O ensino por investigação: construindo possibilidades na formação continuada do professor de ciências a partir da ação-reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Kaline Soares de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21052
Resumo: Estudos e reflexões sobre as tendências atuais no ensino de ciências mostram a importância de incorporar na prática docente, atividades com uma abordagem investigativa, problematizadora e que permitam aos educandos compreender e aplicar conceitos e fenômenos científicos. Nesta perspectiva, a formação do professor é essencial para efetivar a prática dessa abordagem em sala de aula. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo contribuir com a formação de professores de ciências do ensino básico no uso da abordagem do ensino por investigação, com vistas à superação de obstáculos e a realização de mudanças na prática pedagógica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com professores de ciências da rede municipal de ensino de Natal/RN, que participaram do curso de formação sobre o ensino por investigação no ano de 2012, através do projeto intitulado Em Busca de Novos Talentos para a Ciência: uma intervenção no ensino público. Para a obtenção dos dados foi feita a aplicação de questionário, entrevistas semiestruturadas, grupo de estudos, registros escritos e a observação participante. Os resultados evidenciaram que o ensino com uma abordagem investigativa, ainda está pouco presente na prática pedagógica dos professores que participaram do primeiro curso de formação - Novos Talentos bem como a existência de algumas concepções equivocadas sobre essa estratégia de ensino quanto à relação feita ao método científico e a necessidade do uso da experimentação, além de dificuldades relacionadas ao planejamento das atividades para a aplicação efetiva dessa abordagem. No que diz respeito aos professores que participaram do grupo de estudo durante essa pesquisa, constatamos que com a aproximação, a partir dos estudos e da vivência, houve o alcance de maior abertura às mudanças e consequente superação dos obstáculos para a prática do ensino por investigação. Além disso, demonstraram novas perspectivas para o ensino de ciências e a compreensão de que o aprimoramento dessa estratégia didática é consequência do fazer, tanto para o professor quanto para os alunos.
id UFRN_a4d6ef12dc93ed11b173a9ac983d2f98
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21052
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Kaline Soares dehttp://lattes.cnpq.br/2714038862026005http://lattes.cnpq.br/2971840301895348Guimarães, Ivanise Cortez de Sousahttp://lattes.cnpq.br/5126340528077248Tabosa, Wyllys Abel Farkatthttp://lattes.cnpq.br/3596040894249041Costa, Ivaneide Alves Soares da2016-07-28T20:16:49Z2016-07-28T20:16:49Z2015-07-31OLIVEIRA, Kaline Soares de. O ensino por investigação: construindo possibilidades na formação continuada do professor de ciências a partir da ação-reflexão. 2015. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21052Estudos e reflexões sobre as tendências atuais no ensino de ciências mostram a importância de incorporar na prática docente, atividades com uma abordagem investigativa, problematizadora e que permitam aos educandos compreender e aplicar conceitos e fenômenos científicos. Nesta perspectiva, a formação do professor é essencial para efetivar a prática dessa abordagem em sala de aula. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo contribuir com a formação de professores de ciências do ensino básico no uso da abordagem do ensino por investigação, com vistas à superação de obstáculos e a realização de mudanças na prática pedagógica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com professores de ciências da rede municipal de ensino de Natal/RN, que participaram do curso de formação sobre o ensino por investigação no ano de 2012, através do projeto intitulado Em Busca de Novos Talentos para a Ciência: uma intervenção no ensino público. Para a obtenção dos dados foi feita a aplicação de questionário, entrevistas semiestruturadas, grupo de estudos, registros escritos e a observação participante. Os resultados evidenciaram que o ensino com uma abordagem investigativa, ainda está pouco presente na prática pedagógica dos professores que participaram do primeiro curso de formação - Novos Talentos bem como a existência de algumas concepções equivocadas sobre essa estratégia de ensino quanto à relação feita ao método científico e a necessidade do uso da experimentação, além de dificuldades relacionadas ao planejamento das atividades para a aplicação efetiva dessa abordagem. No que diz respeito aos professores que participaram do grupo de estudo durante essa pesquisa, constatamos que com a aproximação, a partir dos estudos e da vivência, houve o alcance de maior abertura às mudanças e consequente superação dos obstáculos para a prática do ensino por investigação. Além disso, demonstraram novas perspectivas para o ensino de ciências e a compreensão de que o aprimoramento dessa estratégia didática é consequência do fazer, tanto para o professor quanto para os alunos.Studies and reflections about the current trends on teaching Science show us the importance of include in the teaching practice, activities with a investigative and problematic approach, that allow to the learners