Produtos educacionais do mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN: como são aqueles voltados para matemática?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46818 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino (MPE) que teve por objetivo refletir quanto aos produtos educacionais produzidos em trabalhos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGECNM/UFRN), na área de ensino de matemática, em termos qualitativos e quantitativos, além de produzir um repositório virtual que reúna em um só lugar todos os Produtos Educacionais (PE) de matemática que tivemos acesso. Para tanto, fizemos uma busca nos programas de MPE avaliados com nota maior ou igual a três com vistas a localizar e fazer o download de todos os PE da área de matemática produzidos nesses programas. Em seguida, olhando para as produções desenvolvidas no PPGECNM/UFRN no período de 2002 a 2020, foi realizada uma análise de cunho bibliográfico e de caráter qualitativo que buscou responder à questão: quais as características qualitativas e quantitativas dos produtos educacionais desenvolvidos no PPGECNM/UFRN, área de ensino de matemática, produzidos nas últimas duas décadas? Como resultado, concluímos que, ao longo dos anos, na medida em que as orientações da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no tocante aos MPE, especificamente em relação aos PE foram mudando, se aperfeiçoando com o passar dos anos, os PE se tornaram figuras centrais dos trabalhos apresentados pelos mestrandos. Na análise verificamos que a maioria das produções é de Propostas de Ensino, sendo as mais comuns Sequências Didáticas e Caderno de Atividades. Outro dado importante é que em pouco mais de um terço desses trabalhos a História da Matemática foi a tendência em Educação Matemática mais lembrada. Em relação ao nosso próprio PE, desenvolvemos um repositório virtual que auxilia professores de todos os níveis a acessarem, em um único local, todos os produtos educacionais que tivemos acesso nos programas de mestrado, modalidade profissional que tenham obtido nota maior ou igual a três na avaliação quadrienal (2013-2016), de acordo com a Plataforma Sucupira. Para sua avaliação e validação, submetemos tal repositório à crítica de professores de matemática da educação básica das Redes Pública e Particular de Ensino no Rio Grande do Norte – RN que, por meio de um questionário on-line, apontou que o nosso produto poderia contribuir com a área de ensino de matemática devido a sua praticidade, podendo impulsionar a pesquisa e uso dos materiais nele alocados, se tornando, portanto, um grande aliado no planejamento das aulas. |
id |
UFRN_a8540571eacf32d48f52287d9723d5fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46818 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Cavalcante, Caio Cézarhttp://lattes.cnpq.br/9436836853304903http://lattes.cnpq.br/6258771568808939Sousa, Giselle Costa dehttp://lattes.cnpq.br/1300121866958282Oliveira, Sinval deCury, Fernando Guedes2022-04-06T00:04:08Z2022-04-06T00:04:08Z2022-02-23CAVALCANTE, Caio Cézar. Produtos educacionais do mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN: como são aqueles voltados para matemática?. 2022. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46818O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino (MPE) que teve por objetivo refletir quanto aos produtos educacionais produzidos em trabalhos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGECNM/UFRN), na área de ensino de matemática, em termos qualitativos e quantitativos, além de produzir um repositório virtual que reúna em um só lugar todos os Produtos Educacionais (PE) de matemática que tivemos acesso. Para tanto, fizemos uma busca nos programas de MPE avaliados com nota maior ou igual a três com vistas a localizar e fazer o download de todos os PE da área de matemática produzidos nesses programas. Em seguida, olhando para as produções desenvolvidas no PPGECNM/UFRN no período de 2002 a 2020, foi realizada uma análise de cunho bibliográfico e de caráter qualitativo que buscou responder à questão: quais as características qualitativas e quantitativas dos produtos educacionais desenvolvidos no PPGECNM/UFRN, área de ensino de matemática, produzidos nas últimas duas décadas? Como resultado, concluímos que, ao longo dos anos, na medida em que as orientações da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no tocante aos MPE, especificamente em relação aos PE foram mudando, se aperfeiçoando com o passar dos anos, os PE se tornaram figuras centrais dos trabalhos apresentados pelos mestrandos. Na análise verificamos que a maioria das produções é de Propostas de Ensino, sendo as mais comuns Sequências Didáticas e Caderno de Atividades. Outro dado importante é que em pouco mais de um terço desses trabalhos a História da Matemática foi a tendência em Educação Matemática mais lembrada. Em relação ao nosso próprio PE, desenvolvemos um repositório virtual que auxilia professores de todos os níveis a acessarem, em um único local, todos os produtos educacionais que tivemos acesso nos programas de mestrado, modalidade profissional que tenham obtido nota maior ou igual a três na avaliação quadrienal (2013-2016), de acordo com a Plataforma Sucupira. Para sua avaliação e validação, submetemos tal repositório à crítica de professores de matemática da educação básica das Redes Pública e Particular de Ensino no Rio Grande do Norte – RN que, por meio de um questionário on-line, apontou que o nosso produto poderia contribuir com a área de ensino de matemática devido a sua praticidade, podendo impulsionar a pesquisa e uso dos materiais nele alocados, se tornando, portanto, um grande aliado no planejamento das aulas.This work presentes the results of a Professional Masters research in Teaching (PMT) which animed to reflect upon the educational products made in the Graduate Profram in Natural Sciences and Mathematics at Federal Universiaty of Rio Grande do Norte (PPGECNM). Regarding Mathematics teaching, in qualitative and quantitative terms, besides producing a virtual repository which puts together in justo one place all the Mathematics Educational Products that we had access to. For that, it was searched the MPE programs graded three or higher aiming to locate and download all of the PE in mathematics made in these programs. After thar, it was searched the productions developed in PPGECNM/UFRN from 2002 to 2020 and it wascarried out na analysys bibliographic and qualitative in nature, which aimed to answer the following question: What were the qualitative and quantitative characteristics of the educational products developed in PPGECNM/UFRN, regarding Mathematics teaching, made in the last two decades? As a result, the conclusion was that throughout the years, the guidance of the Coordination for the Improvement of Higher Level Personal related to the MPE, especially referrigh to the PE changed and improved as the years went by. The PE became a pivotal figure at works presented by Master’s Degree students. The analysis also told that most of the products is Teaching Proposals, being the most common one didactic sequences and activity books. Another important data is that in a little more than a third of these works. The History of Mathematics was the tendency in Education Mathematic was the most remembered. In reations to our own PE, we developed a virtual repository which helps teachers of all levels, to access in justo ne place, to all the educational products that were accessed in the Professional Masster’s Degree Program that got a score of theree or higher in the quadrennial evaluation (2013-2016) according to the Sucupira Platform. To be evaluated and validated, we exposed the repository to the eyes of Mathematic teachers of basic education in private and public schools in the state Rio Grande do Norte – RN. This evalutaion was done on-line and pointed out that our product could contribute with the area of Math teaching due to its practicality, being able to boost the research and the use of materials allocated therein. Therefore, it becomes a great ally of lesson plannings.