Formação em Direitos Humanos no ensino de História: diálogos entre a escola e uma sociedade polarizada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27184 |
Resumo: | O processo de redemocratização no pós-ditadura no Brasil imprimiu uma constante ampliação dos direitos humanos. Acompanhado de uma nova reforma na legislação educacional, a escola passou a ser essencial na construção de uma conscientização sobre o tema. Neste sentido, o Ensino de História se constitui como espaço central para reflexão e a implementação dessas diretrizes. Apesar dos avanços, o Brasil sofre atualmente com questionamentos sobre a importância e a legitimidade do tema em nossa sociedade. Trata-se do maior ataque aos direitos humanos desde Ditadura Militar. Por isso, a partir de uma reflexão sobre legislação pertinente e com o uso de metodologia qualitativa, procedeu-se a aplicação de pesquisa sobre a percepção que os alunos da Ecit Prefeito Oswaldo Pessoa possuíam a respeito dos direitos humanos como forma de diagnóstico inicial. A partir dos resultados desta pesquisa propõe-se uma intervenção na construção de uma cultura em direitos humanos, através do Ensino de História. Como uma das intervenções na escola, organizamos uma palestra sobre as violações ocorridas na Paraíba com o presidente da Comissão Estadual da Memória e da Verdade no Estado da Paraíba. Desse modo, o audiovisual presente no produto desta pesquisa foi fruto das entrevistas sobre a percepção dos alunos e da palestra sobre o tema. Voltado para a área, tem objetivo de servir como subsídio para efetivação e consolidação dos direitos humanos na escola pública. |
id |
UFRN_9ada828710a298b9abc7230a851fb8e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27184 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Falcão, Osvaldo SantosVargas Netto, Sebastião Leal FerreiraSpinosa, VanessaNunes, Paulo Giovani AntoninoCarvalho, Haroldo Loguercio2019-06-10T20:47:53Z2019-06-10T20:47:53Z2019-02-16FALCÃO, Osvaldo Santos. Formação em Direitos Humanos no ensino de História: diálogos entre a escola e uma sociedade polarizada. 2019. 96f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27184O processo de redemocratização no pós-ditadura no Brasil imprimiu uma constante ampliação dos direitos humanos. Acompanhado de uma nova reforma na legislação educacional, a escola passou a ser essencial na construção de uma conscientização sobre o tema. Neste sentido, o Ensino de História se constitui como espaço central para reflexão e a implementação dessas diretrizes. Apesar dos avanços, o Brasil sofre atualmente com questionamentos sobre a importância e a legitimidade do tema em nossa sociedade. Trata-se do maior ataque aos direitos humanos desde Ditadura Militar. Por isso, a partir de uma reflexão sobre legislação pertinente e com o uso de metodologia qualitativa, procedeu-se a aplicação de pesquisa sobre a percepção que os alunos da Ecit Prefeito Oswaldo Pessoa possuíam a respeito dos direitos humanos como forma de diagnóstico inicial. A partir dos resultados desta pesquisa propõe-se uma intervenção na construção de uma cultura em direitos humanos, através do Ensino de História. Como uma das intervenções na escola, organizamos uma palestra sobre as violações ocorridas na Paraíba com o presidente da Comissão Estadual da Memória e da Verdade no Estado da Paraíba. Desse modo, o audiovisual presente no produto desta pesquisa foi fruto das entrevistas sobre a percepção dos alunos e da palestra sobre o tema. Voltado para a área, tem objetivo de servir como subsídio para efetivação e consolidação dos direitos humanos na escola pública.The process of re-democratization post-dictatorship in Brazil has produced a constant expansion of human rights. Accompanied by updates in educational legislation, the school became essential in developing a culture on the topic. Therefore, History teaching constitutes a crucial space for reflection and the implementation of these guidelines. Despite these advances, Brazil is constantly being questioned about the importance and legitimacy of dictatorship in our society. This is the biggest attack on human rights since such period. Thus, from a reflection on pertinent legislation and the use of qualitative methodology, the present research aimed to assess the perception that students of Ecit Prefeito Oswaldo Pessoa have regarding human rights as a form of initial diagnosis. Based on the results, I proposed an intervention about the construction of a culture in human rights, through the teaching of History. As one of the interventions in the school, we organized a lecture about the violations that occurred in Paraíba, with the participation of the president of the State Commission of Memory and Truth in the Federal State of Paraíba. Hence, the audio-visual used in this research was derived from interviews about the students' perception and the lecture about the theme. In this area, it aims to serve as a support for the implementation and consolidation of human rights in public schools.