Relação entre criatividade, inteligência e autoconceito em alunos monolíngues e bilíngües

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Patrícia Villa da Costa Ferreira
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Fleith, Denise de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26512
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000100006
Resumo: Este estudo teve como objetivo estudar a relação entre criatividade, inteligência e autoconceito em alunos bilíngües e monolíngües. Participaram deste estudo 269 alunos, do gênero masculino e feminino, adolescentes e adultos, de uma instituição particular de ensino de língua inglesa, localizada em Brasília. Os instrumentos utilizados foram o Teste Torrance de Pensamento Criativo - TTCT, Teste Não-Verbal de Raciocínio para Adultos - TNVRA e Escala Fatorial de Autoconceito - EFA. Os alunos bilíngües apresentaram escores superiores nas medidas de criatividade verbal e figurativa e de inteligência quando comparados aos alunos monolíngües. Os resultados indicaram, ainda, que os alunos do gênero masculino apresentaram escores superiores aos do gênero feminino apenas na medida de originalidade verbal. Não foram observadas diferenças entre adolescentes e adultos em relação à criatividade, inteligência e autoconceito. Foi observada uma correlação positiva entre criatividade e autoconceito para alunos bilíngües.
id UNB_d96f775986aa9d1bfaa9c4e52616f403
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/26512
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Relação entre criatividade, inteligência e autoconceito em alunos monolíngues e bilíngüesRelationship between monoliguals and bilinguals' creativity, inteligence, and self-conceptCriatividadeInteligênciaAutoconceitoBilinguismoEste estudo teve como objetivo estudar a relação entre criatividade, inteligência e autoconceito em alunos bilíngües e monolíngües. Participaram deste estudo 269 alunos, do gênero masculino e feminino, adolescentes e adultos, de uma instituição particular de ensino de língua inglesa, localizada em Brasília. Os instrumentos utilizados foram o Teste Torrance de Pensamento Criativo - TTCT, Teste Não-Verbal de Raciocínio para Adultos - TNVRA e Escala Fatorial de Autoconceito - EFA. Os alunos bilíngües apresentaram escores superiores nas medidas de criatividade verbal e figurativa e de inteligência quando comparados aos alunos monolíngües. Os resultados indicaram, ainda, que os alunos do gênero masculino apresentaram escores superiores aos do gênero feminino apenas na medida de originalidade verbal. Não foram observadas diferenças entre adolescentes e adultos em relação à criatividade, inteligência e autoconceito. Foi observada uma correlação positiva entre criatividade e autoconceito para alunos bilíngües.This study aimed at analyzing the relationship between creativity, intelligence and self-concept with bilingual and monolingual students. The study had the participation of 269 students, male and female, adolescents and adults from a private English Binational Center in Brasília. The instruments used included the Torrance Test - TTCT, the TNVRA, a Non-Verbal Intelligence Test, and a Self-concept Factorial Scale - EFA. Higher scores in verbal and figural creativity and intelligence were obtained by bilingual students when compared to monlingual students. The results also indicated that male sytudents presented higher scores than female students in verbal originality measure. No differences were observed between adolescents and adults concerning creativity, intelligence and self-concept. A positive correlation was observed between creativity and self-concept for bilingual students.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2017-12-07T04:43:35Z2017-12-07T04:43:35Z2005-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDONÇA, Patrícia Villa da Costa Ferreira; FLEITH, Denise de Souza. Relação entre criatividade, inteligência e autoconceito em alunos monolíngues e bilíngües. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 9, n. 1, p. 59-70, jun. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000100006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26512http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000100006Psicologia Escolar e Educacional - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100006&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Patrícia Villa da Costa FerreiraFleith, Denise de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/26512Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre criatividade, inteligência e autoconceito em alunos monolíngues e bilíngües
Relationship between monoliguals and bilinguals' creativity, inteligence, and self-concept
title Relação entre criatividade, inteligência e autoconceito em alunos monolíngues e bilíngües
spellingShingle Relação entre criatividade, inteligência e autoconceito em alunos monolíngues e bilíngües
Mendonça, Patrícia Villa da Costa Ferreira
Criatividade
Inteligência
Autoconceito
Bilinguismo
title_short Relação entre criatividade, inteligência e autoconceito em alunos monolíngues e bilíngües
title_full Relação entre criatividade, inteligência e autoconceito em alunos monolíngues e bilíngües
title_fullStr Relação entre criatividade, inteligência e autoconceito em alunos monolíngues e bilíngües
title_full_unstemmed Relação entre criatividade, inteligência e autoconceito em alunos monolíngues e bilíngües
title_sort Relação entre criatividade, inteligência e autoconceito em alunos monolíngues e bilíngües
author Mendonça, Patrícia Villa da Costa Ferreira
author_facet Mendonça, Patrícia Villa da Costa Ferreira
Fleith, Denise de Souza
author_role author
author2 Fleith, Denise de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Patrícia Villa da Costa Ferreira
Fleith, Denise de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Inteligência
Autoconceito
Bilinguismo
topic Criatividade
Inteligência
Autoconceito
Bilinguismo
description Este estudo teve como objetivo estudar a relação entre criatividade, inteligência e autoconceito em alunos bilíngües e monolíngües. Participaram deste estudo 269 alunos, do gênero masculino e feminino, adolescentes e adultos, de uma instituição particular de ensino de língua inglesa, localizada em Brasília. Os instrumentos utilizados foram o Teste Torrance de Pensamento Criativo - TTCT, Teste Não-Verbal de Raciocínio para Adultos - TNVRA e Escala Fatorial de Autoconceito - EFA. Os alunos bilíngües apresentaram escores superiores nas medidas de criatividade verbal e figurativa e de inteligência quando comparados aos alunos monolíngües. Os resultados indicaram, ainda, que os alunos do gênero masculino apresentaram escores superiores aos do gênero feminino apenas na medida de originalidade verbal. Não foram observadas diferenças entre adolescentes e adultos em relação à criatividade, inteligência e autoconceito. Foi observada uma correlação positiva entre criatividade e autoconceito para alunos bilíngües.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06
2017-12-07T04:43:35Z
2017-12-07T04:43:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDONÇA, Patrícia Villa da Costa Ferreira; FLEITH, Denise de Souza. Relação entre criatividade, inteligência e autoconceito em alunos monolíngues e bilíngües. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 9, n. 1, p. 59-70, jun. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000100006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26512
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000100006
identifier_str_mv MENDONÇA, Patrícia Villa da Costa Ferreira; FLEITH, Denise de Souza. Relação entre criatividade, inteligência e autoconceito em alunos monolíngues e bilíngües. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 9, n. 1, p. 59-70, jun. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000100006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26512
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580810796892160