Princípio da publicidade: estudo de caso no Município de Santo Antônio/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Claudianor Dantas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46447
Resumo: Este projeto tem como tema o princípio da publicidade, evidenciando a importância deste princípio na conquista de um efetivo controle social pela sociedade. Teve como objetivo principal compreender as ações da Secretaria de Finanças de Santo Antônio/RN para o cumprimento do princípio da publicidade, especificamente de forma a conhecer a percepção do secretário de finanças do município com relação ao referido princípio, a compreensão da disponibilização das informações ao cidadão com relação à aplicação dos recursos públicos e o entendimento do papel do agente público no incentivo à participação social. Quanto a metodologia utilizou-se de uma abordagem qualitativa de natureza descritiva. Para o tratamento e análise dos resultados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Para obtenção das informações foi realizada uma entrevista com o secretário de finanças, o que permitiu verificar o grau de relevância da publicidade na gestão pública local e enxergar sobre outros aspectos relacionados às dificuldades de gerência e alinhamento com as leis e normas institucionais, a fim de promover uma gestão justa, participativa e democrática para o alcance da excelência do funcionamento e resultados da máquina pública municipal. Em relação a análise sobre o cumprimento em relação à publicidade pelo município e se o município atende total ou parcialmente o requisito em termo de publicidade. Enfim, como resultado verificou-se que o Município de Santo Antônio/RN cumpre com o princípio da publicidade, uma vez que disponibiliza as informações dos atos administrativos
id UFRN_9c215266061838d8e488cf1e9111c4cb
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46447
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Bento, Claudianor DantasOliveira, Bianca Josefa Ribeiro deMedeiros, Marcos Fernando Machado deAndrade, Dalliane Vanessa PiresOliveira, Bianca Josefa Ribeiro deMedeiros, Marcos Fernando Machado de2022-03-08T02:09:41Z2022-03-08T02:09:41Z2022-02-09BENTO, Claudianor Dantas. Princípio da publicidade: estudo de caso no Município de Santo Antônio/RN. 2022. 45f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46447Este projeto tem como tema o princípio da publicidade, evidenciando a importância deste princípio na conquista de um efetivo controle social pela sociedade. Teve como objetivo principal compreender as ações da Secretaria de Finanças de Santo Antônio/RN para o cumprimento do princípio da publicidade, especificamente de forma a conhecer a percepção do secretário de finanças do município com relação ao referido princípio, a compreensão da disponibilização das informações ao cidadão com relação à aplicação dos recursos públicos e o entendimento do papel do agente público no incentivo à participação social. Quanto a metodologia utilizou-se de uma abordagem qualitativa de natureza descritiva. Para o tratamento e análise dos resultados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Para obtenção das informações foi realizada uma entrevista com o secretário de finanças, o que permitiu verificar o grau de relevância da publicidade na gestão pública local e enxergar sobre outros aspectos relacionados às dificuldades de gerência e alinhamento com as leis e normas institucionais, a fim de promover uma gestão justa, participativa e democrática para o alcance da excelência do funcionamento e resultados da máquina pública municipal. Em relação a análise sobre o cumprimento em relação à publicidade pelo município e se o município atende total ou parcialmente o requisito em termo de publicidade. Enfim, como resultado verificou-se que o Município de Santo Antônio/RN cumpre com o princípio da publicidade, uma vez que disponibiliza as informações dos atos administrativosThis project has as its theme the principle of publicity, highlighting the importance of this principle in achieving effective social control by society. Its main objective was to understand the actions of the Finance Department of Santo Antônio/RN to comply with the principle of publicity, specifically in order to know the perception of the finance secretary of the municipality in relation to the aforementioned principle, the understanding of the availability of information to the public. citizen in relation to the application of public resources and the understanding of the role of the public agent in encouraging social participation. As for the methodology, a qualitative approach of a descriptive nature was used. For the treatment and analysis of the results, the content analysis technique was used. To obtain the information, an interview was carried out with the finance secretary, which made it possible to verify the degree of relevance of publicity in local public management and to see about other aspects related to the difficulties of management and alignment with the laws and institutional norms, in order to promote fair, participatory and democratic management to achieve excellence in the functioning and results of the municipal public machine. Regarding the analysis of compliance with advertising by the municipality and whether the municipality fully or partially meets the requirement in terms of advertising. Finally, as a result, it was found that the Municipality of Santo Antônio/RN complies with the principle of publicity, since it provides information on administrative acts of the municipal government on the city hall's own website, on the municipality's transparency portal.