Aplicação de cadeias de Markov em música
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34004 |
Resumo: | A música é uma das formas de expressão artística que está presente em nossa sociedade desde muito tempo, existindo evidências de que é não apenas conhecida mas também praticada desde a pré-história. Essa forma de arte é resultante da combinação de sons e silêncios ao longo de um tempo. Embora vivamos em um mundo imerso na música, nem sempre o processo de composição musical é algo tão simples, envolvendo, além da parte artística, o raciocínio lógico e matemático. Distintos trabalhos vêm estudando diferentes ferramentas para a elaboração de composição musical algorítmica, isto é, a elaboração de músicas com auxílio de algoritmos computacionais, na qual existe uma entrada (fornecida por seres humanos), seguida da aplicação de algum conjunto de regras (algoritmo) e retorna uma nova melodia. Este trabalho tem como objetivo apresentar definições e propriedades das cadeias de Markov, além de expor um modelo de composição musical utilizando esse modelo probabilístico a partir de músicas já existentes e aplicações. Para este feito foi utilizada a linguagem R para implementação do algoritmo e obtenção da nova melodia. Verificou-se que as novas melodias geradas seguiam certa lógica na combinação das notas e não apresentavam muita semelhança com a melodia inicial. No entanto, percebeu-se que, em alguns casos, quando a melodia termina, pode parecer que foi interrompida antes da conclusão. A partir deste resultado pode-se concluir que esse modelo, de fato, é capaz de ajudar na composição de novos trechos musicais, obedecendo o princípio básico da teoria musical, isto é, com as notas dentro da tonalidade da música, no entanto pode não ser o suficiente para substituir por completo o toque artístico humano. |
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Embora vivamos em um mundo imerso na música, nem sempre o processo de composição musical é algo tão simples, envolvendo, além da parte artística, o raciocínio lógico e matemático. Distintos trabalhos vêm estudando diferentes ferramentas para a elaboração de composição musical algorítmica, isto é, a elaboração de músicas com auxílio de algoritmos computacionais, na qual existe uma entrada (fornecida por seres humanos), seguida da aplicação de algum conjunto de regras (algoritmo) e retorna uma nova melodia. Este trabalho tem como objetivo apresentar definições e propriedades das cadeias de Markov, além de expor um modelo de composição musical utilizando esse modelo probabilístico a partir de músicas já existentes e aplicações. Para este feito foi utilizada a linguagem R para implementação do algoritmo e obtenção da nova melodia. Verificou-se que as novas melodias geradas seguiam certa lógica na combinação das notas e não apresentavam muita semelhança com a melodia inicial. No entanto, percebeu-se que, em alguns casos, quando a melodia termina, pode parecer que foi interrompida antes da conclusão. A partir deste resultado pode-se concluir que esse modelo, de fato, é capaz de ajudar na composição de novos trechos musicais, obedecendo o princípio básico da teoria musical, isto é, com as notas dentro da tonalidade da música, no entanto pode não ser o suficiente para substituir por completo o toque artístico humano.Music is one of the forms of artistic expression that has been present in our society for a long time, there is evidence that it is not only known but also practiced since prehistory. This art form is the result of the combination of sounds and silences over a period of time. Although we live in a world immersed in music, the musical composition process is not always something so simple, involving, in addition to the artistic part, logical and mathematical reasoning. Different works have been studying different tools for the elaboration of algorithmic musical composition, that is, the elaboration of music with the support of computational algorithms, in which there is an input (provided by human beings), followed by the application of some set of rules (algorithm) and returns a new melody. This work aims to present definitions and properties of Markov chains, in addition to exposing a musical composition model using this probabilistic model from existing music and applications. For this purpose, the R language was used to implement the algorithm and obtain the new melody. It was found that the new generated melodies followed a certain logic in the combination of notes and did not present much resemblance to the initial melody. However, it was noticed that, in some cases, when the melody ends, it may feel like it was interrupted before completion. From this result it can be concluded that this model is in fact able to help in the composition of new musical excerpts, obeying the basic principle of music theory, that is, with the notes within the tonality of the music, however it may not be enough to completely replace the human artistic touch.Universidade Federal do Rio Grande do NorteBacharelado em EstatísticaUFRNBrasilDepartamento de estatística - DESTComposição algorítmicaCadeias de MarkovExtração de padrõesComposição musicalMelodiaAlgorithmic compositionMarkov chainsPattern extractionMusical compositionMelodyAplicação de cadeias de Markov em músicaApplication of Markov chains in musicAplicación de las cadenas de Markov en la músicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAplicaçãoDeCadeias_Nascimento_2021.pdfAplicaçãoDeCadeias_Nascimento_2021.pdfapplication/pdf1964548https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34004/1/Aplica%c3%a7%c3%a3oDeCadeias_Nascimento_2021.pdf77c0a65f411ed545fe35ceb8a0114d76MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34004/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/340042021-09-27 15:39:53.92oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-27T18:39:53Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A música é uma das formas de expressão artística que está presente em nossa sociedade desde muito tempo, existindo evidências de que é não apenas conhecida mas também praticada desde a pré-história. Essa forma de arte é resultante da combinação de sons e silêncios ao longo de um tempo. Embora vivamos em um mundo imerso na música, nem sempre o processo de composição musical é algo tão simples, envolvendo, além da parte artística, o raciocínio lógico e matemático. Distintos trabalhos vêm estudando diferentes ferramentas para a elaboração de composição musical algorítmica, isto é, a elaboração de músicas com auxílio de algoritmos computacionais, na qual existe uma entrada (fornecida por seres humanos), seguida da aplicação de algum conjunto de regras (algoritmo) e retorna uma nova melodia. Este trabalho tem como objetivo apresentar definições e propriedades das cadeias de Markov, além de expor um modelo de composição musical utilizando esse modelo probabilístico a partir de músicas já existentes e aplicações. Para este feito foi utilizada a linguagem R para implementação do algoritmo e obtenção da nova melodia. Verificou-se que as novas melodias geradas seguiam certa lógica na combinação das notas e não apresentavam muita semelhança com a melodia inicial. No entanto, percebeu-se que, em alguns casos, quando a melodia termina, pode parecer que foi interrompida antes da conclusão. A partir deste resultado pode-se concluir que esse modelo, de fato, é capaz de ajudar na composição de novos trechos musicais, obedecendo o princípio básico da teoria musical, isto é, com as notas dentro da tonalidade da música, no entanto pode não ser o suficiente para substituir por completo o toque artístico humano. |
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