Planejamento estratégico do atendimento pedagógico na UFCA: construção do mapa estratégico com Balanced Scorecard

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cícera Aldevânia Pereira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57241
Resumo: O presente projeto tem como objetivo elaborar o mapa estratégico do apoio pedagógico da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Cariri utilizando a ferramenta Balanced Scorecard. Para isso, estudou-se documentos institucionais, como o Plano de Desenvolvimento Institucional 2025; o Relatório de Gestão da Pró-reitoria para o levantamento de informações do setor. Essa análise auxiliou na elaboração do diagnóstico inicial desta pesquisa, apresentando aspectos relevantes do setor pedagógico da instituição pesquisada que evidenciaram a necessidade da intervenção. Para a elaboração do artefato, este estudo aplicou a metodologia do Design Science Research e para o desenvolvimento e testagem do modelo proposto, a abordagem do Design Thinking. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, esta pesquisa possuiu por base um questionário estruturado e um grupo focal. A partir da análise dos dados, elaborou a Matriz SWOT, a árvore de problemas, o mapa estratégico e o plano de ações, com apresentação à equipe para validação. Esta pesquisa pretende contribuir para a melhoria da eficiência nos trabalhos desenvolvidos pelos pedagogos.
id UFRN_9bafc673f63315032881aa4ae2319278
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57241
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Cícera Aldevânia Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/8933086914952975http://lattes.cnpq.br/0268682852336814Medeiros, Marcos Fernando Machado dehttps://orcid.org/0000-0002-7410-9290http://lattes.cnpq.br/4056958461629209Pereira, Liana de Andrade EsmeraldoNelson, Aline Virginia Medeiros2024-01-09T18:12:46Z2024-01-09T18:12:46Z2023-11-13OLIVEIRA, Cícera Aldevânia Pereira de. Planejamento estratégico do atendimento pedagógico na UFCA: construção do mapa estratégico com Balanced Scorecard. Orientadora: Dra. Aline Virgínia Medeiros Nelson. 2023. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57241O presente projeto tem como objetivo elaborar o mapa estratégico do apoio pedagógico da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Cariri utilizando a ferramenta Balanced Scorecard. Para isso, estudou-se documentos institucionais, como o Plano de Desenvolvimento Institucional 2025; o Relatório de Gestão da Pró-reitoria para o levantamento de informações do setor. Essa análise auxiliou na elaboração do diagnóstico inicial desta pesquisa, apresentando aspectos relevantes do setor pedagógico da instituição pesquisada que evidenciaram a necessidade da intervenção. Para a elaboração do artefato, este estudo aplicou a metodologia do Design Science Research e para o desenvolvimento e testagem do modelo proposto, a abordagem do Design Thinking. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, esta pesquisa possuiu por base um questionário estruturado e um grupo focal. A partir da análise dos dados, elaborou a Matriz SWOT, a árvore de problemas, o mapa estratégico e o plano de ações, com apresentação à equipe para validação. Esta pesquisa pretende contribuir para a melhoria da eficiência nos trabalhos desenvolvidos pelos pedagogos.This project aims to develop a strategic map of pedagogical support for the Dean of Student Affairs at the Federal University of Cariri using the Balanced Scorecard tool. To this end, institutional documents were studied, such as the 2025 Institutional Development Plan; the Dean's Management Report to gather information on the sector. This analysis helped in the preparation of the initial diagnosis of this research, presenting relevant aspects of the pedagogical sector of the researched institution that highlighted the need for intervention. For the elaboration of the artifact, this study applied the Design Science Research methodology and for the development and testing of the proposed model, the Design Thinking approach. As for data collection instruments, this research was based on a structured questionnaire and a focus group. Based on the data analysis, the SWOT Matrix, the problem tree, the strategic map and the action plan were prepared, which were presented to the team for validation. This research aims to contribute to improving efficiency in the work carried out by pedagogues.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASApoio pedagógicoPlano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)Balanced Scorecard - gestão do ensino superiorPlanejamento estratégico - atendimento pedagógicoPlanejamento estratégico do atendimento pedagógico na UFCA: construção do mapa estratégico com Balanced Scorecardinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPlanejamentoestrategicoatendimento_Oliveira_2023.pdfapplication/pdf1778815https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57241/1/Planejamentoestrategicoatendimento_Oliveira_2023.pdf4d738f931228f70dd5ae6875c562de5aMD51123456789/572412024-01-09 15:13:21.454oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57241Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-09T18:13:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento estratégico do atendimento pedagógico na UFCA: construção do mapa estratégico com Balanced Scorecard
