O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51896 |
Resumo: | As práticas pedagógicas na área de Artes Visuais em busca do instante criador durante as aulas, por meio do desenho, foram a motivação para as questões da pesquisa, a saber: como atingir o silêncio que não se pede? Haveria a possibilidade de desenvolver o instante criador no chão da escola? As concepções formativas fundamentam a prática pedagógica para os processos poéticos? Neste sentido, temos como objetivo geral: analisar práticas pedagógicas na área de Artes Visuais que promovam os instantes de criação, as potencialidades expressivas da linha no desenho dos alunos da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra, com o grupo pertencente a faixa etária entre 15 e 18 anos, sendo esse o lócus da nossa pesquisa que deve culminar numa proposta pedagógica para o Ensino Médio. E mais especificamente, realizar uma sondagem por meio de depoimentos orais, escritos e imagéticos sobre as experiências estéticas discentes, tecendo relações com a natureza do instante criador nas aulas de Arte; discutir a função da linha nas obras de arte durante as leituras das imagens; apresentar exercícios que viabilizem a soltura da linha nas composições visuais dos alunos; mostrar o conjunto de trabalhos sobre a linha nas composições visuais produzidas pelos alunos; compor uma proposta pedagógica para Ensino Médio em Artes Visuais que contemple a relevância do desenho para a liberdade de criação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, como também de uma pesquisa-ação. Por isso, a pesquisa se justifica pela necessidade de promover a feitura de arte na escola. O viés teórico-metodológico que fundamenta a investigação seguem as linhas do pensamento dos autores Cecília Almeida Salles (2011), Fayga Ostrower (2013), Mirian Celestes Martins (1998), Ana Mae Barbosa (2010), John Dewey (2010), Jorge Larrosa (2021), Edith Derdyk (2020), como também, a poética dos artistas Pablo Picasso e Paul Klee. O texto está estruturado pelas considerações iniciais, seguida por quatro capítulos intitulados: Em busca do silêncio que não se pede; Referencial Teórico: urdume que interliga e sustenta as tramas da investigação; Metodologia: entrelaçando processos de criação; ao costurar ideias poéticas e considerações finais. É importante ressaltar que a coleta de dados foi obtida pelas devolutivas das atividades com foco nas experiências estéticas encaminhadas durante a elaboração da proposta pedagógica em Artes. |
id |
UFRN_a10a1cee5f9d468433fa4d9c8bdaddfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51896 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Maria Adeilza Pinheiro dahttp://lattes.cnpq.br/3189570992926925http://lattes.cnpq.br/2363104313711193Thomé, Renata Viana de Barroshttp://lattes.cnpq.br/1230598383268415Macedo, Zildalte Ramos deCampos, Marineide Furtado2023-03-13T22:11:02Z2023-03-13T22:11:02Z2022-12-30SILVA, Maria Adeilza Pinheiro da. O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra. Orientador: Marineide Furtado Campos. 2022. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51896As práticas pedagógicas na área de Artes Visuais em busca do instante criador durante as aulas, por meio do desenho, foram a motivação para as questões da pesquisa, a saber: como atingir o silêncio que não se pede? Haveria a possibilidade de desenvolver o instante criador no chão da escola? As concepções formativas fundamentam a prática pedagógica para os processos poéticos? Neste sentido, temos como objetivo geral: analisar práticas pedagógicas na área de Artes Visuais que promovam os instantes de criação, as potencialidades expressivas da linha no desenho dos alunos da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra, com o grupo pertencente a faixa etária entre 15 e 18 anos, sendo esse o lócus da nossa pesquisa que deve culminar numa proposta pedagógica para o Ensino Médio. E mais especificamente, realizar uma sondagem por meio de depoimentos orais, escritos e imagéticos sobre as experiências estéticas discentes, tecendo relações com a natureza do instante criador nas aulas de Arte; discutir a função da linha nas obras de arte durante as leituras das imagens; apresentar exercícios que viabilizem a soltura da linha nas composições visuais dos alunos; mostrar o conjunto de trabalhos sobre a linha nas composições visuais produzidas pelos alunos; compor uma proposta pedagógica para Ensino Médio em Artes Visuais que contemple a relevância do desenho para a liberdade de criação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, como também de uma pesquisa-ação. Por isso, a pesquisa se justifica pela necessidade de promover a feitura de arte na escola. O viés