Corpos que falam: os olhares dos docentes e dos alunos surdos acerca da inclusão nas aulas de educação física do ensino médio do IFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tabosa, Marcilene França da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29178
Resumo: Na presente pesquisa tratamos da inclusão no contexto educacional – inclusão essa que considera as necessidades educativas e defende os direitos de todos os alunos com deficiência/diferença ao conhecimento, tendo suas competências e aprendizagem contemplada. Nosso objetivo foi analisar as concepções dos professores e dos alunos surdos em relação inclusão nas aulas de Educação Física do Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Nos apropriamos como metodologia da abordagem qualitativa e, na tentativa de atender aos propósitos da pesquisa, assumimos como procedimentos metodológicos o estudo de caso, por se tratar de um caso único e singular (YIN, 2008) com aspectosrelevantes para a realização da pesquisa. Optou-se por utilizar para a análise dos dados o emprego da análise de conteúdo e buscamos em Bardin (2008) e Câmara (2013) o nosso referencial teórico. Os resultados demonstram que os olhares docente e discente apontam para um contexto escolar ainda em processo inclusivo, o qual se nota a tentativa docente de incluir os alunos com deficiência/diferença, e dos alunos de observar o empenho desses professores em incluí-los nas aulas – consequência da presença dos alunos com deficiência/diferença ser mais evidente atualmente no ensino regular, o que faz com que os docentes percebam a urgência de promover transformações metodológicas em suas aulas, se adaptando ao novo contexto da Instituição. A partir das reflexões sobre as análises realizadas, constatamos que os docentes concebiam seus olhares e suas construções e conceitos sobre a inclusão de maneira divergentes, visto que esses olhares apontam para as marcas de suas histórias de vida, experiências, aprendizagens e suas vivências ao longo da trajetória de trabalho como docentes. Já os alunos com surdez, em seus olhares em relação a inclusão, nos revelaram suas dificuldades de compreensão dos conteúdos, a necessidade de adaptações metodológicas e a importância do profissional Intérprete na disciplina de Educação Física.
id UFRN_9b45ff1ebd3460c27442f80862b42d00
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29178
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Tabosa, Marcilene França da SilvaSantos, Antonio de Pádua dosMelo, José Pereira deSilva, Maria Eleni Henrique daFonseca, Michele Pereira de Souza daDias, Maria Aparecida2020-06-08T23:19:06Z2020-06-08T23:19:06Z2019-09-30TABOSA, Marcilene França da Silva. Corpos que falam: os olhares dos docentes e dos alunos surdos acerca da inclusão nas aulas de educação física do ensino médio do IFRN. 2019. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29178Na presente pesquisa tratamos da inclusão no contexto educacional – inclusão essa que considera as necessidades educativas e defende os direitos de todos os alunos com deficiência/diferença ao conhecimento, tendo suas competências e aprendizagem contemplada. Nosso objetivo foi analisar as concepções dos professores e dos alunos surdos em relação inclusão nas aulas de Educação Física do Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Nos apropriamos como metodologia da abordagem qualitativa e, na tentativa de atender aos propósitos da pesquisa, assumimos como procedimentos metodológicos o estudo de caso, por se tratar de um caso único e singular (YIN, 2008) com aspectosrelevantes para a realização da pesquisa. Optou-se por utilizar para a análise dos dados o emprego da análise de conteúdo e buscamos em Bardin (2008) e Câmara (2013) o nosso referencial teórico. Os resultados demonstram que os olhares docente e discente apontam para um contexto escolar ainda em processo inclusivo, o qual se nota a tentativa docente de incluir os alunos com deficiência/diferença, e dos alunos de observar o empenho desses professores em incluí-los nas aulas – consequência da presença dos alunos com deficiência/diferença ser mais evidente atualmente no ensino regular, o que faz com que os docentes percebam a urgência de promover transformações metodológicas em suas aulas, se adaptando ao novo contexto da Instituição. A partir das reflexões sobre as análises realizadas, constatamos que os docentes concebiam seus olhares e suas construções e conceitos sobre a inclusão de maneira divergentes, visto que esses olhares apontam para as marcas de suas histórias de vida, experiências, aprendizagens e suas vivências ao longo da trajetória de trabalho como docentes. Já os alunos com surdez, em seus olhares em relação a inclusão, nos revelaram suas dificuldades de compreensão dos conteúdos, a necessidade de adaptações metodológicas e a importância do profissional Intérprete na disciplina de Educação Física.In the present study we treat the inclusion in the educational context – an inclusion that considers educational needs and defends the rights of all students with disabilities/differences to knowledge, with their skills and learning contemplated. Our objective was to analyze the conceptions of teachers and deaf students in relation to inclusion in high school physical education classes at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). We appropriate as a methodology the qualitative approach and, in an attempt to meet the research purposes, we assume the case study as methodological procedures, as it is a unique and singular case (YIN, 2008) with relevant aspects for the research. We opted to use content analysis for data analysis and in Bardin (2008) and Câmara (2013) we sought our theoretical framework. The results demonstrate that the faculty and students views point to a school context still in an inclusive process, which shows the faculty attempt to include students with disabilities/differences, and of the students to observe these teachers' efforts to include them in classes – consequence of the presence of students with disabilities/differences being more evident today in regular education, which makesteachersrealize the urgency of promoting methodological changes in their classes, adapting to the new context of the institution. From the reflections on the analyzes carried out, we found that teachers conceived their views and their constructions and concepts about inclusion in different ways, since these looks point to the marks of their life stories, experiences, learning and their experiences along the work trajectory as teachers. While the students with deafness in their looks in relation to inclusion, revealed their difficulties in understanding the content, the need for methodological adaptations and the importance of the professional Interpreter in the discipline of Physical Education.