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilMestrado profissional em ensinoRepositório on-lineFormação de professores de matemáticaProdutos educacionais do mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN: como são aqueles voltados para matemática?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProdutoseducacionaismestrado_Cavalcante_2022.pdfapplication/pdf2002569https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46818/1/Produtoseducacionaismestrado_Cavalcante_2022.pdf0ddebb7a4c3d3c1fb970e389cfecff49MD51123456789/468182022-05-02 12:35:29.293oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46818Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:35:29Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Produtos educacionais do mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN: como são aqueles voltados para matemática? |
title |
Produtos educacionais do mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN: como são aqueles voltados para matemática? |
spellingShingle |
Produtos educacionais do mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN: como são aqueles voltados para matemática? Cavalcante, Caio Cézar Mestrado profissional em ensino Repositório on-line Formação de professores de matemática |
title_short |
Produtos educacionais do mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN: como são aqueles voltados para matemática? |
title_full |
Produtos educacionais do mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN: como são aqueles voltados para matemática? |
title_fullStr |
Produtos educacionais do mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN: como são aqueles voltados para matemática? |
title_full_unstemmed |
Produtos educacionais do mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN: como são aqueles voltados para matemática? |
title_sort |
Produtos educacionais do mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN: como são aqueles voltados para matemática? |
author |
Cavalcante, Caio Cézar |
author_facet |
Cavalcante, Caio Cézar |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9436836853304903 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6258771568808939 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Sousa, Giselle Costa de |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1300121866958282 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Oliveira, Sinval de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Caio Cézar |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cury, Fernando Guedes |
contributor_str_mv |
Cury, Fernando Guedes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mestrado profissional em ensino Repositório on-line Formação de professores de matemática |
topic |
Mestrado profissional em ensino Repositório on-line Formação de professores de matemática |
description |
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino (MPE) que teve por objetivo refletir quanto aos produtos educacionais produzidos em trabalhos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGECNM/UFRN), na área de ensino de matemática, em termos qualitativos e quantitativos, além de produzir um repositório virtual que reúna em um só lugar todos os Produtos Educacionais (PE) de matemática que tivemos acesso. Para tanto, fizemos uma busca nos programas de MPE avaliados com nota maior ou igual a três com vistas a localizar e fazer o download de todos os PE da área de matemática produzidos nesses programas. Em seguida, olhando para as produções desenvolvidas no PPGECNM/UFRN no período de 2002 a 2020, foi realizada uma análise de cunho bibliográfico e de caráter qualitativo que buscou responder à questão: quais as características qualitativas e quantitativas dos produtos educacionais desenvolvidos no PPGECNM/UFRN, área de ensino de matemática, produzidos nas últimas duas décadas? Como resultado, concluímos que, ao longo dos anos, na medida em que as orientações da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no tocante aos MPE, especificamente em relação aos PE foram mudando, se aperfeiçoando com o passar dos anos, os PE se tornaram figuras centrais dos trabalhos apresentados pelos mestrandos. Na análise verificamos que a maioria das produções é de Propostas de Ensino, sendo as mais comuns Sequências Didáticas e Caderno de Atividades. Outro dado importante é que em pouco mais de um terço desses trabalhos a História da Matemática foi a tendência em Educação Matemática mais lembrada. Em relação ao nosso próprio PE, desenvolvemos um repositório virtual que auxilia professores de todos os níveis a acessarem, em um único local, todos os produtos educacionais que tivemos acesso nos programas de mestrado, modalidade profissional que tenham obtido nota maior ou igual a três na avaliação quadrienal (2013-2016), de acordo com a Plataforma Sucupira. Para sua avaliação e validação, submetemos tal repositório à crítica de professores de matemática da educação básica das Redes Pública e Particular de Ensino no Rio Grande do Norte – RN que, por meio de um questionário on-line, apontou que o nosso produto poderia contribuir com a área de ensino de matemática devido a sua praticidade, podendo impulsionar a pesquisa e uso dos materiais nele alocados, se tornando, portanto, um grande aliado no planejamento das aulas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-06T00:04:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-06T00:04:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Caio Cézar. Produtos educacionais do mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN: como são aqueles voltados para matemática?. 2022. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46818 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE, Caio Cézar. Produtos educacionais do mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN: como são aqueles voltados para matemática?. 2022. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46818/1/Produtoseducacionaismestrado_Cavalcante_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0ddebb7a4c3d3c1fb970e389cfecff49 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117585360125952 |