Análise das inter-relações entre adoção de tecnologia sustentável, legitimidade e reputação no mercado, com base na teoria institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, André Luiz Vieira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50985
Resumo: A indústria do turismo continua a ser impactada por novas tecnologias. A tecnologia também é responsável por conectar a perspectiva sustentável ao uso inteligente de recursos, resultando no desenvolvimento da organização combinado ao macro desenvolvimento do turismo. Esta é uma lacuna a ser explorada, verificando a adoção de tecnologia sustentável pelo setor. A Teoria Institucional discute o isomorfismo como resultado das pressões/forças institucionais do ambiente institucional que podem afetar as organizações na adoção de algumas práticas e tem sido usada para explicar a adoção de tecnologias em vários setores da indústria, mas na literatura de turismo não foi considerada. O estudo tem uma abordagem qualitativa com diferentes técnicas de coleta de dados. A pesquisa utilizou como universo o setor de hospedagem. O primeiro passo foi o mapeamento de tecnologias sustentáveis utilizadas pelos estabelecimentos a fim de identificar aspectos relacionados ao ambiente institucional dos hotéis e sua utilização. A segunda etapa da pesquisa foi conduzir entrevistas com gerentes de hotéis para avaliar suas percepções e compreender as motivações que levam à adoção de STs e as principais pressões existentes. A terceira e última etapa consiste em analisar o ambiente virtual dos hotéis, utilizando como fontes de dados seus websites, anúncios em agências de viagens on-line e informações da mídia social. A triangulação de dados foi aplicada para gerar categorias de análise com a ajuda do software NVivo para organização e exploração de dados. Os resultados identificaram que o processo de legitimação das organizações pode ser alcançado através da reputação on-line. Além disso, foi destacado que a adoção de tecnologias sustentáveis ocorre principalmente pelo fator econômico no qual, de acordo com os dados, as questões ambientais parecem desconectadas e com relevância limitada para as práticas dos hotéis. O estudo contribui para o entendimento das forças institucionais nas organizações, sendo a teoria institucional uma alternativa entre os modelos tradicionais utilizados no turismo para analisar a adoção de tecnologias, neste caso, as sustentáveis.
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A tecnologia também é responsável por conectar a perspectiva sustentável ao uso inteligente de recursos, resultando no desenvolvimento da organização combinado ao macro desenvolvimento do turismo. Esta é uma lacuna a ser explorada, verificando a adoção de tecnologia sustentável pelo setor. A Teoria Institucional discute o isomorfismo como resultado das pressões/forças institucionais do ambiente institucional que podem afetar as organizações na adoção de algumas práticas e tem sido usada para explicar a adoção de tecnologias em vários setores da indústria, mas na literatura de turismo não foi considerada. O estudo tem uma abordagem qualitativa com diferentes técnicas de coleta de dados. A pesquisa utilizou como universo o setor de hospedagem. O primeiro passo foi o mapeamento de tecnologias sustentáveis utilizadas pelos estabelecimentos a fim de identificar aspectos relacionados ao ambiente institucional dos hotéis e sua utilização. A segunda etapa da pesquisa foi conduzir entrevistas com gerentes de hotéis para avaliar suas percepções e compreender as motivações que levam à adoção de STs e as principais pressões existentes. A terceira e última etapa consiste em analisar o ambiente virtual dos hotéis, utilizando como fontes de dados seus websites, anúncios em agências de viagens on-line e informações da mídia social. A triangulação de dados foi aplicada para gerar categorias de análise com a ajuda do software NVivo para organização e exploração de dados. Os resultados identificaram que o processo de legitimação das organizações pode ser alcançado através da reputação on-line. Além disso, foi destacado que a adoção de tecnologias sustentáveis ocorre principalmente pelo fator econômico no qual, de acordo com os dados, as questões ambientais parecem desconectadas e com relevância limitada para as práticas dos hotéis. O estudo contribui para o entendimento das forças institucionais nas organizações, sendo a teoria institucional uma alternativa entre os modelos tradicionais utilizados no turismo para analisar a adoção de tecnologias, neste caso, as sustentáveis.The tourism industry continues to be impacted by new technologies. Technology is also responsible for connecting the sustainable perspective to the intelligent use of resources, resulting in the development of the organization combined with the macro development of tourism. This is a gap to be explored as the industry adopts sustainable technology. Institutional Theory discusses isomorphism as a result of the institutional pressures/forces of the institutional environment that may affect organizations in adopting some practices and has been used to explain the adoption of technologies in various industry sectors, but in the tourism literature, it has not been considered. The study has a qualitative approach with multiple data collection techniques. The research used as universe the lodging sector. The first step was mapping sustainable technologies used by establishments in order to identify aspects related to the institutional environment of hotels and their use. The second step of the research consisted in conducting interviews with hotel managers to assess their perceptions and understand the motivations leading to the adoption of STs and the main existing pressures. Third and the last stage consists of analyzing the hotels' virtual environment, using their websites, online travel agency advertisements, and social media information as data sources. Data triangulation was applied to generate categories of analysis with the help of NVivo software for data organization and exploration. The results identified that the legitimization process of organizations can be achieved through online reputation. In addition, it was highlighted that the adoption of sustainable technologies occurs mainly by the economic factor in which, according to the data, environmental issues seem disconnected and with limited relevance to the hotels' practices. The study contributes to the understanding of institutional forces in organizations, with the institutional theory being an alternative among the traditional models used in tourism to analyze the adoption of technologies, in this case, sustainable ones.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOAdoção de tecnologias sustentáveisTeoria institucionalTurismoLegitimidadeAnálise das inter-relações entre adoção de tecnologia sustentável, legitimidade e reputação no mercado, com base na teoria institucionalAnalysis of inter-relations between sustainable technology adoption, legitimacy, and reputation in the market based on institutional theoryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaliseinterrelacoesentreadocao_Soares_2022.pdfapplication/pdf3868988https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50985/1/Analiseinterrelacoesentreadocao_Soares_2022.pdf900499f64e6c2f7a8896f30337d9815bMD51123456789/509852023-01-18 14:15:32.202oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50985Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-18T17:15:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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