O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Adeilza Pinheiro da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51896
Resumo: As práticas pedagógicas na área de Artes Visuais em busca do instante criador durante as aulas, por meio do desenho, foram a motivação para as questões da pesquisa, a saber: como atingir o silêncio que não se pede? Haveria a possibilidade de desenvolver o instante criador no chão da escola? As concepções formativas fundamentam a prática pedagógica para os processos poéticos? Neste sentido, temos como objetivo geral: analisar práticas pedagógicas na área de Artes Visuais que promovam os instantes de criação, as potencialidades expressivas da linha no desenho dos alunos da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra, com o grupo pertencente a faixa etária entre 15 e 18 anos, sendo esse o lócus da nossa pesquisa que deve culminar numa proposta pedagógica para o Ensino Médio. E mais especificamente, realizar uma sondagem por meio de depoimentos orais, escritos e imagéticos sobre as experiências estéticas discentes, tecendo relações com a natureza do instante criador nas aulas de Arte; discutir a função da linha nas obras de arte durante as leituras das imagens; apresentar exercícios que viabilizem a soltura da linha nas composições visuais dos alunos; mostrar o conjunto de trabalhos sobre a linha nas composições visuais produzidas pelos alunos; compor uma proposta pedagógica para Ensino Médio em Artes Visuais que contemple a relevância do desenho para a liberdade de criação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, como também de uma pesquisa-ação. Por isso, a pesquisa se justifica pela necessidade de promover a feitura de arte na escola. O viés teórico-metodológico que fundamenta a investigação seguem as linhas do pensamento dos autores Cecília Almeida Salles (2011), Fayga Ostrower (2013), Mirian Celestes Martins (1998), Ana Mae Barbosa (2010), John Dewey (2010), Jorge Larrosa (2021), Edith Derdyk (2020), como também, a poética dos artistas Pablo Picasso e Paul Klee. O texto está estruturado pelas considerações iniciais, seguida por quatro capítulos intitulados: Em busca do silêncio que não se pede; Referencial Teórico: urdume que interliga e sustenta as tramas da investigação; Metodologia: entrelaçando processos de criação; ao costurar ideias poéticas e considerações finais. É importante ressaltar que a coleta de dados foi obtida pelas devolutivas das atividades com foco nas experiências estéticas encaminhadas durante a elaboração da proposta pedagógica em Artes.
id UFRN_a10a1cee5f9d468433fa4d9c8bdaddfe
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51896
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Maria Adeilza Pinheiro dahttp://lattes.cnpq.br/3189570992926925http://lattes.cnpq.br/2363104313711193Thomé, Renata Viana de Barroshttp://lattes.cnpq.br/1230598383268415Macedo, Zildalte Ramos deCampos, Marineide Furtado2023-03-13T22:11:02Z2023-03-13T22:11:02Z2022-12-30SILVA, Maria Adeilza Pinheiro da. O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra. Orientador: Marineide Furtado Campos. 2022. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51896As práticas pedagógicas na área de Artes Visuais em busca do instante criador durante as aulas, por meio do desenho, foram a motivação para as questões da pesquisa, a saber: como atingir o silêncio que não se pede? Haveria a possibilidade de desenvolver o instante criador no chão da escola? As concepções formativas fundamentam a prática pedagógica para os processos poéticos? Neste sentido, temos como objetivo geral: analisar práticas pedagógicas na área de Artes Visuais que promovam os instantes de criação, as potencialidades expressivas da linha no desenho dos alunos da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra, com o grupo pertencente a faixa etária entre 15 e 18 anos, sendo esse o lócus da nossa pesquisa que deve culminar numa proposta pedagógica para o Ensino Médio. E mais especificamente, realizar uma sondagem por meio de depoimentos orais, escritos e imagéticos sobre as experiências estéticas discentes, tecendo relações com a natureza do instante criador nas aulas de Arte; discutir a função da linha nas obras de arte durante as leituras das imagens; apresentar exercícios que viabilizem a soltura da linha nas composições visuais dos alunos; mostrar o conjunto de trabalhos sobre a linha nas composições visuais produzidas pelos alunos; compor uma proposta pedagógica para Ensino Médio em Artes Visuais que contemple a relevância do desenho para a liberdade de criação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, como também de uma pesquisa-ação. Por isso, a pesquisa se justifica