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação FísicaInclusãoSurdezEnsino MédioCorpos que falam: os olhares dos docentes e dos alunos surdos acerca da inclusão nas aulas de educação física do ensino médio do IFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCorposquefalam_Tabosa_2019.pdfapplication/pdf1453634https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29178/1/Corposquefalam_Tabosa_2019.pdf82b8328dd9c465410737e33a70bff4bdMD51TEXTCorposquefalam_Tabosa_2019.pdf.txtCorposquefalam_Tabosa_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain290738https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29178/2/Corposquefalam_Tabosa_2019.pdf.txt90b50b40b7d3e9407a0e56c36b983d39MD52THUMBNAILCorposquefalam_Tabosa_2019.pdf.jpgCorposquefalam_Tabosa_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1212https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29178/3/Corposquefalam_Tabosa_2019.pdf.jpge63054c6bf0710976b218ffddb6c3cebMD53123456789/291782020-06-14 04:38:27.279oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29178Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-06-14T07:38:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpos que falam: os olhares dos docentes e dos alunos surdos acerca da inclusão nas aulas de educação física do ensino médio do IFRN
title Corpos que falam: os olhares dos docentes e dos alunos surdos acerca da inclusão nas aulas de educação física do ensino médio do IFRN
spellingShingle Corpos que falam: os olhares dos docentes e dos alunos surdos acerca da inclusão nas aulas de educação física do ensino médio do IFRN
Tabosa, Marcilene França da Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação Física
Inclusão
Surdez
Ensino Médio
title_short Corpos que falam: os olhares dos docentes e dos alunos surdos acerca da inclusão nas aulas de educação física do ensino médio do IFRN
title_full Corpos que falam: os olhares dos docentes e dos alunos surdos acerca da inclusão nas aulas de educação física do ensino médio do IFRN
title_fullStr Corpos que falam: os olhares dos docentes e dos alunos surdos acerca da inclusão nas aulas de educação física do ensino médio do IFRN
title_full_unstemmed Corpos que falam: os olhares dos docentes e dos alunos surdos acerca da inclusão nas aulas de educação física do ensino médio do IFRN
title_sort Corpos que falam: os olhares dos docentes e dos alunos surdos acerca da inclusão nas aulas de educação física do ensino médio do IFRN
author Tabosa, Marcilene França da Silva
author_facet Tabosa, Marcilene França da Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Antonio de Pádua dos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Melo, José Pereira de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Maria Eleni Henrique da
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Fonseca, Michele Pereira de Souza da
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Tabosa, Marcilene França da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Maria Aparecida
contributor_str_mv Dias, Maria Aparecida
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação Física
Inclusão
Surdez
Ensino Médio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Inclusão
Surdez
Ensino Médio
description Na presente pesquisa tratamos da inclusão no contexto educacional – inclusão essa que considera as necessidades educativas e defende os direitos de todos os alunos com deficiência/diferença ao conhecimento, tendo suas competências e aprendizagem contemplada. Nosso objetivo foi analisar as concepções dos professores e dos alunos surdos em relação inclusão nas aulas de Educação Física do Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Nos apropriamos como metodologia da abordagem qualitativa e, na tentativa de atender aos propósitos da pesquisa, assumimos como procedimentos metodológicos o estudo de caso, por se tratar de um caso único e singular (YIN, 2008) com aspectosrelevantes para a realização da pesquisa. Optou-se por utilizar para a análise dos dados o emprego da análise de conteúdo e buscamos em Bardin (2008) e Câmara (2013) o nosso referencial teórico. Os resultados demonstram que os olhares docente e discente apontam para um contexto escolar ainda em processo inclusivo, o qual se nota a tentativa docente de incluir os alunos com deficiência/diferença, e dos alunos de observar o empenho desses professores em incluí-los nas aulas – consequência da presença dos alunos com deficiência/diferença ser mais evidente atualmente no ensino regular, o que faz com que os docentes percebam a urgência de promover transformações metodológicas em suas aulas, se adaptando ao novo contexto da Instituição. A partir das reflexões sobre as análises realizadas, constatamos que os docentes concebiam seus olhares e suas construções e conceitos sobre a inclusão de maneira divergentes, visto que esses olhares apontam para as marcas de suas histórias de vida, experiências, aprendizagens e suas vivências ao longo da trajetória de trabalho como docentes. Já os alunos com surdez, em seus olhares em relação a inclusão, nos revelaram suas dificuldades de compreensão dos conteúdos, a necessidade de adaptações metodológicas e a importância do profissional Intérprete na disciplina de Educação Física.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-09-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-08T23:19:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-08T23:19:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TABOSA, Marcilene França da Silva. Corpos que falam: os olhares dos docentes e dos alunos surdos acerca da inclusão nas aulas de educação física do ensino médio do IFRN. 2019. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29178
identifier_str_mv TABOSA, Marcilene França da Silva. Corpos que falam: os olhares dos docentes e dos alunos surdos acerca da inclusão nas aulas de educação física do ensino médio do IFRN. 2019. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29178/1/Corposquefalam_Tabosa_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29178/2/Corposquefalam_Tabosa_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29178/3/Corposquefalam_Tabosa_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 82b8328dd9c465410737e33a70bff4bd
90b50b40b7d3e9407a0e56c36b983d39
e63054c6bf0710976b218ffddb6c3ceb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832906679353344