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAEnsino de HistóriaDireito humanosLegislação educacionalEscola públicaFormação em Direitos Humanos no ensino de História: diálogos entre a escola e uma sociedade polarizadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFormaçãodireitoshumanos_Falcão_2019.pdfapplication/pdf1914073https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27184/1/Forma%c3%a7%c3%a3odireitoshumanos_Falc%c3%a3o_2019.pdf8a7db372b0cf9ebb473b6ebf1d1317a7MD51TEXTFormaçãodireitoshumanos_Falcão_2019.pdf.txtFormaçãodireitoshumanos_Falcão_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain220297https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27184/2/Forma%c3%a7%c3%a3odireitoshumanos_Falc%c3%a3o_2019.pdf.txta384691146c50ab0e00834d75679a6b5MD52THUMBNAILFormaçãodireitoshumanos_Falcão_2019.pdf.jpgFormaçãodireitoshumanos_Falcão_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1252https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27184/3/Forma%c3%a7%c3%a3odireitoshumanos_Falc%c3%a3o_2019.pdf.jpg8376e5b14a6c00f5dcdcd792fdce0c8aMD53123456789/271842019-06-16 02:23:22.18oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27184Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-16T05:23:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação em Direitos Humanos no ensino de História: diálogos entre a escola e uma sociedade polarizada |
title |
Formação em Direitos Humanos no ensino de História: diálogos entre a escola e uma sociedade polarizada |
spellingShingle |
Formação em Direitos Humanos no ensino de História: diálogos entre a escola e uma sociedade polarizada Falcão, Osvaldo Santos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Ensino de História Direito humanos Legislação educacional Escola pública |
title_short |
Formação em Direitos Humanos no ensino de História: diálogos entre a escola e uma sociedade polarizada |
title_full |
Formação em Direitos Humanos no ensino de História: diálogos entre a escola e uma sociedade polarizada |
title_fullStr |
Formação em Direitos Humanos no ensino de História: diálogos entre a escola e uma sociedade polarizada |
title_full_unstemmed |
Formação em Direitos Humanos no ensino de História: diálogos entre a escola e uma sociedade polarizada |
title_sort |
Formação em Direitos Humanos no ensino de História: diálogos entre a escola e uma sociedade polarizada |
author |
Falcão, Osvaldo Santos |
author_facet |
Falcão, Osvaldo Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Vargas Netto, Sebastião Leal Ferreira |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Spinosa, Vanessa |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Nunes, Paulo Giovani Antonino |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falcão, Osvaldo Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Haroldo Loguercio |
contributor_str_mv |
Carvalho, Haroldo Loguercio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Ensino de História Direito humanos Legislação educacional Escola pública |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Direito humanos Legislação educacional Escola pública |
description |
O processo de redemocratização no pós-ditadura no Brasil imprimiu uma constante ampliação dos direitos humanos. Acompanhado de uma nova reforma na legislação educacional, a escola passou a ser essencial na construção de uma conscientização sobre o tema. Neste sentido, o Ensino de História se constitui como espaço central para reflexão e a implementação dessas diretrizes. Apesar dos avanços, o Brasil sofre atualmente com questionamentos sobre a importância e a legitimidade do tema em nossa sociedade. Trata-se do maior ataque aos direitos humanos desde Ditadura Militar. Por isso, a partir de uma reflexão sobre legislação pertinente e com o uso de metodologia qualitativa, procedeu-se a aplicação de pesquisa sobre a percepção que os alunos da Ecit Prefeito Oswaldo Pessoa possuíam a respeito dos direitos humanos como forma de diagnóstico inicial. A partir dos resultados desta pesquisa propõe-se uma intervenção na construção de uma cultura em direitos humanos, através do Ensino de História. Como uma das intervenções na escola, organizamos uma palestra sobre as violações ocorridas na Paraíba com o presidente da Comissão Estadual da Memória e da Verdade no Estado da Paraíba. Desse modo, o audiovisual presente no produto desta pesquisa foi fruto das entrevistas sobre a percepção dos alunos e da palestra sobre o tema. Voltado para a área, tem objetivo de servir como subsídio para efetivação e consolidação dos direitos humanos na escola pública. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-10T20:47:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-06-10T20:47:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FALCÃO, Osvaldo Santos. Formação em Direitos Humanos no ensino de História: diálogos entre a escola e uma sociedade polarizada. 2019. 96f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27184 |
identifier_str_mv |
FALCÃO, Osvaldo Santos. Formação em Direitos Humanos no ensino de História: diálogos entre a escola e uma sociedade polarizada. 2019. 96f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27184/1/Forma%c3%a7%c3%a3odireitoshumanos_Falc%c3%a3o_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27184/2/Forma%c3%a7%c3%a3odireitoshumanos_Falc%c3%a3o_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27184/3/Forma%c3%a7%c3%a3odireitoshumanos_Falc%c3%a3o_2019.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a7db372b0cf9ebb473b6ebf1d1317a7 a384691146c50ab0e00834d75679a6b5 8376e5b14a6c00f5dcdcd792fdce0c8a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117666302853120 |