A formação profissionalizante no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana sob as diretrizes da Lei Nº 5.692/1971, Mossoró/RN
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Data de Publicação: | 2020 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31013 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar a formação profissionalizante oferecida pelo Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV) sob as diretrizes da Lei nº 5.692/1971. Essa legislação foi implantada no período em que o Brasil vivia o auge da ditadura civil-militar (1964-1985) e foi uma das maiores reformas educacionais desse momento histórico. A lei mudou a estrutura educacional existente para o primeiro e segundo grau, unida a esse último grau, uma formação profissionalizante compulsória. O CEIPEV foi uma das três primeiras experiências da reforma no Rio Grande do Norte, sendo a instituição modelo em Mossoró e região. Iniciou o segundo grau no ano letivo de 1973 ofertando os cursos de Técnico em Contabilidade, em Enfermagem e em Agropecuária. Partimos da reflexão sobre a macroestrutura do ensino analisado, os contextos políticos, econômicos e educacionais, e entramos na escola com as análises sobre a formação ofertada, determinando assim, o encadeamento dos capítulos: iniciando a discussão sobre os contextos, refletindo a legislação e culminando na análise da formação profissionalizante ofertada pela escola. Quanto ao aporte teórico, temos três conceitos-chaves que permeiam toda análise: trabalho, formação e dualidade. As categorias de análise são: cultura escolar - com base no estudo de Julia (2001) - e memória - Halbwachs (2015) -, que permitiram investigar as seguintes fontes: jornais impressos e digitalizados, documentos de arquivos particulares, entrevistas com agentes educacionais e alunos egressos e documentos produzidos pela instituição. Concluímos que o CEIPEV ofertou ensino para o trabalho aos moldes da legislação e, suas primeiras turmas, conseguiram efetivar as diretrizes postas, mas, não de forma integral e, assim, gradativamente, passou a sofrer com a falta de investimentos ficando aquém do que era esperado e discursado. Além disso, os interesses de ascender para o Ensino Superior causou o desinteresse dos alunos que evadiram para outras instituições mudando a configuração dos estudantes atendidos pela instituição. Por fim, a chegada de outra escola de ensino profissionalizante, melhor equipada, deixou sensível a situação do CEIPEV. Contudo, mesmo não atendendo de forma integral, a formação profissionalizante do CEIPEV contemplou a base ideológica da lei, o capital humano, atendendo apenas aos interesses do mercado econômico e distanciando esse ensino de uma formação emancipatória, omnilateral. |
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Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31013Este trabalho tem por objetivo analisar a formação profissionalizante oferecida pelo Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV) sob as diretrizes da Lei nº 5.692/1971. Essa legislação foi implantada no período em que o Brasil vivia o auge da ditadura civil-militar (1964-1985) e foi uma das maiores reformas educacionais desse momento histórico. A lei mudou a estrutura educacional existente para o primeiro e segundo grau, unida a esse último grau, uma formação profissionalizante compulsória. O CEIPEV foi uma das três primeiras experiências da reforma no Rio Grande do Norte, sendo a instituição modelo em Mossoró e região. Iniciou o segundo grau no ano letivo de 1973 ofertando os cursos de Técnico em Contabilidade, em Enfermagem e em Agropecuária. Partimos da reflexão sobre a macroestrutura do ensino analisado, os contextos políticos, econômicos e educacionais, e entramos na escola com as análises sobre a formação ofertada, determinando assim, o encadeamento dos capítulos: iniciando a discussão sobre os contextos, refletindo a legislação e culminando na análise da formação profissionalizante ofertada pela escola. Quanto ao aporte teórico, temos três conceitos-chaves que permeiam toda análise: trabalho, formação e dualidade. As categorias de análise são: cultura escolar - com base no estudo de Julia (2001) - e memória - Halbwachs (2015) -, que permitiram investigar as seguintes fontes: jornais impressos e digitalizados, documentos de arquivos particulares, entrevistas com agentes educacionais e alunos egressos e documentos produzidos pela instituição. Concluímos que o CEIPEV ofertou ensino para o trabalho aos moldes da legislação e, suas primeiras turmas, conseguiram efetivar as diretrizes postas, mas, não de forma integral