title Planejamento estratégico do atendimento pedagógico na UFCA: construção do mapa estratégico com Balanced Scorecard
spellingShingle Planejamento estratégico do atendimento pedagógico na UFCA: construção do mapa estratégico com Balanced Scorecard
Oliveira, Cícera Aldevânia Pereira de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Apoio pedagógico
Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
Balanced Scorecard - gestão do ensino superior
Planejamento estratégico - atendimento pedagógico
title_short Planejamento estratégico do atendimento pedagógico na UFCA: construção do mapa estratégico com Balanced Scorecard
title_full Planejamento estratégico do atendimento pedagógico na UFCA: construção do mapa estratégico com Balanced Scorecard
title_fullStr Planejamento estratégico do atendimento pedagógico na UFCA: construção do mapa estratégico com Balanced Scorecard
title_full_unstemmed Planejamento estratégico do atendimento pedagógico na UFCA: construção do mapa estratégico com Balanced Scorecard
title_sort Planejamento estratégico do atendimento pedagógico na UFCA: construção do mapa estratégico com Balanced Scorecard
author Oliveira, Cícera Aldevânia Pereira de
author_facet Oliveira, Cícera Aldevânia Pereira de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8933086914952975
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0268682852336814
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Medeiros, Marcos Fernando Machado de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7410-9290
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4056958461629209
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Pereira, Liana de Andrade Esmeraldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cícera Aldevânia Pereira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nelson, Aline Virginia Medeiros
contributor_str_mv Nelson, Aline Virginia Medeiros
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Apoio pedagógico
Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
Balanced Scorecard - gestão do ensino superior
Planejamento estratégico - atendimento pedagógico
dc.subject.por.fl_str_mv Apoio pedagógico
Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
Balanced Scorecard - gestão do ensino superior
Planejamento estratégico - atendimento pedagógico
description O presente projeto tem como objetivo elaborar o mapa estratégico do apoio pedagógico da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Cariri utilizando a ferramenta Balanced Scorecard. Para isso, estudou-se documentos institucionais, como o Plano de Desenvolvimento Institucional 2025; o Relatório de Gestão da Pró-reitoria para o levantamento de informações do setor. Essa análise auxiliou na elaboração do diagnóstico inicial desta pesquisa, apresentando aspectos relevantes do setor pedagógico da instituição pesquisada que evidenciaram a necessidade da intervenção. Para a elaboração do artefato, este estudo aplicou a metodologia do Design Science Research e para o desenvolvimento e testagem do modelo proposto, a abordagem do Design Thinking. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, esta pesquisa possuiu por base um questionário estruturado e um grupo focal. A partir da análise dos dados, elaborou a Matriz SWOT, a árvore de problemas, o mapa estratégico e o plano de ações, com apresentação à equipe para validação. Esta pesquisa pretende contribuir para a melhoria da eficiência nos trabalhos desenvolvidos pelos pedagogos.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-09T18:12:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-09T18:12:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Cícera Aldevânia Pereira de. Planejamento estratégico do atendimento pedagógico na UFCA: construção do mapa estratégico com Balanced Scorecard. Orientadora: Dra. Aline Virgínia Medeiros Nelson. 2023. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57241
identifier_str_mv OLIVEIRA, Cícera Aldevânia Pereira de. Planejamento estratégico do atendimento pedagógico na UFCA: construção do mapa estratégico com Balanced Scorecard. Orientadora: Dra. Aline Virgínia Medeiros Nelson. 2023. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57241/1/Planejamentoestrategicoatendimento_Oliveira_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d738f931228f70dd5ae6875c562de5a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117852861300736