teórico-metodológico que fundamenta a investigação seguem as linhas do pensamento dos autores Cecília Almeida Salles (2011), Fayga Ostrower (2013), Mirian Celestes Martins (1998), Ana Mae Barbosa (2010), John Dewey (2010), Jorge Larrosa (2021), Edith Derdyk (2020), como também, a poética dos artistas Pablo Picasso e Paul Klee. O texto está estruturado pelas considerações iniciais, seguida por quatro capítulos intitulados: Em busca do silêncio que não se pede; Referencial Teórico: urdume que interliga e sustenta as tramas da investigação; Metodologia: entrelaçando processos de criação; ao costurar ideias poéticas e considerações finais. É importante ressaltar que a coleta de dados foi obtida pelas devolutivas das atividades com foco nas experiências estéticas encaminhadas durante a elaboração da proposta pedagógica em Artes.Les pratiques pédagogiques dans le domaine des Arts Visuels à la recherche de l'instant créatif pendant les cours, à travers le dessin, ont été la motivation des questions de recherche, à savoir : comment atteindre le silence qui n'est pas demandé ? Y aurait-il la possibilité de développer l'instant créatif sur le sol de l'école ? Les conceptions formatives fondent-elles la pratique pédagogique des processus poétiques ? En ce sens, nous avons pour objectif général: analyser les pratiques pédagogiques dans le domaine des arts visuels qui favorisent les instants de création, les potentialités expressives de la ligne dans le dessin des étudiants de l'Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra, avec le groupe appartenant à la tranche d'âge entre 15 et 18 ans, ceci étant le lieu de notre recherche qui devrait aboutir à une proposition pédagogique pour le Lycée. Et plus précisément, mener une enquête par des témoignages oraux, écrits et imagés sur les expériences esthétiques des élèves, tissant des relations avec la nature de l'instant créatif dans les cours d'Art ; discuter du rôle de la ligne dans les œuvres d'art lors de lectures d'images; présenter des exercices permettant de dégager le trait dans les compositions visuelles des élèves ; montrer l'ensemble des œuvres au trait dans les compositions visuelles réalisées par les élèves ; composer une proposition pédagogique pour le Lycée en Arts Plastiques qui considère la pertinence du dessin pour la liberté de création. Il s'agit d'une recherche qualitative, ainsi que d'une recherche-action. Par conséquent, la recherche est justifiée par la nécessité de promouvoir la création artistique à l'école. Le parti pris théorique et méthodologique qui sous-tend l'enquête suit les lignes de pensée des auteurs Cecília Almeida Salles (2011), Fayga Ostrower (2013), Mirian Celestes Martins (1998), Ana Mae Barbosa (2010), John Dewey (2010), Jorge Larrosa (2021), Edith Derdyk (2020), ainsi que la poétique des artistes Pablo Picasso et Paul Klee. Le texte est structuré par les considérations initiales, suivies de quatre chapitres intitulés : A la recherche du silence qu'on ne demande pas ; Cadre théorique : chaîne qui relie et soutient les parcelles d'investigation ; Méthodologie : entrelacement des processus de création ; en cousant ensemble des idées poétiques et des considérations finales. Il est important de souligner que la collecte de données a été obtenue grâce à la rétroaction d'activités axées sur les expériences esthétiques transmises lors de l'élaboration de la proposition pédagogique en arts.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESArtes visuais - práticas pedagógicasEnsino médioArtes visuais - práticas pedagógicas - desenho - processo de criação - linha - traçoArtes visuais - experiências estéticas - processos poéticos - silêncio como metáforaO processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProcessocriacaodesenhos_Silva_2022.pdfapplication/pdf3911498https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51896/1/Processocriacaodesenhos_Silva_2022.pdffdf66c3844915b9b91c4134a1d7c45a8MD51123456789/518962023-03-13 19:11:51.569oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51896Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-13T22:11:51Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra |
title |
O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra |
spellingShingle |
O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra Silva, Maria Adeilza Pinheiro da CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Artes visuais - práticas pedagógicas Ensino médio Artes visuais - práticas pedagógicas - desenho - processo de criação - linha - traço Artes visuais - experiências estéticas - processos poéticos - silêncio como metáfora |
title_short |
O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra |
