Formação em Ciências Sociais e sentidos da profissão docente constituídos por estudantes universitários: caminhos, perspectivas e movimentos formativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Erivânia Melo de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48534
Resumo: Esta pesquisa situa-se no campo de investigação da formação e profissão docente em Ciências Sociais. O objetivo geral do estudo foi compreender como estudantes do curso de licenciatura em Ciências Sociais constroem os sentidos da profissão docente. Para aprofundar mais a discussão, elencou-se como objetivos específicos: elucidar o movimento da pesquisa e suas três perspectivas – a abordagem, os recursos desenvolvidos e o diálogo entre formação e profissão docente em Ciências Sociais; e refletir acerca dos sentidos da profissão docente constituídos por estudantes das Ciências Sociais, a partir dos encontros reflexivos dialogais, do diário formativo e das narrativas apreendidas com o auxílio das entrevistas. Como caminho metodológico, desenvolveu-se, inicialmente, uma análise bibliográfica, seguida da aplicação de questionários, encontros reflexivos dialogais, diário formativo e entrevista semiestruturada, que ampliaram as reflexões acerca do objeto. O lócus da pesquisa foi o curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e os sujeitos participantes foram os estudantes dos estágios supervisionados II e IV. A pesquisa assumi um caráter qualitativo e tem como fundamentos teórico-epstemológicos a abordagem multirreferencial e o pensamento freireano, que subsidiaram uma reflexão plural do objeto investigado. Nesse sentido, a pesquisa se apoia nas reflexões de Ardoino (1998), Barbosa (1998), Borba (1997, 1998, 2012), Freire (2011, 2014a, 2014b, 2016, 2019a, 2019b), Lahire (2005, 2015), Berger e Luckmann (2012) Bourdieu (1996, 2007 2008), Sousa (2016), Morais (2017), Sarandy (2004), Handfas (2012), Carvalho (2004), Fernandes (1985), Ianne (2011), Frigotto (2010), entre outros. Com base nesse aporte teórico, o estudo desvela uma perspectiva tripla quanto à formação dos sentidos da profissão docente, pautada nas relações objetivas, subjetivas e nos saberes pedagógicos constituídos a partir das experiências e trajetórias formativas dos estudantes. A pesquisa aponta para a defesa de uma formação inicial que relacione referências plurais que aprofundem os conhecimentos sócio-históricos, teóricometodológicos e ético-políticos problematizando-os a partir da realidade social. Além disso, fomenta a elaboração de currículos, projetos e propostas pedagógicos que desenvolvam e articulem os saberes da profissão, fortalecendo a formação crítica e reflexiva para o processo de reconhecimento social e político da docência, assim como de um projeto democrático de sociedade.
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Para aprofundar mais a discussão, elencou-se como objetivos específicos: elucidar o movimento da pesquisa e suas três perspectivas – a abordagem, os recursos desenvolvidos e o diálogo entre formação e profissão docente em Ciências Sociais; e refletir acerca dos sentidos da profissão docente constituídos por estudantes das Ciências Sociais, a partir dos encontros reflexivos dialogais, do diário formativo e das narrativas apreendidas com o auxílio das entrevistas. Como caminho metodológico, desenvolveu-se, inicialmente, uma análise bibliográfica, seguida da aplicação de questionários, encontros reflexivos dialogais, diário formativo e entrevista semiestruturada, que ampliaram as reflexões acerca do objeto. O lócus da pesquisa foi o curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e os sujeitos participantes foram os estudantes dos estágios supervisionados II e IV. A pesquisa assumi um caráter qualitativo e tem como fundamentos teórico-epstemológicos a abordagem multirreferencial e o pensamento freireano, que subsidiaram uma reflexão plural do objeto investigado. Nesse sentido, a pesquisa se apoia nas reflexões de Ardoino (1998), Barbosa (1998), Borba (1997, 1998, 2012), Freire (2011, 2014a, 2014b, 2016, 2019a, 2019b), Lahire (2005, 2015), Berger e Luckmann (2012) Bourdieu (1996, 2007 2008), Sousa (2016), Morais (2017), Sarandy (2004), Handfas (2012), Carvalho (2004), Fernandes (1985), Ianne (2011), Frigotto (2010), entre outros. Com base nesse aporte teórico, o estudo desvela uma perspectiva tripla quanto à formação dos sentidos da profissão docente, pautada nas relações objetivas, subjetivas e nos saberes pedagógicos constituídos a partir das experiências e trajetórias formativas dos estudantes. A pesquisa aponta para a defesa de uma formação inicial que relacione referências plurais que aprofundem os conhecimentos sócio-históricos, teóricometodológicos e ético-políticos problematizando-os a partir da realidade social. Além disso, fomenta a elaboração de currículos, projetos e propostas pedagógicos que desenvolvam e articulem os saberes da profissão, fortalecendo a formação crítica e reflexiva para o processo de reconhecimento social e político da docência, assim como de um projeto democrático de sociedade.This research is within the field of investigation of the formation and teaching profession in Social Sciences. The general objective of the study is to understand how students of a BA (Bachelor of Arts) degree in Social Sciences construct the meanings of the teaching profession. To further deepen the discussion, the following specific objectives were listed: to elucidate the research movement and its three perspectives - the approach, the resources developed and the dialogue between training and the teaching profession in Social Sciences; and to reflect on the meanings of the teaching profession constituted by students of the Social Sciences, based on reflective dialogic encounters, the training diary and the narratives learned with the help of interviews. As a methodological path, initially, a bibliographic analysis was developed followed by the application of questionnaires, reflective dialogical meetings, training diary and semi-structured interviews, which expanded the reflections on the object. The locus of the research was the BA degree in Social Sciences at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) and the participating subjects were students from supervised internships II and IV. The research assumed a qualitative character and has as theoretical-epistemological foundations the multi-referential approach and Freirean thinking, which subsidized a plural reflection of the investigated object. In this sense, the research is supported by the reflections of Ardoino (1998), Barbosa (1998), Borba (1997, 1998, 2012); Freire (2011, 2014a, 2014b, 2016, 2019a, 2019b); Lahire (2005, 2015), Berger e Luckmann (2012) Bourdieu (1996, 2007 2008), Sousa (2016), Morais (2017), Sarandy (2004), Handfas (2012), Carvalho (2004), Fernandes (1985), Ianne (2011), Frigotto (2010), among others. Based on this theoretical contribution, the study reveals a triple perspective regarding the formation of the meanings of the teaching profession, based on objective and subjective relationships and on pedagogical knowledge constituted from experiences and formative trajectories of students. The research points to the defense of an initial formation that relates plural references that deepen the sociohistorical, theoretical-methodological and ethical-political knowledge, problematizing them from the social reality. In addition, it encourages the development of curricula, projects and pedagogical proposals that develop and articulate the knowledge of the profession, strengthening critical and reflective training for the process of social and political recognition of teaching, as well as a democratic project for society.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilProfissão docenteFormação inicialCiências sociaisMultirreferencialidadeFormação em Ciências Sociais e sentidos da profissão docente constituídos por estudantes universitários: caminhos, perspectivas e movimentos formativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFormacaoCienciasSociais_Morais_2022.pdfapplication/pdf4387600https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48534/1/FormacaoCienciasSociais_Morais_2022.pdf8b2d0b2ac79592a12afcaf0c1c9288e4MD51123456789/485342022-07-15 20:44:48.307oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48534Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-15T23:44:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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