Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16215 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar as crenças de professores das séries iniciais do nível fundamental da cidade de Caicó-RN sobre o ensino de gramática. A partir da aplicação de um questionário, analisam-se as crenças manifestadas no discurso de 20 docentes da rede municipal de ensino do referido município. As questões formuladas visaram investigar as crenças dos informantes sobre o que é ensinar gramática e que dificuldades encontram para realizar o ensino dos conteúdos gramaticais, considerando aspectos teóricos e práticos, entre eles: a construção da concepção sobre ensino de gramática, a participação em projetos de formação continuada na especificidade de ensino de língua, a influência dessa formação sobre o seu fazer pedagógico, e a realização do planejamento de ensino de conteúdos gramaticais. Para fundamentar a reflexão, buscou-se apoio em autores como Abrahão; Barcelos (2006); Antunes (2009; 2007); Neves (2004a; 2004b; 2007; 2010) Silva (2004; 2007), Travaglia (2001; 2004); entre outros, a partir dos quais são abordados os conceitos de língua, linguagem e gramática, relacionando-os ao desenvolvimento da competência linguística/comunicativa no ensino de língua portuguesa. Os dados analisados revelam que a influência das crenças sobre o ensino de gramática no fazer pedagógico do professor se relaciona com sua formação acadêmica, desde a escolha do referencial teórico adotado pelos professores das disciplinas relacionadas ao tema até a metodologia utilizada para trabalhar os conteúdos, considerando as experiências pessoais concretizadas ao longo de sua vida. Além disso, percebeu-se que existe uma forte convergência entre crenças, conhecimentos e experiências práticas. O trabalho conclui-se com uma reflexão sobre as implicações que uma postura reflexiva pode ter no atual panorama de ensino de língua, em geral, e de gramática, em particular. |
id |
UFRN_a301bc6446ba1c2d814b93aae409b07c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16215 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, Suenyra Nóbregahttp://lattes.cnpq.br/0835546336181863http://lattes.cnpq.br/0569672805537142Silva, Marluce Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/4463809499714404Matos, Denilson Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/0733526938088480Silva, Camilo Rosa da2014-12-17T15:06:54Z2012-04-272014-12-17T15:06:54Z2011-06-10SOARES, Suenyra Nóbrega. Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental. 2011. 97 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16215application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemUFRNBRLinguística Aplicada; Literatura ComparadaCrençasGramáticaEnsino.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICACrenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEste trabalho tem como objetivo analisar as crenças de professores das séries iniciais do nível fundamental da cidade de Caicó-RN sobre o ensino de gramática. A partir da aplicação de um questionário, analisam-se as crenças manifestadas no discurso de 20 docentes da rede municipal de ensino do referido município. As questões formuladas visaram investigar as crenças dos informantes sobre o que é ensinar gramática e que dificuldades encontram para realizar o ensino dos conteúdos gramaticais, considerando aspectos teóricos e práticos, entre eles: a construção da concepção sobre ensino de gramática, a participação em projetos de formação continuada na especificidade de ensino de língua, a influência dessa formação sobre o seu fazer pedagógico, e a realização do planejamento de ensino de conteúdos gramaticais. Para fundamentar a reflexão, buscou-se apoio em autores como Abrahão; Barcelos (2006); Antunes (2009; 2007); Neves (2004a; 2004b; 2007; 2010) Silva (2004; 2007), Travaglia (2001; 2004); entre outros, a partir dos quais são abordados os conceitos de língua, linguagem e gramática, relacionando-os ao desenvolvimento da competência linguística/comunicativa no ensino de língua portuguesa. Os dados analisados revelam que a influência das crenças sobre o ensino de gramática no fazer pedagógico do professor se relaciona com sua formação acadêmica, desde a escolha do referencial teórico adotado pelos professores das disciplinas relacionadas ao tema até a metodologia utilizada para trabalhar os conteúdos, considerando as experiências pessoais concretizadas ao longo de sua vida. Além disso, percebeu-se que existe uma forte convergência entre crenças, conhecimentos e experiências práticas. O trabalho conclui-se com uma reflexão sobre as implicações que uma postura reflexiva pode ter no atual panorama de ensino de língua, em geral, e de gramática, em particular.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSuenyraNS_DISSERT.pdfapplication/pdf517694https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16215/1/SuenyraNS_DISSERT.pdf8c90b71ce2a70278cf74a5ab1789a921MD51TEXTSuenyraNS_DISSERT.pdf.txtSuenyraNS_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain176809https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16215/6/SuenyraNS_DISSERT.pdf.txt6700261c4907348aad9360b390d70df4MD56THUMBNAILSuenyraNS_DISSERT.pdf.jpgSuenyraNS_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2510https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16215/7/SuenyraNS_DISSERT.pdf.jpgc63ab68dcc8123ee1758cd3724ec49daMD57123456789/162152017-11-02 06:12:40.253oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16215Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T09:12:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental |
title |
Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental |
spellingShingle |
Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental Soares, Suenyra Nóbrega Crenças Gramática Ensino. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental |
title_full |
Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental |
title_fullStr |
Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental |
title_full_unstemmed |
Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental |
title_sort |
Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental |
author |
Soares, Suenyra Nóbrega |
author_facet |
Soares, Suenyra Nóbrega |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0835546336181863 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0569672805537142 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Silva, Marluce Pereira da |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4463809499714404 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Matos, Denilson Pereira de |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0733526938088480 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Suenyra Nóbrega |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Camilo Rosa da |
contributor_str_mv |
Silva, Camilo Rosa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crenças Gramática Ensino. |
topic |
Crenças Gramática Ensino. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar as crenças de professores das séries iniciais do nível fundamental da cidade de Caicó-RN sobre o ensino de gramática. A partir da aplicação de um questionário, analisam-se as crenças manifestadas no discurso de 20 docentes da rede municipal de ensino do referido município. As questões formuladas visaram investigar as crenças dos informantes sobre o que é ensinar gramática e que dificuldades encontram para realizar o ensino dos conteúdos gramaticais, considerando aspectos teóricos e práticos, entre eles: a construção da concepção sobre ensino de gramática, a participação em projetos de formação continuada na especificidade de ensino de língua, a influência dessa formação sobre o seu fazer pedagógico, e a realização do planejamento de ensino de conteúdos gramaticais. Para fundamentar a reflexão, buscou-se apoio em autores como Abrahão; Barcelos (2006); Antunes (2009; 2007); Neves (2004a; 2004b; 2007; 2010) Silva (2004; 2007), Travaglia (2001; 2004); entre outros, a partir dos quais são abordados os conceitos de língua, linguagem e gramática, relacionando-os ao desenvolvimento da competência linguística/comunicativa no ensino de língua portuguesa. Os dados analisados revelam que a influência das crenças sobre o ensino de gramática no fazer pedagógico do professor se relaciona com sua formação acadêmica, desde a escolha do referencial teórico adotado pelos professores das disciplinas relacionadas ao tema até a metodologia utilizada para trabalhar os conteúdos, considerando as experiências pessoais concretizadas ao longo de sua vida. Além disso, percebeu-se que existe uma forte convergência entre crenças, conhecimentos e experiências práticas. O trabalho conclui-se com uma reflexão sobre as implicações que uma postura reflexiva pode ter no atual panorama de ensino de língua, em geral, e de gramática, em particular. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-06-10 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-04-27 2014-12-17T15:06:54Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T15:06:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOARES, Suenyra Nóbrega. Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental. 2011. 97 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16215 |
identifier_str_mv |
SOARES, Suenyra Nóbrega. Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental. 2011. 97 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Linguística Aplicada; Literatura Comparada |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16215/1/SuenyraNS_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16215/6/SuenyraNS_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16215/7/SuenyraNS_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c90b71ce2a70278cf74a5ab1789a921 6700261c4907348aad9360b390d70df4 c63ab68dcc8123ee1758cd3724ec49da |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833073005527040 |