Avaliação numérica do emprego de geometria alternativa na elaboração do flange de roda de um protótipo off-road do tipo mini-baja
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Data de Publicação: | 2011 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45416 |
Resumo: | A décima competição Baja SAE Brasil aconteceu em 2010 na cidade de Piracicaba (SP), reunindo cerca de mil e duzentos estudantes de engenharia, divididos em sessenta e seis equipes. Na competição o objetivo consiste em projetar e construir um protótipo recreativo, fora de estrada (off-road), monoposto, robusto, visando sua comercialização ao público entusiasta e não profissional. O veículo deve ser seguro, facilmente transportado e de simples manutenção e operação. Deve ser capaz de vencer terrenos acidentados em qualquer condição climática sem apresentar danos. A equipe Komiketo Baja SAE da Universidade Federal de São João del-Rei estreou nesta edição, ficando classificada entre as vinte melhores equipes. Um dos principais empecilhos para uma melhor colocação esteve relacionado ao flange da roda traseira, que devido ao grande esforço lateral nas curvas e principalmente em terrenos irregulares, veio a deformar-se plasticamente. Buscando corrigir falhas e aperfeiçoar o projeto estrutural, este trabalho objetivou o estudo numérico, segundo o Método dos Elementos Finitos, do desempenho mecânico do flange para uma nova geometria. Os resultados encontrados das simulações numéricas para a geometria proposta comprovam a sua superioridade em termos de desempenho mecânico, podendo ser empregada na elaboração do protótipo para competições futuras. |
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Povoa, Árlei HuebraNacif, Gláucio Cardoso LaunChristoforo, André LuisDias, Avelino Manuel da SilvaPanzera, Túlio Hallak2021-12-16T17:40:23Z2021-12-16T17:40:23Z2011-11-20POVOA, Árlei Huebra; NACIF, Gláucio Cardoso Laun; CHRISTOFORO,André Luis; DIAS, Avelino Manuel da Silva; PANZERA, Túlio Hallak. Avaliação numérica do emprego de geometria alternativa na elaboração do flange de roda de um protótipo off-road do tipo mini-baja. Ciência & TecnologiaÇ FATEC_JB, Jaboticabal, v. 3, n. 1, p.1-15, 2011. Disponível em: https://citec.fatecjaboticabal.edu.br/index.php/citec/article/view/55. Acesso em: 30 set. 2021.2178-9436https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45416Ciência & Tecnologia: Fatec-JBAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesssimulação computacionalprojeto estruturalcomponentes mecânicosminibajaAvaliação numérica do emprego de geometria alternativa na elaboração do flange de roda de um protótipo off-road do tipo mini-bajainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleA décima competição Baja SAE Brasil aconteceu em 2010 na cidade de Piracicaba (SP), reunindo cerca de mil e duzentos estudantes de engenharia, divididos em sessenta e seis equipes. Na competição o objetivo consiste em projetar e construir um protótipo recreativo, fora de estrada (off-road), monoposto, robusto, visando sua comercialização ao público entusiasta e não profissional. O veículo deve ser seguro, facilmente transportado e de simples manutenção e operação. Deve ser capaz de vencer terrenos acidentados em qualquer condição climática sem apresentar danos. A equipe Komiketo Baja SAE da Universidade Federal de São João del-Rei estreou nesta edição, ficando classificada entre as vinte melhores equipes. Um dos principais empecilhos para uma melhor colocação esteve relacionado ao flange da roda traseira, que devido ao grande esforço lateral nas curvas e principalmente em terrenos irregulares, veio a deformar-se plasticamente. Buscando corrigir falhas e aperfeiçoar o projeto estrutural, este trabalho objetivou o estudo numérico, segundo o Método dos Elementos Finitos, do desempenho mecânico do flange para uma nova geometria. Os resultados encontrados das simulações numéricas para a geometria proposta comprovam a sua superioridade em termos de desempenho mecânico, podendo ser empregada na elaboração do protótipo para competições futuras.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAvaliacaoNumericaEmprego_DIAS_2012.pdfAvaliacaoNumericaEmprego_DIAS_2012.pdfapplication/pdf229163https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45416/1/AvaliacaoNumericaEmprego_DIAS_2012.pdfd1864387cf40b055d2179db8198a092eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45416/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45416/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/454162021-12-16 14:40:24.008oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-12-16T17:40:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A décima competição Baja SAE Brasil aconteceu em 2010 na cidade de Piracicaba (SP), reunindo cerca de mil e duzentos estudantes de engenharia, divididos em sessenta e seis equipes. Na competição o objetivo consiste em projetar e construir um protótipo recreativo, fora de estrada (off-road), monoposto, robusto, visando sua comercialização ao público entusiasta e não profissional. O veículo deve ser seguro, facilmente transportado e de simples manutenção e operação. Deve ser capaz de vencer terrenos acidentados em qualquer condição climática sem apresentar danos. A equipe Komiketo Baja SAE da Universidade Federal de São João del-Rei estreou nesta edição, ficando classificada entre as vinte melhores equipes. Um dos principais empecilhos para uma melhor colocação esteve relacionado ao flange da roda traseira, que devido ao grande esforço lateral nas curvas e principalmente em terrenos irregulares, veio a deformar-se plasticamente. Buscando corrigir falhas e aperfeiçoar o projeto estrutural, este trabalho objetivou o estudo numérico, segundo o Método dos Elementos Finitos, do desempenho mecânico do flange para uma nova geometria. Os resultados encontrados das simulações numéricas para a geometria proposta comprovam a sua superioridade em termos de desempenho mecânico, podendo ser empregada na elaboração do protótipo para competições futuras. |
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