A subjetividade e o significado dos jogos em gamers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianco, Rafael Dotto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2613
Resumo: As pessoas vêm mudando sua concepção sobre os jogos eletrônicos, hoje é possível encontrar pesquisas que buscam relacioná-los aos ambientes de saúde, educação e trabalho. Rompe-se com a primitiva ideia de serem estes artefatos de puro lazer, podendo ser entendidos também como formas de trabalho e geradores de sentidos e significados. Com base nessa informação, a presente pesquisa busca mostrar como as ações e reflexões do cotidiano se manifestam no jogo e como o processo inverso ocorre, de forma que se vê muitos jovens mudando suas ações, na medida em que se tornam mais críticos com os jogos. Percebendo a inserção dos jogos nos meios supra citados, a pesquisa busca também explorar como a psicologia pode se relacionar com os jogos eletrônicos, o que permitiria futuras pesquisas na área, tendo em vista que a maioria dos jogadores se encontram nas universidades, numa faixa etária entre 15 e 25 anos. Como poderá ser notado no decorrer desta pesquisa, percebeu-se que os jogos podem criar novas reflexões nos jovens, dependendo do motivo pelo qual eles jogam.
id CEUB_9861847feacee13a87ee643223b6c4c2
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2613
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Bianco, Rafael DottoRey, Fernando Luís González2013-02-25T19:46:30Z2013-05-09T20:57:01Z2013-02-25T19:46:30Z2013-05-09T20:57:01Z20122012https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2613As pessoas vêm mudando sua concepção sobre os jogos eletrônicos, hoje é possível encontrar pesquisas que buscam relacioná-los aos ambientes de saúde, educação e trabalho. Rompe-se com a primitiva ideia de serem estes artefatos de puro lazer, podendo ser entendidos também como formas de trabalho e geradores de sentidos e significados. Com base nessa informação, a presente pesquisa busca mostrar como as ações e reflexões do cotidiano se manifestam no jogo e como o processo inverso ocorre, de forma que se vê muitos jovens mudando suas ações, na medida em que se tornam mais críticos com os jogos. Percebendo a inserção dos jogos nos meios supra citados, a pesquisa busca também explorar como a psicologia pode se relacionar com os jogos eletrônicos, o que permitiria futuras pesquisas na área, tendo em vista que a maioria dos jogadores se encontram nas universidades, numa faixa etária entre 15 e 25 anos. Como poderá ser notado no decorrer desta pesquisa, percebeu-se que os jogos podem criar novas reflexões nos jovens, dependendo do motivo pelo qual eles jogam.Submitted by Rosemary Tourinho Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-02-25T19:46:30Z No. of bitstreams: 1 20767760.pdf: 617551 bytes, checksum: 796f57ae1f2c1d961a7ed4fc540227fe (MD5)Made available in DSpace on 2013-02-25T19:46:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20767760.pdf: 617551 bytes, checksum: 796f57ae1f2c1d961a7ed4fc540227fe (MD5) Previous issue date: 2012Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:01Z (GMT). No. of bitstreams: 3 20767760.pdf.txt: 78532 bytes, checksum: b6b1fd3dde1c094289abdf5d7577a42a (MD5) license.txt: 362 bytes, checksum: b9e0d9c10d77debde1a5ea963f0e67b4 (MD5) 20767760.pdf: 617551 bytes, checksum: 796f57ae1f2c1d961a7ed4fc540227fe (MD5) Previous issue date: 2012SubjetividadeJogo eletrônicoVídeo gameA subjetividade e o significado dos jogos em gamersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20767760.pdf.txtExtracted texttext/plain78532https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2613/1/20767760.pdf.txtb6b1fd3dde1c094289abdf5d7577a42aMD51LICENSElicense.txttext/plain362https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2613/2/license.txtb9e0d9c10d77debde1a5ea963f0e67b4MD52ORIGINAL20767760.pdfapplication/pdf617551https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2613/3/20767760.pdf796f57ae1f2c1d961a7ed4fc540227feMD53123456789/26132019-05-09 18:18:29.206oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2613RGVjbGFybyBxdWUgcGFydGljaXBlaSBkYSBlbGFib3Jhw6fDo28gZG8gdHJhYmFsaG8gc3VibWV0aWRvLCBwdWJsaWNhZG88YnI+IGUvb3UgYWNlaXRvIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRvIFVuaUNFVUIsIGUgcGFyYSB0b3JuYXI8YnI+IHDDumJsaWNhIG1pbmhhIHJlc3BvbnNhYmlsaWRhZGUgcGVsbyBzZXUgY29udGXDumRvLCBhc3NlZ3VybyBxdWUgbsOjbzxicj4gb21pdGkgcXVhaXNxdWVyIGxpZ2HDp8O1ZXMgb3UgYWNvcmRvcyBkZSBmaW5hbmNpYW1lbnRvIGVudHJlPGJyPiBvcyBhdXRvcmVzIGUgY29tcGFuaGlhcyBxdWUgcG9zc2FtIHRlciBpbnRlcmVzc2UgbmEgcHVibGljYcOnw6NvIGRvIHRleHRvLgo=Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-09T18:18:29Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A subjetividade e o significado dos jogos em gamers
title A subjetividade e o significado dos jogos em gamers
spellingShingle A subjetividade e o significado dos jogos em gamers
Bianco, Rafael Dotto
Subjetividade
Jogo eletrônico
Vídeo game
title_short A subjetividade e o significado dos jogos em gamers
title_full A subjetividade e o significado dos jogos em gamers
title_fullStr A subjetividade e o significado dos jogos em gamers
title_full_unstemmed A subjetividade e o significado dos jogos em gamers
title_sort A subjetividade e o significado dos jogos em gamers
author Bianco, Rafael Dotto
author_facet Bianco, Rafael Dotto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianco, Rafael Dotto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rey, Fernando Luís González
contributor_str_mv Rey, Fernando Luís González
dc.subject.por.fl_str_mv Subjetividade
Jogo eletrônico
Vídeo game
topic Subjetividade
Jogo eletrônico
Vídeo game
description As pessoas vêm mudando sua concepção sobre os jogos eletrônicos, hoje é possível encontrar pesquisas que buscam relacioná-los aos ambientes de saúde, educação e trabalho. Rompe-se com a primitiva ideia de serem estes artefatos de puro lazer, podendo ser entendidos também como formas de trabalho e geradores de sentidos e significados. Com base nessa informação, a presente pesquisa busca mostrar como as ações e reflexões do cotidiano se manifestam no jogo e como o processo inverso ocorre, de forma que se vê muitos jovens mudando suas ações, na medida em que se tornam mais críticos com os jogos. Percebendo a inserção dos jogos nos meios supra citados, a pesquisa busca também explorar como a psicologia pode se relacionar com os jogos eletrônicos, o que permitiria futuras pesquisas na área, tendo em vista que a maioria dos jogadores se encontram nas universidades, numa faixa etária entre 15 e 25 anos. Como poderá ser notado no decorrer desta pesquisa, percebeu-se que os jogos podem criar novas reflexões nos jovens, dependendo do motivo pelo qual eles jogam.
publishDate 2012
dc.date.criacao.en_US.fl_str_mv 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-02-25T19:46:30Z
2013-05-09T20:57:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-02-25T19:46:30Z
2013-05-09T20:57:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2613
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2613/1/20767760.pdf.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2613/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2613/3/20767760.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b6b1fd3dde1c094289abdf5d7577a42a
b9e0d9c10d77debde1a5ea963f0e67b4
796f57ae1f2c1d961a7ed4fc540227fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801209460456161280