title_full |
O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra |
title_fullStr |
O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra |
title_full_unstemmed |
O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra |
title_sort |
O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra |
author |
Silva, Maria Adeilza Pinheiro da |
author_facet |
Silva, Maria Adeilza Pinheiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3189570992926925 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2363104313711193 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Thomé, Renata Viana de Barros |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1230598383268415 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Macedo, Zildalte Ramos de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Adeilza Pinheiro da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campos, Marineide Furtado |
contributor_str_mv |
Campos, Marineide Furtado |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Artes visuais - práticas pedagógicas Ensino médio Artes visuais - práticas pedagógicas - desenho - processo de criação - linha - traço Artes visuais - experiências estéticas - processos poéticos - silêncio como metáfora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais - práticas pedagógicas Ensino médio Artes visuais - práticas pedagógicas - desenho - processo de criação - linha - traço Artes visuais - experiências estéticas - processos poéticos - silêncio como metáfora |
description |
As práticas pedagógicas na área de Artes Visuais em busca do instante criador durante as aulas, por meio do desenho, foram a motivação para as questões da pesquisa, a saber: como atingir o silêncio que não se pede? Haveria a possibilidade de desenvolver o instante criador no chão da escola? As concepções formativas fundamentam a prática pedagógica para os processos poéticos? Neste sentido, temos como objetivo geral: analisar práticas pedagógicas na área de Artes Visuais que promovam os instantes de criação, as potencialidades expressivas da linha no desenho dos alunos da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra, com o grupo pertencente a faixa etária entre 15 e 18 anos, sendo esse o lócus da nossa pesquisa que deve culminar numa proposta pedagógica para o Ensino Médio. E mais especificamente, realizar uma sondagem por meio de depoimentos orais, escritos e imagéticos sobre as experiências estéticas discentes, tecendo relações com a natureza do instante criador nas aulas de Arte; discutir a função da linha nas obras de arte durante as leituras das imagens; apresentar exercícios que viabilizem a soltura da linha nas composições visuais dos alunos; mostrar o conjunto de trabalhos sobre a linha nas composições visuais produzidas pelos alunos; compor uma proposta pedagógica para Ensino Médio em Artes Visuais que contemple a relevância do desenho para a liberdade de criação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, como também de uma pesquisa-ação. Por isso, a pesquisa se justifica pela necessidade de promover a feitura de arte na escola. O viés teórico-metodológico que fundamenta a investigação seguem as linhas do pensamento dos autores Cecília Almeida Salles (2011), Fayga Ostrower (2013), Mirian Celestes Martins (1998), Ana Mae Barbosa (2010), John Dewey (2010), Jorge Larrosa (2021), Edith Derdyk (2020), como também, a poética dos artistas Pablo Picasso e Paul Klee. O texto está estruturado pelas considerações iniciais, seguida por quatro capítulos intitulados: Em busca do silêncio que não se pede; Referencial Teórico: urdume que interliga e sustenta as tramas da investigação; Metodologia: entrelaçando processos de criação; ao costurar ideias poéticas e considerações finais. É importante ressaltar que a coleta de dados foi obtida pelas devolutivas das atividades com foco nas experiências estéticas encaminhadas durante a elaboração da proposta pedagógica em Artes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-13T22:11:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-03-13T22:11:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Maria Adeilza Pinheiro da. O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra. Orientador: Marineide Furtado Campos. 2022. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51896 |
identifier_str_mv |
SILVA, Maria Adeilza Pinheiro da. O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra. Orientador: Marineide Furtado Campos. 2022. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51896/1/Processocriacaodesenhos_Silva_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fdf66c3844915b9b91c4134a1d7c45a8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832968533803008 |