Criatividade, inteligência e habilidades de leitura em crianças em fase de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Roberta Louise Mariano
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28695
Resumo: A criatividade tem sido foco de estudo em diferentes contextos, utilizada como habilidade facilitadora de competências necessárias na rotina dos indivíduos. No processo de aprendizagem, pode-se averiguar como ela se relaciona com outras habilidades, como a inteligência e competências de leitura, habilidades importantes para o sucesso acadêmico. O objetivo geral do estudo consistiu em compreender a criatividade, a inteligência, a consciência fonológica e a decodificação leitora de crianças do ensino fundamental I. O estudo caracterizouse como exploratório, de caráter quantitativo e transversal, com a participação de 75 crianças divididas entre o 1°, 2° e 3° ano de escolas públicas municipais da cidade de Natal/RN. Foram avaliadas a inteligência, criatividade, consciência fonológica e decodificação leitora, através dos instrumentos: escala wechsler abreviada de inteligência (WASI), teste brasileiro de criatividade figural (TCFI), instrumento de avaliação sequencial (CONFIAS) e avaliação de palavras e pseudopalavras isoladas (LPI). Os resultados indicaram que, para a inteligência e criatividade, não houve diferenças estatísticas significativas entre as turmas. Já para a consciência fonológica e a decodificação leitora, houve diferenças estatísticas, com melhor desempenho para as crianças do 3°. Houve forte correlação entre o TCFI e a WASI, especialmente para o 1° e 3° ano; entre o TCFI, CONFIAS e LPI, especialmente para o 3° ano. Conclui-se com este estudo a importância de verificar aspectos da criatividade, inteligência e habilidade leitora em crianças em fase de alfabetização e a relação entre ambas, especialmente para crianças de baixa renda. Trata-se de um campo ainda pouco explorado e que merece futuras investigações para melhor compreensão destes construtos nesta população.
id UFRN_a79f9ee614c19a9ec97843e1a46a15ba
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28695
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Bezerra, Roberta Louise MarianoAlves, Rauni Jandé RoamaMinervino, Carla Alexandra da Silva MoitaNakano, Tatiana de CássiaAzoni, Cintia Alves Salgado2020-04-01T19:35:37Z2020-04-01T19:35:37Z2019-08-26BEZERRA, Roberta Louise Mariano. Criatividade, inteligência e habilidades de leitura em crianças em fase de alfabetização. 2019. 102f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28695A criatividade tem sido foco de estudo em diferentes contextos, utilizada como habilidade facilitadora de competências necessárias na rotina dos indivíduos. No processo de aprendizagem, pode-se averiguar como ela se relaciona com outras habilidades, como a inteligência e competências de leitura, habilidades importantes para o sucesso acadêmico. O objetivo geral do estudo consistiu em compreender a criatividade, a inteligência, a consciência fonológica e a decodificação leitora de crianças do ensino fundamental I. O estudo caracterizouse como exploratório, de caráter quantitativo e transversal, com a participação de 75 crianças divididas entre o 1°, 2° e 3° ano de escolas públicas municipais da cidade de Natal/RN. Foram avaliadas a inteligência, criatividade, consciência fonológica e decodificação leitora, através dos instrumentos: escala wechsler abreviada de inteligência (WASI), teste brasileiro de criatividade figural (TCFI), instrumento de avaliação sequencial (CONFIAS) e avaliação de palavras e pseudopalavras isoladas (LPI). Os resultados indicaram que, para a inteligência e criatividade, não houve diferenças estatísticas significativas entre as turmas. Já para a consciência fonológica e a decodificação leitora, houve diferenças estatísticas, com melhor desempenho para as crianças do 3°. Houve forte correlação entre o TCFI e a WASI, especialmente para o 1° e 3° ano; entre o TCFI, CONFIAS e LPI, especialmente para o 3° ano. Conclui-se com este estudo a importância de verificar aspectos da criatividade, inteligência e habilidade leitora em crianças em fase de alfabetização e a relação entre ambas, especialmente para crianças de baixa renda. Trata-se de um campo ainda pouco explorado e que merece futuras investigações para melhor compreensão destes construtos nesta população.The creativity has been the focus of studies in different contexts, utilized as a facilitator skill of necessary competencies in the routine of individuals. In the process of learning, it can be ascertained how it relates to other skills, like intelligence and the ability to read, skills that are very important to the academic success. The general objective of the study consisted in explore the creativity, the intelligence, the phonological awareness and the reader decoding abilities of kids from the elementary School. The study characterized itself as exploratory, quantitively and cross-sectional, counting with 75 children divided in 1st, 2nd and 3rd grades of the municipal schools from Natal/RN. It evaluated intelligence, creativity, phonological awareness and the reader decoding using the following instruments: Wechsler Abbreviated Scale of Intelligence (WASI), Brazilian figural Creativity Test (TCFI), Sequential Evaluation Instrument (CONFIAS) and the Isolated Words and Pseudowords Evaluation (LPI). The results in the intelligence and creativity showed no significant difference in the statistics between classes. The same can not be said for the other categories (phonological awareness and the reader decoding) that presented a significant statistic difference, showing the best performance from the children of the 3rd grade. There was a strong correlation between the TCFI and the WASI, specially from the 1st and 3rd grades. TCFI, CONFIAS e LPI showed the same correlation coming from the 3rd grade only. With that study, we can verify the importance of the aspects of creativity, intelligence and phonological awareness in the kids that are in literacy and the relation between them, specially from children with low income. It is about of a underexplored field that deserves further investigations to better understand these population constructs.