Ilustrações científicas e a classificação do mundo natural no século XVIII

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitor, Fernanda Cavalcanti
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45705
Resumo: Buscamos realizar um estudo historiográfico acerca das ilustrações científicas, explorando o seu contexto histórico e sociocultural de produção e o seu papel na História Natural do século XVIII, especialmente no período da “Viagem Filosófica” comandada pelo brasileiro Alexandre Rodrigues Ferreira, bem como apresentar uma descrição dos elementos característicos desse tipo de representação visual da natureza da época sinalizada. Enxergamos que existe uma lacuna, principalmente no Brasil, acerca desse tipo investigação, que considera as ilustrações científicas como fontes históricas de pesquisa e que propõe uma articulação entre esse tipo de imagem visual e o ensino de ciências, na interface com a história da ciência e a natureza da ciência (NdC) por meio de “temas” e “questões”. Assim, o objetivo geral desse estudo foi investigar a importância e o significado da utilização das ilustrações científicas no processo de classificação do mundo natural no período iluminista, em particular, no contexto da “Viagem Filosófica” ao Brasil, apontando as contribuições do entendimento desse processo histórico e dos seus sentidos para o ensino de ciências da natureza. Trata-se de um trabalho de natureza bibliográfica, qualitativa, de caráter interdisciplinar e embasado na literatura da contemporânea historiografia da ciência, na vertente da História Cultural da Ciência, com foco nas práticas científicas e na cultura visual do século XVIII. Defendemos que uma ilustração científica se configura em um tipo específico de representação visual da natureza, que foi essencial para identificar estruturas e características distintivas dos espécimes e divulgar o conhecimento taxonômico de plantas e animais no século XVIII, e que a partir do seu contexto histórico e sociocultural de produção podemos refletir sobre aspectos relevantes de NdC, como “o papel dos naturalistas e artistas na produção de conhecimentos no século XVIII”, “a relação entre os estudos da natureza e a sociedade”, “os diferentes meios de produção e divulgação de conhecimentos”, “a organização das expedições científicas e a participação das colônias nesse tipo de empreendimento”, entre outros.
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Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45705Buscamos realizar um estudo historiográfico acerca das ilustrações científicas, explorando o seu contexto histórico e sociocultural de produção e o seu papel na História Natural do século XVIII, especialmente no período da “Viagem Filosófica” comandada pelo brasileiro Alexandre Rodrigues Ferreira, bem como apresentar uma descrição dos elementos característicos desse tipo de representação visual da natureza da época sinalizada. Enxergamos que existe uma lacuna, principalmente no Brasil, acerca desse tipo investigação, que considera as ilustrações científicas como fontes históricas de pesquisa e que propõe uma articulação entre esse tipo de imagem visual e o ensino de ciências, na interface com a história da ciência e a natureza da ciência (NdC) por meio de “temas” e “questões”. Assim, o objetivo geral desse estudo foi investigar a importância e o significado da utilização das ilustrações científicas no processo de classificação do mundo natural no período iluminista, em particular, no contexto da “Viagem Filosófica” ao Brasil, apontando as contribuições do entendimento desse processo histórico e dos seus sentidos para o ensino de ciências da natureza. Trata-se de um trabalho de natureza bibliográfica, qualitativa, de caráter interdisciplinar e embasado na literatura da contemporânea historiografia da ciência, na vertente da História Cultural da Ciência, com foco nas práticas científicas e na cultura visual do século XVIII. Defendemos que uma ilustração científica se configura em um tipo específico de representação visual da natureza, que foi essencial para identificar estruturas e características distintivas dos espécimes e divulgar o conhecimento taxonômico de plantas e animais no século XVIII, e que a partir do seu contexto histórico e sociocultural de produção podemos refletir sobre aspectos relevantes de NdC, como “o papel dos naturalistas e artistas na produção de conhecimentos no século XVIII”, “a relação entre os estudos da natureza e a sociedade”, “os diferentes meios de produção e divulgação de conhecimentos”, “a organização das expedições científicas e a participação das colônias nesse tipo de empreendimento”, entre outros.We intended to carry out a historiographic study of scientific illustrations, exploring their historic and sociocultural context of production and their role in eighteenth century’s Natural History, especially in the period of the “Philosophical Journey”, headed by the Brazilian Alexandre Rodrigues Ferreira, as well as to present a description of the characteristic elements of this type of visual representation of the nature of the signaled time. We observe that there is a gap, mainly in Brazil, in this type of investigation, which considers scientific illustrations as historical sources of research and proposes an articulation between this type of visual image and science teaching, in the interface with history of science and the nature of science through “themes” and “questions”. Thus, the general aim of this study was to investigate the importance and the meaning of the use of scientific illustrations in the process of classification of the natural world in the Enlightenment period, particularly, in the context of the “Philosophical Journey” to Brazil, pointing out the contributions of the understanding of this historical process and its meanings to the teaching of natural sciences. It is, therefore, a bibliographic and qualitative work, interdisciplinary and based on the literature of contemporary historiography of science, in the field of Cultural History of Science, focusing on the scientific practices and on the visual culture of the eighteenth century. We defend that a scientific illustration is configured in a specific type of visual representation of nature, which was essential to identify distinctive structures and characteristics of the specimens and disclose the taxonomic knowledge of plants and animals in the eighteenth century, and that, from its historical and sociocultural context, we can reflect about the relevant aspects of the nature of science, such as “the role of naturalists and artists in the production of knowledge in eighteenth century”, “the relation between nature studies and society”, “the different means of production and dissemination of knowledge”, “the organization of scientific expeditions and the participation of colonies in this type of entrepreneurship”, among others.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAUFRNBrasilIlustração científicaSistema de classificação de seres vivosIluminismoHistória cultural da ciênciaNatureza da ciênciaIlustrações científicas e a classificação do mundo natural no século XVIIIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIlustracoescientificasclassificacao_Vitor_2021.pdfapplication/pdf2640795https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45705/1/Ilustracoescientificasclassificacao_Vitor_2021.pdf0789127d5850f86bb18c280904838ab5MD51123456789/457052022-05-02 12:35:04.284oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45705Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:35:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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