to understand and to apply concepts and phenomena scientifics. On this perspective, the teacher continuing education is essential to effect the practice of this approach in the classroom. Therefore, this research has as an objective to contribute with Science teacher continuing formation in the basic education, in the use of the investigative approach, with a view to overcoming obstacles and making change in pedagogical practice using this research elements. For this, a qualitative research with science teachers of basic schools in the city of Natal/ RN/ Brazil was held, who attended the training course on teaching by investigation in 2012, through the project entitled "Em Busca de Novos Talentos para a Ciência: uma intervenção no ensino público" (Searching New Talents for Science: an intervention in public education).The research was conducted in four stages: Diagnosis of the conceptions of education for research and incorporation into practice after the New Talents course; projection of the intervention, intervention and evaluation. To obtain the data it was made a questionnaire, semi-structured interviews, group studies, written records and participant observation. It was analyzed that the course had significant contributions to the participating teachers to promote the approach and the motivation for incorporation of the investigative approach in practice. The permanence of weaknesses related to the theoretical basis was found, the wear resistance, difficulty in planning activities and the change in practice, diagnosed the previous course of this research. It was also noticed certain lack of domain of teaching principles of investigation by the teachers, who despite being well understood in theory, reveal gaps in practice. Despite not having been exploited the full potential of investigative activity is apparent that the inclusion of activities with an investigative approach to science and biology classes is essential for an active, critical and reflective posture of the students as well as the interest in learning about science. It was demonstrated that intervention with moments of reflection, engagement, knowledge exchange, it was effective in overcoming difficulties identified at baseline as well as providing greater motivation to face the innovations and changes in education, suggesting an important format to considered in the course of continuing education. This is because the planning and replanning allow teachers to reflect and evaluate their practice, contributing to overcoming difficulties of teachers on a daily basis.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilProposta de formação continuada de professores com base nos elementos da pesquisa-açãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAEnsino de ciênciasEnsino por investigaçãoFormação continuadaPesquisa-açãoO ensino por investigação: construindo possibilidades na formação continuada do professor de ciências a partir da ação-reflexãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALKalineSoaresDeOliveira_DISSERT.pdfKalineSoaresDeOliveira_DISSERT.pdfapplication/pdf1887818https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21052/1/KalineSoaresDeOliveira_DISSERT.pdf0ef28049499102962b52c4f933a18d1eMD51Produtoeducacional_PPGECNM_Oliveira_2015.pdfProdutoeducacional_PPGECNM_Oliveira_2015.pdfapplication/pdf664883https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21052/8/Produtoeducacional_PPGECNM_Oliveira_2015.pdfaf01d306f5a9aadd091f8e5eecb2f386MD58TEXTKalineSoaresDeOliveira_DISSERT.pdf.txtKalineSoaresDeOliveira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain376805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21052/6/KalineSoaresDeOliveira_DISSERT.pdf.txt75fbe699ccfb8d4637b01f9217382b12MD56Produtoeducacional_PPGECNM_Oliveira_2015.pdf.txtProdutoeducacional_PPGECNM_Oliveira_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain34774https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21052/9/Produtoeducacional_PPGECNM_Oliveira_2015.pdf.txt7d72d2b19fd92696630e9b2de7382319MD59THUMBNAILKalineSoaresDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgKalineSoaresDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2498https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21052/7/KalineSoaresDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgb8954524e5a7df9d5da6360bc044c22fMD57Produtoeducacional_PPGECNM_Oliveira_2015.pdf.jpgProdutoeducacional_PPGECNM_Oliveira_2015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1503https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21052/10/Produtoeducacional_PPGECNM_Oliveira_2015.pdf.jpg2c68c6ea0b138639faec1461779267a0MD510123456789/210522020-01-05 04:55:35.271oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21052Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-05T07:55:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino por investigação: construindo possibilidades na formação continuada do professor de ciências a partir da ação-reflexão
title O ensino por investigação: construindo possibilidades na formação continuada do professor de ciências a partir da ação-reflexão
spellingShingle O ensino por investigação: construindo possibilidades na formação continuada do professor de ciências a partir da ação-reflexão
Oliveira, Kaline Soares de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Ensino de ciências