pela necessidade de promover a feitura de arte na escola. O viés teórico-metodológico que fundamenta a investigação seguem as linhas do pensamento dos autores Cecília Almeida Salles (2011), Fayga Ostrower (2013), Mirian Celestes Martins (1998), Ana Mae Barbosa (2010), John Dewey (2010), Jorge Larrosa (2021), Edith Derdyk (2020), como também, a poética dos artistas Pablo Picasso e Paul Klee. O texto está estruturado pelas considerações iniciais, seguida por quatro capítulos intitulados: Em busca do silêncio que não se pede; Referencial Teórico: urdume que interliga e sustenta as tramas da investigação; Metodologia: entrelaçando processos de criação; ao costurar ideias poéticas e considerações finais. É importante ressaltar que a coleta de dados foi obtida pelas devolutivas das atividades com foco nas experiências estéticas encaminhadas durante a elaboração da proposta pedagógica em Artes.Les pratiques pédagogiques dans le domaine des Arts Visuels à la recherche de l'instant créatif pendant les cours, à travers le dessin, ont été la motivation des questions de recherche, à savoir : comment atteindre le silence qui n'est pas demandé ? Y aurait-il la possibilité de développer l'instant créatif sur le sol de l'école ? Les conceptions formatives fondent-elles la pratique pédagogique des processus poétiques ? En ce sens, nous avons pour objectif général: analyser les pratiques pédagogiques dans le domaine des arts visuels qui favorisent les instants de création, les potentialités expressives de la ligne dans le dessin des étudiants de l'Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra, avec le groupe appartenant à la tranche d'âge entre 15 et 18 ans, ceci étant le lieu de notre recherche qui devrait aboutir à une proposition pédagogique pour le Lycée. Et plus précisément, mener une enquête par des témoignages oraux, écrits et imagés sur les expériences esthétiques des élèves, tissant des relations avec la nature de l'instant créatif dans les cours d'Art ; discuter du rôle de la ligne dans les œuvres d'art lors de lectures d'images; présenter des exercices permettant de dégager le trait dans les compositions visuelles des élèves ; montrer l'ensemble des œuvres au trait dans les compositions visuelles réalisées par les élèves ; composer une proposition pédagogique pour le Lycée en Arts Plastiques qui considère la pertinence du dessin pour la liberté de création. Il s'agit d'une recherche qualitative, ainsi que d'une recherche-action. Par conséquent, la recherche est justifiée par la nécessité de promouvoir la création artistique à l'école. Le parti pris théorique et méthodologique qui sous-tend l'enquête suit les lignes de pensée des auteurs Cecília Almeida Salles (2011), Fayga Ostrower (2013), Mirian Celestes Martins (1998), Ana Mae Barbosa (2010), John Dewey (2010), Jorge Larrosa (2021), Edith Derdyk (2020), ainsi que la poétique des artistes Pablo Picasso et Paul Klee. Le texte est structuré par les considérations initiales, suivies de quatre chapitres intitulés : A la recherche du silence qu'on ne demande pas ; Cadre théorique : chaîne qui relie et soutient les parcelles d'investigation ; Méthodologie : entrelacement des processus de création ; en cousant ensemble des idées poétiques et des considérations finales. Il est important de souligner que la collecte de données a été obtenue grâce à la rétroaction d'activités axées sur les expériences esthétiques transmises lors de l'élaboration de la proposition pédagogique en arts.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESArtes visuais - práticas pedagógicasEnsino médioArtes visuais - práticas pedagógicas - desenho - processo de criação - linha - traçoArtes visuais - experiências estéticas - processos poéticos - silêncio como metáforaO processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProcessocriacaodesenhos_Silva_2022.pdfapplication/pdf3911498https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51896/1/Processocriacaodesenhos_Silva_2022.pdffdf66c3844915b9b91c4134a1d7c45a8MD51123456789/518962023-03-13 19:11:51.569oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51896Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-13T22:11:51Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra
title O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra
spellingShingle O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra
Silva, Maria Adeilza Pinheiro da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Artes visuais - práticas pedagógicas
Ensino médio
Artes visuais - práticas pedagógicas - desenho - processo de criação - linha - traço
Artes visuais - experiências estéticas - processos poéticos - silêncio como metáfora
