Jogo de papéis e subjetividade: vivências e significações sobre atividades escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Débora Cristiany Ribeiro do Monte
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42342
Resumo: Este trabalho objetiva analisar as significações construídas por crianças na fase pré-escolar, e relacioná-las com as vivências infantis e a subjetividade sob perspectiva sócio-histórica, considerando que a brincadeira do jogo de papéis é a atividade dominante desse período de desenvolvimento da criança. A metodologia constituiu-se do procedimento de entrevistas, realizadas com apoio na dinâmica do jogo de areia. Os sujeitos que participaram deste estudo são crianças de cinco anos, estudantes em um curso de inglês, na cidade do Natal, no Rio Grande do Norte. Como resultado, este estudo aponta que as crianças não são alheias ao que ocorre na escola. Pelo contrário, são afetadas pelos eventos nela vividos e, assim, constroem a sua subjetividade. Dessa forma, conclui-se que somente é possível compreender o sujeito no processo de aprendizagem e desenvolvimento quando também é possível compreender a subjetividade e a afetividade que configuram o seu processo educacional.
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