Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Suenyra Nóbrega
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16215
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as crenças de professores das séries iniciais do nível fundamental da cidade de Caicó-RN sobre o ensino de gramática. A partir da aplicação de um questionário, analisam-se as crenças manifestadas no discurso de 20 docentes da rede municipal de ensino do referido município. As questões formuladas visaram investigar as crenças dos informantes sobre o que é ensinar gramática e que dificuldades encontram para realizar o ensino dos conteúdos gramaticais, considerando aspectos teóricos e práticos, entre eles: a construção da concepção sobre ensino de gramática, a participação em projetos de formação continuada na especificidade de ensino de língua, a influência dessa formação sobre o seu fazer pedagógico, e a realização do planejamento de ensino de conteúdos gramaticais. Para fundamentar a reflexão, buscou-se apoio em autores como Abrahão; Barcelos (2006); Antunes (2009; 2007); Neves (2004a; 2004b; 2007; 2010) Silva (2004; 2007), Travaglia (2001; 2004); entre outros, a partir dos quais são abordados os conceitos de língua, linguagem e gramática, relacionando-os ao desenvolvimento da competência linguística/comunicativa no ensino de língua portuguesa. Os dados analisados revelam que a influência das crenças sobre o ensino de gramática no fazer pedagógico do professor se relaciona com sua formação acadêmica, desde a escolha do referencial teórico adotado pelos professores das disciplinas relacionadas ao tema até a metodologia utilizada para trabalhar os conteúdos, considerando as experiências pessoais concretizadas ao longo de sua vida. Além disso, percebeu-se que existe uma forte convergência entre crenças, conhecimentos e experiências práticas. O trabalho conclui-se com uma reflexão sobre as implicações que uma postura reflexiva pode ter no atual panorama de ensino de língua, em geral, e de gramática, em particular.
id UFRN_a301bc6446ba1c2d814b93aae409b07c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16215
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Soares, Suenyra Nóbregahttp://lattes.cnpq.br/0835546336181863http://lattes.cnpq.br/0569672805537142Silva, Marluce Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/4463809499714404Matos, Denilson Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/0733526938088480Silva, Camilo Rosa da2014-12-17T15:06:54Z2012-04-272014-12-17T15:06:54Z2011-06-10SOARES, Suenyra Nóbrega. Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental. 2011. 97 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16215application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemUFRNBRLinguística Aplicada; Literatura ComparadaCrençasGramáticaEnsino.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICACrenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEste trabalho tem como objetivo analisar as crenças de professores das séries iniciais do nível fundamental da cidade de Caicó-RN sobre o ensino de gramática. A partir da aplicação de um questionário, analisam-se as crenças manifestadas no discurso de 20 docentes da rede municipal de ensino do referido município. As questões formuladas visaram investigar as crenças dos informantes sobre o que é ensinar gramática e que dificuldades encontram para realizar o ensino dos conteúdos gramaticais, considerando aspectos teóricos e práticos, entre eles: a construção da concepção sobre ensino de gramática, a participação em projetos de formação continuada na especificidade de ensino de língua, a influência dessa formação sobre o seu fazer pedagógico, e a realização do planejamento de ensino de conteúdos gramaticais. Para fundamentar a reflexão, buscou-se apoio em autores como Abrahão; Barcelos (2006); Antunes (2009; 2007); Neves (2004a; 2004b; 2007; 2010) Silva (2004; 2007), Travaglia (2001; 2004); entre outros, a partir dos quais são abordados os conceitos de língua, linguagem e gramática, relacionando-os ao desenvolvimento da competência linguística/comunicativa no ensino de língua portuguesa. Os dados analisados revelam que a influência das crenças sobre o ensino de gramática no fazer pedagógico do professor se relaciona com sua formação acadêmica, desde a escolha do referencial teórico adotado pelos professores das disciplinas relacionadas ao tema até a metodologia utilizada para trabalhar os conteúdos, considerando as experiências pessoais concretizadas ao longo de sua vida. Além disso, percebeu-se que existe uma forte convergência entre crenças, conhecimentos e experiências práticas. O trabalho conclui-se com uma reflexão sobre as implicações que uma postura reflexiva pode ter no atual panorama de ensino de língua, em geral, e de gramática, em particular.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSuenyraNS_DISSERT.pdfapplication/pdf517694https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16215/1/SuenyraNS_DISSERT.pdf8c90b71ce2a70278cf74a5ab1789a921MD51TEXTSuenyraNS_DISSERT.pdf.txtSuenyraNS_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain176809https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16215/6/SuenyraNS_DISSERT.pdf.txt6700261c4907348aad9360b390d70df4MD56THUMBNAILSuenyraNS_DISSERT.pdf.jpgSuenyraNS_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2510https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16215/7/SuenyraNS_DISSERT.pdf.jpgc63ab68dcc8123ee1758cd3724ec49daMD57123456789/162152017-11-02 06:12:40.253oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16215Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T09:12:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental
title Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental
spellingShingle Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental
Soares, Suenyra Nóbrega
Crenças
Gramática
Ensino.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental
title_full Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental
title_fullStr Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental
title_full_unstemmed Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental
title_sort Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental
author Soares, Suenyra Nóbrega
author_facet Soares, Suenyra Nóbrega
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0835546336181863
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0569672805537142
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Silva, Marluce Pereira da
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4463809499714404
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Matos, Denilson Pereira de
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0733526938088480
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Suenyra Nóbrega
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Camilo Rosa da
contributor_str_mv Silva, Camilo Rosa da
dc.subject.por.fl_str_mv Crenças
Gramática
Ensino.
topic Crenças
Gramática
Ensino.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description Este trabalho tem como objetivo analisar as crenças de professores das séries iniciais do nível fundamental da cidade de Caicó-RN sobre o ensino de gramática. A partir da aplicação de um questionário, analisam-se as crenças manifestadas no discurso de 20 docentes da rede municipal de ensino do referido município. As questões formuladas visaram investigar as crenças dos informantes sobre o que é ensinar gramática e que dificuldades encontram para realizar o ensino dos conteúdos gramaticais, considerando aspectos teóricos e práticos, entre eles: a construção da concepção sobre ensino de gramática, a participação em projetos de formação continuada na especificidade de ensino de língua, a influência dessa formação sobre o seu fazer pedagógico, e a realização do planejamento de ensino de conteúdos gramaticais. Para fundamentar a reflexão, buscou-se apoio em autores como Abrahão; Barcelos (2006); Antunes (2009; 2007); Neves (2004a; 2004b; 2007; 2010) Silva (2004; 2007), Travaglia (2001; 2004); entre outros, a partir dos quais são abordados os conceitos de língua, linguagem e gramática, relacionando-os ao desenvolvimento da competência linguística/comunicativa no ensino de língua portuguesa. Os dados analisados revelam que a influência das crenças sobre o ensino de gramática no fazer pedagógico do professor se relaciona com sua formação acadêmica, desde a escolha do referencial teórico adotado pelos professores das disciplinas relacionadas ao tema até a metodologia utilizada para trabalhar os conteúdos, considerando as experiências pessoais concretizadas ao longo de sua vida. Além disso, percebeu-se que existe uma forte convergência entre crenças, conhecimentos e experiências práticas. O trabalho conclui-se com uma reflexão sobre as implicações que uma postura reflexiva pode ter no atual panorama de ensino de língua, em geral, e de gramática, em particular.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-06-10
dc.date.available.fl_str_mv 2012-04-27
2014-12-17T15:06:54Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:06:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOARES, Suenyra Nóbrega. Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental. 2011. 97 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16215
identifier_str_mv SOARES, Suenyra Nóbrega. Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental. 2011. 97 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Linguística Aplicada; Literatura Comparada
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16215/1/SuenyraNS_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16215/6/SuenyraNS_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16215/7/SuenyraNS_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c90b71ce2a70278cf74a5ab1789a921
6700261c4907348aad9360b390d70df4
c63ab68dcc8123ee1758cd3724ec49da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117917610868736