title_short O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra
title_full O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra
title_fullStr O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra
title_full_unstemmed O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra
title_sort O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra
author Silva, Maria Adeilza Pinheiro da
author_facet Silva, Maria Adeilza Pinheiro da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3189570992926925
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2363104313711193
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Thomé, Renata Viana de Barros
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1230598383268415
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Macedo, Zildalte Ramos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Adeilza Pinheiro da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Marineide Furtado
contributor_str_mv Campos, Marineide Furtado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Artes visuais - práticas pedagógicas
Ensino médio
Artes visuais - práticas pedagógicas - desenho - processo de criação - linha - traço
Artes visuais - experiências estéticas - processos poéticos - silêncio como metáfora
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais - práticas pedagógicas
Ensino médio
Artes visuais - práticas pedagógicas - desenho - processo de criação - linha - traço
Artes visuais - experiências estéticas - processos poéticos - silêncio como metáfora
description As práticas pedagógicas na área de Artes Visuais em busca do instante criador durante as aulas, por meio do desenho, foram a motivação para as questões da pesquisa, a saber: como atingir o silêncio que não se pede? Haveria a possibilidade de desenvolver o instante criador no chão da escola? As concepções formativas fundamentam a prática pedagógica para os processos poéticos? Neste sentido, temos como objetivo geral: analisar práticas pedagógicas na área de Artes Visuais que promovam os instantes de criação, as potencialidades expressivas da linha no desenho dos alunos da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra, com o grupo pertencente a faixa etária entre 15 e 18 anos, sendo esse o lócus da nossa pesquisa que deve culminar numa proposta pedagógica para o Ensino Médio. E mais especificamente, realizar uma sondagem por meio de depoimentos orais, escritos e imagéticos sobre as experiências estéticas discentes, tecendo relações com a natureza do instante criador nas aulas de Arte; discutir a função da linha nas obras de arte durante as leituras das imagens; apresentar exercícios que viabilizem a soltura da linha nas composições visuais dos alunos; mostrar o conjunto de trabalhos sobre a linha nas composições visuais produzidas pelos alunos; compor uma proposta pedagógica para Ensino Médio em Artes Visuais que contemple a relevância do desenho para a liberdade de criação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, como também de uma pesquisa-ação. Por isso, a pesquisa se justifica pela necessidade de promover a feitura de arte na escola. O viés teórico-metodológico que fundamenta a investigação seguem as linhas do pensamento dos autores Cecília Almeida Salles (2011), Fayga Ostrower (2013), Mirian Celestes Martins (1998), Ana Mae Barbosa (2010), John Dewey (2010), Jorge Larrosa (2021), Edith Derdyk (2020), como também, a poética dos artistas Pablo Picasso e Paul Klee. O texto está estruturado pelas considerações iniciais, seguida por quatro capítulos intitulados: Em busca do silêncio que não se pede; Referencial Teórico: urdume que interliga e sustenta as tramas da investigação; Metodologia: entrelaçando processos de criação; ao costurar ideias poéticas e considerações finais. É importante ressaltar que a coleta de dados foi obtida pelas devolutivas das atividades com foco nas experiências estéticas encaminhadas durante a elaboração da proposta pedagógica em Artes.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-13T22:11:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-13T22:11:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Maria Adeilza Pinheiro da. O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra. Orientador: Marineide Furtado Campos. 2022. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51896
identifier_str_mv SILVA, Maria Adeilza Pinheiro da. O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra. Orientador: Marineide Furtado Campos. 2022. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51896/1/Processocriacaodesenhos_Silva_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fdf66c3844915b9b91c4134a1d7c45a8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117816344641536