjamin (1994), Culler (1999), Eco (1994; 2011), Jauss (1992; 1994; 2002), Iser (1996; 1999), Vigotsky (1998), Zilberman (1989) e Yunes (1995). O trabalho de campo abrangeu cinco sessões de leitura e de releitura de contos, estruturadas conforme a metodologia da andaimagem (GRAVES & GRAVES, 1995), que compreende as etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura. Nosso corpus é constituído pelas produções de desfechos elaborados pelos aprendizes em colaboração ao texto literário, tendo a análise de conteúdo como perspectiva de leitura de dados por meio da abordagem inferencial (BARDIN, 2011). Concluímos que a condição de coautor(a) é assumida pelos aprendizes por meio do preenchimento de vazios ficcionais e das contribuições inferenciais influenciadas pelas modalidades de identificação provocadas pelos textos.In this study we focus on co-authorship in the literature Reading in Elementary Education. We assume that co-authorship enhances the reader's responsive attitude in filling in the blanks, exploring the textual structure in an inferential way. In this sense, we intend to evidence the co-authorship process of elementary school children in relation to the literary text. Specifically, we seek to show how reading participation is effective based on productive action in relation to literary reading; apprehend the modes of aesthetic identification and positioning of the beginning reader through his contribution to the literary work; and to analyze how the reader proceeds with the literary text by filling in the fictional voids. Our study is of a qualitative nature with the practice of intervention. It was developed in a state public school in Natal/RN-Brazil, having as subjects children from a class of 5th grade of Elementary School, aged between 10 and 12 years. We choose as a theoretical reference the studies by Amarilha (2012; 2013), Bakhtin (2011), Benjamin (1994) (2001), Culler (1999), Eco (1994; 2011), Jauss (1992; 1994; 2002), Iser (1996; 1999), Vigotsky (1998), Zilberman (1989) and Yunes (1995). The fieldwork included five reading and retelling sessions, structured according to the methodology of scaffolding (GRAVES & GRAVES, 1995), which comprises the stages of pre-reading, reading and post-reading. Our corpus consists of the production of denouement prepared by the learners in collaboration with the literary text, with content analysis as a perspective of reading data through the inferential approach (BARDIN, 2011). We conclude that the condition of co-author is assumed by the apprentices through the filling of fictional voids and inferential contributions influenced by the identification modalities caused by the texts.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilEnsino de literaturaCoautoriaIdentificação estéticaLeitura de literaturaProdução inferencialEnsino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinoliteraturaassuncao_Silva_2020.pdfapplication/pdf2248400https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45780/1/Ensinoliteraturaassuncao_Silva_2020.pdf98e3589d5864b2ba139bac26c51dad3dMD51123456789/457802022-05-02 12:24:45.171oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45780Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:24:45Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamental |
title |
Ensino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamental |
spellingShingle |
Ensino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamental Silva, Gleidson Felipe Justino da Ensino de literatura Coautoria Identificação estética Leitura de literatura Produção inferencial |
title_short |
Ensino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamental |
title_full |
Ensino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamental |
title_fullStr |
Ensino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Ensino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamental |
title_sort |
Ensino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamental |
author |
Silva, Gleidson Felipe Justino da |
author_facet |
Silva, Gleidson Felipe Justino da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3864231148793054 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4424220937257634 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Freitas, Daniela Amaral Silva |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9759014082994258 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Soares, Julio Ribeiro |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8600246395844649 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Paiva, Maria Cristina Leandro de |
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5008583007971704 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Sampaio, Maria Lucia Pessoa |
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1621513184843973 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gleidson Felipe Justino da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freitas, Alessandra Cardozo de |
contributor_str_mv |
Freitas, Alessandra Cardozo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de literatura Coautoria Identificação estética Leitura de literatura Produção inferencial |
topic |
Ensino de literatura Coautoria Identificação estética Leitura de literatura Produção inferencial |
description |
Nesse estudo focalizamos a coautoria na leitura de literatura no Ensino Fundamental. Pressupomos que a coautoria potencializa a atitude responsiva do leitor no preenchimento de vazios, explorando a estrutura textual de modo inferencial. Nesse sentido, objetivamos evidenciar o processo de coautoria de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental ao texto literário. Especificamente, buscamos evidenciar de que modo se efetiva a participação leitora a partir da ação produtiva face à leitura literária; apreender os modos de identificação estética e posicionamento do leitor iniciante mediante sua contribuição à obra literária; e analisar como o leitor dá prosseguimento ao texto literário a partir do preenchimento dos vazios ficcionais. Nosso estudo é de natureza qualitativa com a prática de intervenção. Foi desenvolvido em uma escola pública estadual de Natal/RN-Brasil, tendo como sujeitos crianças de uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental, com idades entre 10 e 12 anos. Elegemos como referencial teórico os estudos de Amarilha (2012; 2013), Bakhtin (2011), Benjamin (1994), Culler (1999), Eco (1994; 2011), Jauss (1992; 1994; 2002), Iser (1996; 1999), Vigotsky (1998), Zilberman (1989) e Yunes (1995). O trabalho de campo abrangeu cinco sessões de leitura e de releitura de contos, estruturadas conforme a metodologia da andaimagem (GRAVES & GRAVES, 1995), que compreende as etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura. Nosso corpus é constituído pelas produções de desfechos elaborados pelos aprendizes em colaboração ao texto literário, tendo a análise de conteúdo como perspectiva de leitura de dados por meio da abordagem inferencial (BARDIN, 2011). Concluímos que a condição de coautor(a) é assumida pelos aprendizes por meio do preenchimento de vazios ficcionais e das contribuições inferenciais influenciadas pelas modalidades de identificação provocadas pelos textos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-03T17:18:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-03T17:18:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Gleidson Felipe Justino da. Ensino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamental. 2020. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45780 |
identifier_str_mv |
SILVA, Gleidson Felipe Justino da. Ensino de literatura e a assunção da coautoria por aprendizes do ensino fundamental. 2020. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45780/1/Ensinoliteraturaassuncao_Silva_2020.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
98e3589d5864b2ba139bac26c51dad3d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832774497959936 |