Quadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Júnior, José Jerônimo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30918
Resumo: Apresenta-se este trabalho que por meio de uma pesquisa-ação sobre o uso da linguagem das Histórias em Quadrinhos (HQs) que foi realizada nas aulas de Arte da Escola Estadual Santa Terezinha localizada na cidade de São João do Sabugi (RN), com base na observação das práxis aplicada com os alunos do 9º ano. Como objetivos analisamos a vivência de forma lúdica e criativa da produção das HQs no ambiente escolar gerando uma proposta e produto didático para multiplicação desses saberes. Há mais de um século os Gibis tem sido uma mídia que está presente em todo o mundo, em qual na área da educação básica a sua linguagem e códigos vêm sendo utilizados como um auxílio para os educadores, com estudos não tão presentes ainda nos livros didáticos. O problema surgiu da necessidade de investigar as dificuldades de como alunos de uma escola pública se deparam na leitura desta arte, que através do processo metodológico da pesquisa-ação com elaboração de questionário estratégias para os discentes conhecessem os saberes nas formas de expressão em artes visuais e suas técnicas e processo de criação, divididas entre estudos de requadros, balões, onomatopeias, formação de personagens, cenários, roteiros, até chegar à montagem de uma publicação final, que resultou em um produto didático dessas experiências para outros educadores. Para conseguirmos fundamentar os desafios deste processo, analisamos os pensamentos de autores como Bibe-Luyten (1987), Barbosa (1987), Eisner (1999), Ramos (2018), McCloud (2005), Vergueiro (2010) e outros pesquisadores que contribuíram para o estudo da arte. Este trabalho com o seu produto destaca a importância de usar as HQs na sala de aula, como um eixo temático que possa ter uma função de análise crítica do aluno e do professor, com referências nas competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para melhor disseminar essa linguagem. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
id UFRN_a2c667bbb2e0e96d0b702979a4004d72
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30918
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Vieira Júnior, José Jerônimohttp://lattes.cnpq.br/5438978398704449Silva, Rubens Elias daPetry, Arlete dos SantosNascimento, Erinaldo Alves doBorn, Rodrigo Montandon2020-12-08T22:29:57Z2020-12-08T22:29:57Z2020-08-31VIEIRA JÚNIOR, José Jerônimo. Quadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental. 2020. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30918Apresenta-se este trabalho que por meio de uma pesquisa-ação sobre o uso da linguagem das Histórias em Quadrinhos (HQs) que foi realizada nas aulas de Arte da Escola Estadual Santa Terezinha localizada na cidade de São João do Sabugi (RN), com base na observação das práxis aplicada com os alunos do 9º ano. Como objetivos analisamos a vivência de forma lúdica e criativa da produção das HQs no ambiente escolar gerando uma proposta e produto didático para multiplicação desses saberes. Há mais de um século os Gibis tem sido uma mídia que está presente em todo o mundo, em qual na área da educação básica a sua linguagem e códigos vêm sendo utilizados como um auxílio para os educadores, com estudos não tão presentes ainda nos livros didáticos. O problema surgiu da necessidade de investigar as dificuldades de como alunos de uma escola pública se deparam na leitura desta arte, que através do processo metodológico da pesquisa-ação com elaboração de questionário estratégias para os discentes conhecessem os saberes nas formas de expressão em artes visuais e suas técnicas e processo de criação, divididas entre estudos de requadros, balões, onomatopeias, formação de personagens, cenários, roteiros, até chegar à montagem de uma publicação final, que resultou em um produto didático dessas experiências para outros educadores. Para conseguirmos fundamentar os desafios deste processo, analisamos os pensamentos de autores como Bibe-Luyten (1987), Barbosa (1987), Eisner (1999), Ramos (2018), McCloud (2005), Vergueiro (2010) e outros pesquisadores que contribuíram para o estudo da arte. Este trabalho com o seu produto destaca a importância de usar as HQs na sala de aula, como um eixo temático que possa ter uma função de análise crítica do aluno e do professor, com referências nas competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para melhor disseminar essa linguagem. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.This work is presented through an action-research about the use of language in Comic Books, made in Arts classes in Santa Terezinha State School localized in the city of São João do Sabugi (RN), based on the observation of applied praxis with 9th grade students. The goals were to analyze the ludic and creative form of comic book production in the school environment, generating a didactic proposal and product for the spread of this knowledge. For over a century Comic Books have been a form of media present all over the world, from which its language and codewords have been used as a learning tool for educators in the area of elementary education, with studies not as present yet in textbooks. The issue arose from the necessity of investigating the difficulties of how students in a public school face a reading of such an art, using the methodical process of action-research with elaborated questionnaires, strategies for the pupils to know the sayings in the forms of expression in visual arts and its techniques and creation process, divided between studies of panels, speech balloons, onomatopoeias, character development, scenarios, scripts, arriving at the setup of a final publication, which resulted in a didactic product from these experiences for other educators. In order to set the challenges in this process, we analyzed the thoughts of authors such as Bibe-Luyten (1987), Barbosa (1987), Eisner (1999), Ramos (2018), McCloud (2005), Vergueiro (2010) and other researchers who contributed to the study of this art. This project along with its product emphasizes the importance of using comic books in classrooms, as a thematic axis that can have a critical role in the student and the teacher’s critical analyses, with references in the competences and abilities of the National Common Curricular Base (BNCC) to spread this language. This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONALUFRNBrasilHistórias em QuadrinhosProposta didáticaEnsino de ArtesEducação básicaEnsino fundamentalQuadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALQuadrinizandoaulasarte_VieiraJunior_2020.pdfapplication/pdf9183849https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30918/1/Quadrinizandoaulasarte_VieiraJunior_2020.pdf05933ce4f7234a796aff6ba23a6d4a66MD51Propostapedagogica_VieiraJunior_2020.pdfPropostapedagogica_VieiraJunior_2020.pdfapplication/pdf7072536https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30918/2/Propostapedagogica_VieiraJunior_2020.pdf2291f871a65961985c6387939c57b7dcMD52TEXTQuadrinizandoaulasarte_VieiraJunior_2020.pdf.txtQuadrinizandoaulasarte_VieiraJunior_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain150672https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30918/3/Quadrinizandoaulasarte_VieiraJunior_2020.pdf.txtfe37eaa64c321cc71cfc37fddc2f2564MD53Propostapedagogica_VieiraJunior_2020.pdf.txtPropostapedagogica_VieiraJunior_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain40402https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30918/5/Propostapedagogica_VieiraJunior_2020.pdf.txt750475b873cd8fde5f800e022a072001MD55THUMBNAILQuadrinizandoaulasarte_VieiraJunior_2020.pdf.jpgQuadrinizandoaulasarte_VieiraJunior_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2911https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30918/4/Quadrinizandoaulasarte_VieiraJunior_2020.pdf.jpg2841189151135ec04cc756c262a60223MD54Propostapedagogica_VieiraJunior_2020.pdf.jpgPropostapedagogica_VieiraJunior_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2806https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30918/6/Propostapedagogica_VieiraJunior_2020.pdf.jpge7c2e77170b93e37f0cbfcb8ef4e4a8fMD56123456789/309182020-12-13 05:02:31.545oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30918Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-12-13T08:02:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental
title Quadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle Quadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental
Vieira Júnior, José Jerônimo
Histórias em Quadrinhos
Proposta didática
Ensino de Artes
Educação básica
Ensino fundamental
title_short Quadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental
title_full Quadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Quadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Quadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental
title_sort Quadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental
author Vieira Júnior, José Jerônimo
author_facet Vieira Júnior, José Jerônimo
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5438978398704449
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva, Rubens Elias da
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Petry, Arlete dos Santos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Nascimento, Erinaldo Alves do
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira Júnior, José Jerônimo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Born, Rodrigo Montandon
contributor_str_mv Born, Rodrigo Montandon
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em Quadrinhos
Proposta didática
Ensino de Artes
Educação básica
Ensino fundamental
topic Histórias em Quadrinhos
Proposta didática
Ensino de Artes
Educação básica
Ensino fundamental
description Apresenta-se este trabalho que por meio de uma pesquisa-ação sobre o uso da linguagem das Histórias em Quadrinhos (HQs) que foi realizada nas aulas de Arte da Escola Estadual Santa Terezinha localizada na cidade de São João do Sabugi (RN), com base na observação das práxis aplicada com os alunos do 9º ano. Como objetivos analisamos a vivência de forma lúdica e criativa da produção das HQs no ambiente escolar gerando uma proposta e produto didático para multiplicação desses saberes. Há mais de um século os Gibis tem sido uma mídia que está presente em todo o mundo, em qual na área da educação básica a sua linguagem e códigos vêm sendo utilizados como um auxílio para os educadores, com estudos não tão presentes ainda nos livros didáticos. O problema surgiu da necessidade de investigar as dificuldades de como alunos de uma escola pública se deparam na leitura desta arte, que através do processo metodológico da pesquisa-ação com elaboração de questionário estratégias para os discentes conhecessem os saberes nas formas de expressão em artes visuais e suas técnicas e processo de criação, divididas entre estudos de requadros, balões, onomatopeias, formação de personagens, cenários, roteiros, até chegar à montagem de uma publicação final, que resultou em um produto didático dessas experiências para outros educadores. Para conseguirmos fundamentar os desafios deste processo, analisamos os pensamentos de autores como Bibe-Luyten (1987), Barbosa (1987), Eisner (1999), Ramos (2018), McCloud (2005), Vergueiro (2010) e outros pesquisadores que contribuíram para o estudo da arte. Este trabalho com o seu produto destaca a importância de usar as HQs na sala de aula, como um eixo temático que possa ter uma função de análise crítica do aluno e do professor, com referências nas competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para melhor disseminar essa linguagem. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-08T22:29:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-08T22:29:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIEIRA JÚNIOR, José Jerônimo. Quadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental. 2020. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30918
identifier_str_mv VIEIRA JÚNIOR, José Jerônimo. Quadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental. 2020. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30918/1/Quadrinizandoaulasarte_VieiraJunior_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30918/2/Propostapedagogica_VieiraJunior_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30918/3/Quadrinizandoaulasarte_VieiraJunior_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30918/5/Propostapedagogica_VieiraJunior_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30918/4/Quadrinizandoaulasarte_VieiraJunior_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30918/6/Propostapedagogica_VieiraJunior_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 05933ce4f7234a796aff6ba23a6d4a66
2291f871a65961985c6387939c57b7dc
fe37eaa64c321cc71cfc37fddc2f2564
750475b873cd8fde5f800e022a072001
2841189151135ec04cc756c262a60223
e7c2e77170b93e37f0cbfcb8ef4e4a8f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833045525495808