Lazer virtual relacionado a jogos virtuais e redes sociais: perfil de usuários em potencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ewerton Franco da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48788
Resumo: O presente trabalho possui como tema central propor uma discussão acerca do perfil de usuários do lazer virtual a partir do uso de jogos virtuais, streaming e redes sociais. Além disso, tem por objetivo identificar quais os principais fatores de influência relacionados ao lazer virtual e mapear as principais características de uso de redes sociais, streaming e jogos eletrônicos. Para isso, o presente estudo realizou aplicação virtual de instrumento de coleta de dados com perguntas estruturadas. Os resultados obtidos indicam o aumento na frequência de uso das redes sociais nos últimos anos para fins de entretenimento e que os jogos eletrônicos não são vistos como a principal forma de lazer, nem de conexão com amigos e familiares, presencial ou virtualmente.
id UFRN_a4752fb8c2085c7019d44b21bd0520fd
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48788
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Ewerton Franco daBridi, GuilhermeCavalcante, Erica Dayane ChavesSousa, Stella Magaly de AndradeBridi, Guilherme2022-07-27T19:47:04Z2022-07-27T19:47:04Z2022SILVA, Ewerton Franco da. Lazer virtual relacionado a jogos virtuais e redes sociais: perfil de usuários em potencial. 2022. 30f. Monografia (Graduação em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48788O presente trabalho possui como tema central propor uma discussão acerca do perfil de usuários do lazer virtual a partir do uso de jogos virtuais, streaming e redes sociais. Além disso, tem por objetivo identificar quais os principais fatores de influência relacionados ao lazer virtual e mapear as principais características de uso de redes sociais, streaming e jogos eletrônicos. Para isso, o presente estudo realizou aplicação virtual de instrumento de coleta de dados com perguntas estruturadas. Os resultados obtidos indicam o aumento na frequência de uso das redes sociais nos últimos anos para fins de entretenimento e que os jogos eletrônicos não são vistos como a principal forma de lazer, nem de conexão com amigos e familiares, presencial ou virtualmente.The present work has as its central theme to propose a discussion about the profile of users of virtual leisure from the use of virtual games, streaming and social networks. In addition, it aims to identify the main influencing factors related to virtual leisure and map the main characteristics of the use of social networks, streaming and electronic games. For that to happen, the present study carried out a virtual application of a data collection instrument with structured questions. The results obtained indicate the increase in the frequency of use of social networks in recent years for entertainment purposes and that electronic games are not seen as the main form of leisure, nor of connection with friends and family, in person or virtually.Universidade Federal do Rio Grande do NorteTurismoUFRNBrasilDepartamento de TurismoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessJogos eletrônicosLazer virtualRedes sociaisLazerElectronic gamesVirtual leisureSocial networksLeisureLazer virtual relacionado a jogos virtuais e redes sociais: perfil de usuários em potencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48788/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48788/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALLazerVirtualRelacionadoaJogosVirtuaiseRedesSociais_silva_2022.docx.pdfLazerVirtualRelacionadoaJogosVirtuaiseRedesSociais_silva_2022.docx.pdfapplication/pdf576844https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48788/1/LazerVirtualRelacionadoaJogosVirtuaiseRedesSociais_silva_2022.docx.pdf81c08c5bb103e7091313937409d9f787MD51123456789/487882022-07-27 16:47:04.642oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-27T19:47:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Lazer virtual relacionado a jogos virtuais e redes sociais: perfil de usuários em potencial
title Lazer virtual relacionado a jogos virtuais e redes sociais: perfil de usuários em potencial
spellingShingle Lazer virtual relacionado a jogos virtuais e redes sociais: perfil de usuários em potencial
Silva, Ewerton Franco da
Jogos eletrônicos
Lazer virtual
Redes sociais
Lazer
Electronic games
Virtual leisure
Social networks
Leisure
title_short Lazer virtual relacionado a jogos virtuais e redes sociais: perfil de usuários em potencial
title_full Lazer virtual relacionado a jogos virtuais e redes sociais: perfil de usuários em potencial
title_fullStr Lazer virtual relacionado a jogos virtuais e redes sociais: perfil de usuários em potencial
title_full_unstemmed Lazer virtual relacionado a jogos virtuais e redes sociais: perfil de usuários em potencial
title_sort Lazer virtual relacionado a jogos virtuais e redes sociais: perfil de usuários em potencial
author Silva, Ewerton Franco da
author_facet Silva, Ewerton Franco da
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Bridi, Guilherme
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cavalcante, Erica Dayane Chaves
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Sousa, Stella Magaly de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ewerton Franco da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bridi, Guilherme
contributor_str_mv Bridi, Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos eletrônicos
Lazer virtual
Redes sociais
Lazer
Electronic games
Virtual leisure
Social networks
Leisure
topic Jogos eletrônicos
Lazer virtual
Redes sociais
Lazer
Electronic games
Virtual leisure
Social networks
Leisure
description O presente trabalho possui como tema central propor uma discussão acerca do perfil de usuários do lazer virtual a partir do uso de jogos virtuais, streaming e redes sociais. Além disso, tem por objetivo identificar quais os principais fatores de influência relacionados ao lazer virtual e mapear as principais características de uso de redes sociais, streaming e jogos eletrônicos. Para isso, o presente estudo realizou aplicação virtual de instrumento de coleta de dados com perguntas estruturadas. Os resultados obtidos indicam o aumento na frequência de uso das redes sociais nos últimos anos para fins de entretenimento e que os jogos eletrônicos não são vistos como a principal forma de lazer, nem de conexão com amigos e familiares, presencial ou virtualmente.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-27T19:47:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-27T19:47:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Ewerton Franco da. Lazer virtual relacionado a jogos virtuais e redes sociais: perfil de usuários em potencial. 2022. 30f. Monografia (Graduação em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48788
identifier_str_mv SILVA, Ewerton Franco da. Lazer virtual relacionado a jogos virtuais e redes sociais: perfil de usuários em potencial. 2022. 30f. Monografia (Graduação em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Turismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48788/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48788/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48788/1/LazerVirtualRelacionadoaJogosVirtuaiseRedesSociais_silva_2022.docx.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
81c08c5bb103e7091313937409d9f787
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117883754446848