A possibilidade de uma vida melhor a partir dos aforismos schopenhauerianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Gilmara Coutinho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25908
Resumo: A vontade cujos aspectos são a irracionalidade, a falta de finalidade e a insaciabilidade, é a coisa em si do mundo cujos. Esses aspectos são responsáveis por tornarem a existência sem sentido e ao mesmo tempo imprimir no mundo dor e sofrimento, pois não há nenhum esforço que sacie o querer provocado pela vontade. Ela se dá a conhecer no mundo através das representações, desde o mundo inorgânico até o seu grau mais elevado de expressão: o homem. Distinto dos outros animais, o homem possui uma ―clareza de consciência‖ [Bewusstsein/ Bewuβtseyn] que o leva a ponderar as suas ações e viver uma vida sábia, lhe permitindo avaliar o cenário em que se insere e meditar sobre a escolha entre os motivos das ações a serem praticadas. Dada essa clareza de consciência, questiona-se nessa tese se é possível ao homem sábio, com sua ação iluminada pelo conhecimento, se contrapor à atuação cega da vontade. A defesa é de que, apesar da sentença determinista ―TODA VIDA É SOFRIMENTO‖ [alles Leben Leiden ist], existe no mundo como representação a possibilidade de se sofrer menos, a partir da sabedoria de vida, sobre a qual Schopenhauer fala especialmente em Aforismos para a sabedoria de vida. Diante disso não é anulada a visão pessimista de mundo, presente em toda a obra do filósofo, no entanto, aprende-se a viver melhor a partir da pequena liberdade que o homem possui, em contraposição à vontade, verdadeiramente livre. Sendo a sabedoria de vida e sua importância para uma vida menos sofrida a questão central dessa tese, a fim de analisá-la em sua plenitude, esta desenvolver-se-á em torno dos conceitos de pessimismo, moralidade, caráter, autoconhecimento e ética e a relação destes conceitos com a sabedoria de vida para uma vida melhor.
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Distinto dos outros animais, o homem possui uma ―clareza de consciência‖ [Bewusstsein/ Bewuβtseyn] que o leva a ponderar as suas ações e viver uma vida sábia, lhe permitindo avaliar o cenário em que se insere e meditar sobre a escolha entre os motivos das ações a serem praticadas. Dada essa clareza de consciência, questiona-se nessa tese se é possível ao homem sábio, com sua ação iluminada pelo conhecimento, se contrapor à atuação cega da vontade. A defesa é de que, apesar da sentença determinista ―TODA VIDA É SOFRIMENTO‖ [alles Leben Leiden ist], existe no mundo como representação a possibilidade de se sofrer menos, a partir da sabedoria de vida, sobre a qual Schopenhauer fala especialmente em Aforismos para a sabedoria de vida. Diante disso não é anulada a visão pessimista de mundo, presente em toda a obra do filósofo, no entanto, aprende-se a viver melhor a partir da pequena liberdade que o homem possui, em contraposição à vontade, verdadeiramente livre. Sendo a sabedoria de vida e sua importância para uma vida menos sofrida a questão central dessa tese, a fim de analisá-la em sua plenitude, esta desenvolver-se-á em torno dos conceitos de pessimismo, moralidade, caráter, autoconhecimento e ética e a relação destes conceitos com a sabedoria de vida para uma vida melhor.The Will whose aspects are irrationality, lack of purpose and insatiability, is the thing in itself of the world. Because of these aspects the existence is meaningless and the world is full of pain and suffering, for there is no effort that can quench the thirst caused by the Will. The Will makes itself known in the world through representations, from the inorganic world to its highest degree of expression: human being. Unlike other animals, human beings possess a "clarity of consciousness" [Bewusstsein/ Bewuβtseyn] which leads him to reflect on his actions and to lead a life of wisdom, allowing him to evaluate the situations in which he finds himself and to ponder on the choice to me made out of the motives of his actions. Given this clarity of consciousness, the present work inquires about the possibility of the wise man‘s counteracting the blind mechanics of the will through his an action illuminated by knowledge. Our position is that in spite of the deterministic sentence "ALL LIFE IS SUFFERING" [alles Leben ist Leiden], there is in the world as representation the possibility of attenuating suffering through the exercise of the practical wisdom of life, something Schopenhauer specifically refers to in Aphorisms on the wisdom of life. Although an application of the wisdom of life does not alter the pessimistic view of the world that characterizes the whole of Schopenhauer‘s work, it is possible to lead a better life out of the small freedom that man possesses, which opposes to the absolute freedom of the will. The central aspect of this work is wisdom of life and its importance to attenuate suffering. In order to analyze it in its full scope, our research will revolve around the concepts of pessimism, morality, character, self-knowledge and ethics as well as the relationship of these concepts with the virtue of life wisdom and the improvement of life.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAVontadePessimismoConhecimentoSabedoria de vidaA possibilidade de uma vida melhor a partir dos aforismos schopenhauerianosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTEGRADO DE DOUTORADO EM FILOSOFIA (UFPB - UFPE - UFRN)UFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPossibilidadevidamelhor_Pereira_2018.pdfapplication/pdf1088778https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25908/1/Possibilidadevidamelhor_Pereira_2018.pdff28156e73237d6788f60566448598008MD51TEXTPossibilidadevidamelhor_Pereira_2018.pdf.txtPossibilidadevidamelhor_Pereira_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain363298https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25908/2/Possibilidadevidamelhor_Pereira_2018.pdf.txt7178974bcb5538bdf811a7bbd7f88890MD52THUMBNAILPossibilidadevidamelhor_Pereira_2018.pdf.jpgPossibilidadevidamelhor_Pereira_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2594https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25908/3/Possibilidadevidamelhor_Pereira_2018.pdf.jpg4b9e407672c60fc355793030f16a37a6MD53TEXTPossibilidadevidamelhor_Pereira_2018.pdf.txtPossibilidadevidamelhor_Pereira_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain363298https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25908/2/Possibilidadevidamelhor_Pereira_2018.pdf.txt7178974bcb5538bdf811a7bbd7f88890MD52THUMBNAILPossibilidadevidamelhor_Pereira_2018.pdf.jpgPossibilidadevidamelhor_Pereira_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2594https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25908/3/Possibilidadevidamelhor_Pereira_2018.pdf.jpg4b9e407672c60fc355793030f16a37a6MD53123456789/259082019-01-30 03:11:08.769oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25908Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T06:11:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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