Ensino por investigação
Formação continuada
Pesquisa-ação
title_short O ensino por investigação: construindo possibilidades na formação continuada do professor de ciências a partir da ação-reflexão
title_full O ensino por investigação: construindo possibilidades na formação continuada do professor de ciências a partir da ação-reflexão
title_fullStr O ensino por investigação: construindo possibilidades na formação continuada do professor de ciências a partir da ação-reflexão
title_full_unstemmed O ensino por investigação: construindo possibilidades na formação continuada do professor de ciências a partir da ação-reflexão
title_sort O ensino por investigação: construindo possibilidades na formação continuada do professor de ciências a partir da ação-reflexão
author Oliveira, Kaline Soares de
author_facet Oliveira, Kaline Soares de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2714038862026005
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2971840301895348
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5126340528077248
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Tabosa, Wyllys Abel Farkatt
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3596040894249041
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Kaline Soares de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Ivaneide Alves Soares da
contributor_str_mv Costa, Ivaneide Alves Soares da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Ensino de ciências
Ensino por investigação
Formação continuada
Pesquisa-ação
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ensino por investigação
Formação continuada
Pesquisa-ação
description Estudos e reflexões sobre as tendências atuais no ensino de ciências mostram a importância de incorporar na prática docente, atividades com uma abordagem investigativa, problematizadora e que permitam aos educandos compreender e aplicar conceitos e fenômenos científicos. Nesta perspectiva, a formação do professor é essencial para efetivar a prática dessa abordagem em sala de aula. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo contribuir com a formação de professores de ciências do ensino básico no uso da abordagem do ensino por investigação, com vistas à superação de obstáculos e a realização de mudanças na prática pedagógica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com professores de ciências da rede municipal de ensino de Natal/RN, que participaram do curso de formação sobre o ensino por investigação no ano de 2012, através do projeto intitulado Em Busca de Novos Talentos para a Ciência: uma intervenção no ensino público. Para a obtenção dos dados foi feita a aplicação de questionário, entrevistas semiestruturadas, grupo de estudos, registros escritos e a observação participante. Os resultados evidenciaram que o ensino com uma abordagem investigativa, ainda está pouco presente na prática pedagógica dos professores que participaram do primeiro curso de formação - Novos Talentos bem como a existência de algumas concepções equivocadas sobre essa estratégia de ensino quanto à relação feita ao método científico e a necessidade do uso da experimentação, além de dificuldades relacionadas ao planejamento das atividades para a aplicação efetiva dessa abordagem. No que diz respeito aos professores que participaram do grupo de estudo durante essa pesquisa, constatamos que com a aproximação, a partir dos estudos e da vivência, houve o alcance de maior abertura às mudanças e consequente superação dos obstáculos para a prática do ensino por investigação. Além disso, demonstraram novas perspectivas para o ensino de ciências e a compreensão de que o aprimoramento dessa estratégia didática é consequência do fazer, tanto para o professor quanto para os alunos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-28T20:16:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-28T20:16:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Kaline Soares de. O ensino por investigação: construindo possibilidades na formação continuada do professor de ciências a partir da ação-reflexão. 2015. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21052
identifier_str_mv OLIVEIRA, Kaline Soares de. O ensino por investigação: construindo possibilidades na formação continuada do professor de ciências a partir da ação-reflexão. 2015. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Proposta de formação continuada de professores com base nos elementos da pesquisa-ação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21052/1/KalineSoaresDeOliveira_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21052/8/Produtoeducacional_PPGECNM_Oliveira_2015.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21052/6/KalineSoaresDeOliveira_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21052/9/Produtoeducacional_PPGECNM_Oliveira_2015.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21052/7/KalineSoaresDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21052/10/Produtoeducacional_PPGECNM_Oliveira_2015.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ef28049499102962b52c4f933a18d1e
af01d306f5a9aadd091f8e5eecb2f386
75fbe699ccfb8d4637b01f9217382b12
7d72d2b19fd92696630e9b2de7382319
b8954524e5a7df9d5da6360bc044c22f
2c68c6ea0b138639faec1461779267a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117511209025536