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministração PúblicaUFRNBrasilDepartamento de Administração Pública e Gestão SocialPrincípio da publicidadeAdministração públicaControle socialGestão participativaPrinciple of publicityPublic administrationSocial controlParticipatory managementPrincípio da publicidade: estudo de caso no Município de Santo Antônio/RNPrinciple of advertising: case study in the Municipality of Santo Antônio/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPrincipioPublicidade_Bento_2022.pdfPrincipioPublicidade_Bento_2022.pdfMonografia. Principio da Publicidade. Autor: Claudianor Dantas Bentoapplication/pdf669809https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46447/1/PrincipioPublicidade_Bento_2022.pdff0f45184d79f4a7a5258ae9616e419c6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46447/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/464472023-06-23 14:55:07.114oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-23T17:55:07Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Princípio da publicidade: estudo de caso no Município de Santo Antônio/RN
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Principle of advertising: case study in the Municipality of Santo Antônio/RN
title Princípio da publicidade: estudo de caso no Município de Santo Antônio/RN
spellingShingle Princípio da publicidade: estudo de caso no Município de Santo Antônio/RN
Bento, Claudianor Dantas
Princípio da publicidade
Administração pública
Controle social
Gestão participativa
Principle of publicity
Public administration
Social control
Participatory management
title_short Princípio da publicidade: estudo de caso no Município de Santo Antônio/RN
title_full Princípio da publicidade: estudo de caso no Município de Santo Antônio/RN
title_fullStr Princípio da publicidade: estudo de caso no Município de Santo Antônio/RN
title_full_unstemmed Princípio da publicidade: estudo de caso no Município de Santo Antônio/RN
title_sort Princípio da publicidade: estudo de caso no Município de Santo Antônio/RN
author Bento, Claudianor Dantas
author_facet Bento, Claudianor Dantas
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Medeiros, Marcos Fernando Machado de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Andrade, Dalliane Vanessa Pires
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Claudianor Dantas
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Marcos Fernando Machado de
contributor_str_mv Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de
Medeiros, Marcos Fernando Machado de
dc.subject.por.fl_str_mv Princípio da publicidade
Administração pública
Controle social
Gestão participativa
Principle of publicity
Public administration
Social control
Participatory management
topic Princípio da publicidade
Administração pública
Controle social
Gestão participativa
Principle of publicity
Public administration
Social control
Participatory management
description Este projeto tem como tema o princípio da publicidade, evidenciando a importância deste princípio na conquista de um efetivo controle social pela sociedade. Teve como objetivo principal compreender as ações da Secretaria de Finanças de Santo Antônio/RN para o cumprimento do princípio da publicidade, especificamente de forma a conhecer a percepção do secretário de finanças do município com relação ao referido princípio, a compreensão da disponibilização das informações ao cidadão com relação à aplicação dos recursos públicos e o entendimento do papel do agente público no incentivo à participação social. Quanto a metodologia utilizou-se de uma abordagem qualitativa de natureza descritiva. Para o tratamento e análise dos resultados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Para obtenção das informações foi realizada uma entrevista com o secretário de finanças, o que permitiu verificar o grau de relevância da publicidade na gestão pública local e enxergar sobre outros aspectos relacionados às dificuldades de gerência e alinhamento com as leis e normas institucionais, a fim de promover uma gestão justa, participativa e democrática para o alcance da excelência do funcionamento e resultados da máquina pública municipal. Em relação a análise sobre o cumprimento em relação à publicidade pelo município e se o município atende total ou parcialmente o requisito em termo de publicidade. Enfim, como resultado verificou-se que o Município de Santo Antônio/RN cumpre com o princípio da publicidade, uma vez que disponibiliza as informações dos atos administrativos
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-08T02:09:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-08T02:09:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BENTO, Claudianor Dantas. Princípio da publicidade: estudo de caso no Município de Santo Antônio/RN. 2022. 45f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46447
identifier_str_mv BENTO, Claudianor Dantas. Princípio da publicidade: estudo de caso no Município de Santo Antônio/RN. 2022. 45f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração Pública
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Administração Pública e Gestão Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46447/1/PrincipioPublicidade_Bento_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46447/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f0f45184d79f4a7a5258ae9616e419c6
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117893256642560