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIACriatividadeInteligênciaLeituraInfânciaAprendizagemCriatividade, inteligência e habilidades de leitura em crianças em fase de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCriatividadeinteligenciahabilidades_Bezerra_2019.pdfapplication/pdf1589953https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28695/1/Criatividadeinteligenciahabilidades_Bezerra_2019.pdfc00765deff18b19c55b17b86c5432e23MD51TEXTCriatividadeinteligenciahabilidades_Bezerra_2019.pdf.txtCriatividadeinteligenciahabilidades_Bezerra_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain169382https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28695/2/Criatividadeinteligenciahabilidades_Bezerra_2019.pdf.txt0e61ba85fd7f1520fb37810881291d5aMD52THUMBNAILCriatividadeinteligenciahabilidades_Bezerra_2019.pdf.jpgCriatividadeinteligenciahabilidades_Bezerra_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1285https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28695/3/Criatividadeinteligenciahabilidades_Bezerra_2019.pdf.jpg05bac7c01460635e9c33e6e9370635eaMD53123456789/286952020-04-05 05:42:12.306oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28695Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-04-05T08:42:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criatividade, inteligência e habilidades de leitura em crianças em fase de alfabetização
title Criatividade, inteligência e habilidades de leitura em crianças em fase de alfabetização
spellingShingle Criatividade, inteligência e habilidades de leitura em crianças em fase de alfabetização
Bezerra, Roberta Louise Mariano
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Criatividade
Inteligência
Leitura
Infância
Aprendizagem
title_short Criatividade, inteligência e habilidades de leitura em crianças em fase de alfabetização
title_full Criatividade, inteligência e habilidades de leitura em crianças em fase de alfabetização
title_fullStr Criatividade, inteligência e habilidades de leitura em crianças em fase de alfabetização
title_full_unstemmed Criatividade, inteligência e habilidades de leitura em crianças em fase de alfabetização
title_sort Criatividade, inteligência e habilidades de leitura em crianças em fase de alfabetização
author Bezerra, Roberta Louise Mariano
author_facet Bezerra, Roberta Louise Mariano
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Nakano, Tatiana de Cássia
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Roberta Louise Mariano
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Alves, Rauni Jandé Roama
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azoni, Cintia Alves Salgado
contributor_str_mv Alves, Rauni Jandé Roama
Azoni, Cintia Alves Salgado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Criatividade
Inteligência
Leitura
Infância
Aprendizagem
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Inteligência
Leitura
Infância
Aprendizagem
description A criatividade tem sido foco de estudo em diferentes contextos, utilizada como habilidade facilitadora de competências necessárias na rotina dos indivíduos. No processo de aprendizagem, pode-se averiguar como ela se relaciona com outras habilidades, como a inteligência e competências de leitura, habilidades importantes para o sucesso acadêmico. O objetivo geral do estudo consistiu em compreender a criatividade, a inteligência, a consciência fonológica e a decodificação leitora de crianças do ensino fundamental I. O estudo caracterizouse como exploratório, de caráter quantitativo e transversal, com a participação de 75 crianças divididas entre o 1°, 2° e 3° ano de escolas públicas municipais da cidade de Natal/RN. Foram avaliadas a inteligência, criatividade, consciência fonológica e decodificação leitora, através dos instrumentos: escala wechsler abreviada de inteligência (WASI), teste brasileiro de criatividade figural (TCFI), instrumento de avaliação sequencial (CONFIAS) e avaliação de palavras e pseudopalavras isoladas (LPI). Os resultados indicaram que, para a inteligência e criatividade, não houve diferenças estatísticas significativas entre as turmas. Já para a consciência fonológica e a decodificação leitora, houve diferenças estatísticas, com melhor desempenho para as crianças do 3°. Houve forte correlação entre o TCFI e a WASI, especialmente para o 1° e 3° ano; entre o TCFI, CONFIAS e LPI, especialmente para o 3° ano. Conclui-se com este estudo a importância de verificar aspectos da criatividade, inteligência e habilidade leitora em crianças em fase de alfabetização e a relação entre ambas, especialmente para crianças de baixa renda. Trata-se de um campo ainda pouco explorado e que merece futuras investigações para melhor compreensão destes construtos nesta população.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-01T19:35:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-01T19:35:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BEZERRA, Roberta Louise Mariano. Criatividade, inteligência e habilidades de leitura em crianças em fase de alfabetização. 2019. 102f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28695
identifier_str_mv BEZERRA, Roberta Louise Mariano. Criatividade, inteligência e habilidades de leitura em crianças em fase de alfabetização. 2019. 102f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28695/1/Criatividadeinteligenciahabilidades_Bezerra_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28695/2/Criatividadeinteligenciahabilidades_Bezerra_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28695/3/Criatividadeinteligenciahabilidades_Bezerra_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c00765deff18b19c55b17b86c5432e23
0e61ba85fd7f1520fb37810881291d5a
05bac7c01460635e9c33e6e9370635ea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117892242669568