e, assim, gradativamente, passou a sofrer com a falta de investimentos ficando aquém do que era esperado e discursado. Além disso, os interesses de ascender para o Ensino Superior causou o desinteresse dos alunos que evadiram para outras instituições mudando a configuração dos estudantes atendidos pela instituição. Por fim, a chegada de outra escola de ensino profissionalizante, melhor equipada, deixou sensível a situação do CEIPEV. Contudo, mesmo não atendendo de forma integral, a formação profissionalizante do CEIPEV contemplou a base ideológica da lei, o capital humano, atendendo apenas aos interesses do mercado econômico e distanciando esse ensino de uma formação emancipatória, omnilateral.This work aims to analyze the professional training offered by the Professor Eliseu Viana Integrated Education Center (CEIPEV) under the guidelines of Law nº 5.692 / 1971. This legislation was implemented during the period in which Brazil was experiencing the height of the civil-military dictatorship (1964-1985) and was one of the greatest educational reforms of this historic moment. The law changed the existing educational structure for the first and second grades, together with that last grade, compulsory vocational training. CEIPEV was one of the first three reform experiences in Rio Grande do Norte, being the model institution in Mossoró and region. He started high school in the academic year of 1973, offering courses in Accounting, Nursing and Agriculture. We started with the reflection on the macrostructure of the analyzed teaching, the political, economic and educational contexts, and we entered the school with the analyzes about the offered training, thus determining the chaining of the chapters: starting the discussion about the contexts, reflecting the legislation and culminating in the analysis of the vocational training offered by the school. As for the theoretical contribution, we have three key concepts that permeate all analysis: work, training and duality. The analysis categories are: school culture - based on the study by Julia (2001) - and memory - Halbwachs (2015) -, which allowed investigating the following sources: printed and digitalized newspapers, documents from private archives, interviews with educational agents and alumni and documents produced by the institution. We conclude that CEIPEV offered education for work in line with the legislation and, its first classes, managed to implement the guidelines put in place, but, not fully and, thus, gradually began to suffer from the lack of investments falling short of what was expected and spoken. In addition, the interests of ascending to Higher Education caused the disinterest of students who escaped to other institutions, changing the configuration of students served by the institution. Finally, the arrival of another vocational school, better equipped, made CEIPEV's situation sensitive. However, even though CEIPEV's professional training was not fully attended, it contemplated the law's ideological basis, human capital, serving only the interests of the economic market and distancing this teaching from an omnilateral emancipatory training.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilFormação profissionalizanteLei nº 5.692/1971Educação na ditadura civil-militarEducação ProfissionalHistória da EducaçãoA formação profissionalizante no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana sob as diretrizes da Lei Nº 5.692/1971, Mossoró/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTFormacaoprofissionalizanteCentro_Bandeira_2020.pdf.txtFormacaoprofissionalizanteCentro_Bandeira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain476459https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31013/2/FormacaoprofissionalizanteCentro_Bandeira_2020.pdf.txt26e1628c541b3314ae074f65323934a0MD52THUMBNAILFormacaoprofissionalizanteCentro_Bandeira_2020.pdf.jpgFormacaoprofissionalizanteCentro_Bandeira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1207https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31013/3/FormacaoprofissionalizanteCentro_Bandeira_2020.pdf.jpg9e3bf55b9158ed0affe0642442f79a1fMD53ORIGINALFormacaoprofissionalizanteCentro_Bandeira_2020.pdfapplication/pdf3228478https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31013/1/FormacaoprofissionalizanteCentro_Bandeira_2020.pdf361afb55b33a5a08d4b6714beb6e5d94MD51123456789/310132022-03-29 19:35:58.253oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31013Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-03-29T22:35:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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