Desenvolvimento de uma identidade Visual para o Projeto Música na Livraria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Rosanny Dayane Oliveira do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48839
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como intuito a criação de uma identidade visual para o projeto de extensão Música na Livraria, que tem como objetivo promover a formação de plateias de música na cidade do Natal, estimulando também a produção artística da Escola de Música Universidade Federal do Rio Grande do Norte com interpretações de artistas natalenses. O Projeto Música na Livraria foi criado em 2011 e consiste em uma série de recitais, concertos didáticos e tributos mensais, com o intuito de abordar compositores da Música Popular Brasileira. Apesar de sua relevância como ação de extensão, o projeto Música na Livraria não possui uma identidade visual, o que compromete sua visibilidade e seu reconhecimento junto ao público. O objetivo maior deste Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolver a identidade de marca deste projeto e, partir desta estratégia, a criação e desenvolvimento de sua identidade visual. Para tanto, além da apresentação e contextualização do Música na Livraria, o estudo aborda conteúdos relacionados à identidade de marca, sistemas de identidade visual, à importância da estratégia de marca e de uma identidade visual unificadora, que contribuem para uma comunicação efetiva, para divulgação e para a promoção das ações de uma marca, de uma entidade. O projeto de identidade de marca aqui proposto foi desenvolvido a partir da adaptação da metodologia proposta por Alina Wheeler (2008) e compreende os itens: coleta e análise de dados, esclarecimento da estratégia, design de identidade, criação de pontos de contato e aprendizagem. O resultado constituiu o conjunto de elementos do sistema de identidade visual, aplicados em materiais impressos e digitais e um Manual de Identidade Visual.
id UFRN_a98edd4bd65921e6c4a74033c03856cb
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48839
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nascimento, Rosanny Dayane Oliveira dohttp://lattes.cnpq.br/5927626092344391http://lattes.cnpq.br/0138635150609180Romani, Elizabethhttp://lattes.cnpq.br/2598480911657526Cunha, Luiza Falcão Soareshttp://lattes.cnpq.br/6167259554460488Bastos, Helena Rugaihttp://lattes.cnpq.br/0138635150609180Bastos, Helena Rugai2022-07-28T20:07:51Z2022-07-28T20:07:51Z2022-07-15NASCIMENTO, Rosanny Dayane Oliveira do. Desenvolvimento de uma identidade Visual para o Projeto Música na Livraria. Orientador: Helena Rugai Bastos. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Departamento de Design, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48839Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como intuito a criação de uma identidade visual para o projeto de extensão Música na Livraria, que tem como objetivo promover a formação de plateias de música na cidade do Natal, estimulando também a produção artística da Escola de Música Universidade Federal do Rio Grande do Norte com interpretações de artistas natalenses. O Projeto Música na Livraria foi criado em 2011 e consiste em uma série de recitais, concertos didáticos e tributos mensais, com o intuito de abordar compositores da Música Popular Brasileira. Apesar de sua relevância como ação de extensão, o projeto Música na Livraria não possui uma identidade visual, o que compromete sua visibilidade e seu reconhecimento junto ao público. O objetivo maior deste Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolver a identidade de marca deste projeto e, partir desta estratégia, a criação e desenvolvimento de sua identidade visual. Para tanto, além da apresentação e contextualização do Música na Livraria, o estudo aborda conteúdos relacionados à identidade de marca, sistemas de identidade visual, à importância da estratégia de marca e de uma identidade visual unificadora, que contribuem para uma comunicação efetiva, para divulgação e para a promoção das ações de uma marca, de uma entidade. O projeto de identidade de marca aqui proposto foi desenvolvido a partir da adaptação da metodologia proposta por Alina Wheeler (2008) e compreende os itens: coleta e análise de dados, esclarecimento da estratégia, design de identidade, criação de pontos de contato e aprendizagem. O resultado constituiu o conjunto de elementos do sistema de identidade visual, aplicados em materiais impressos e digitais e um Manual de Identidade Visual.This Course Conclusion Work (TCC) aims to create a visual identity for the extension project Música na Livraria, which aims to promote the formation of music audiences in the city of Natal, also stimulating the artistic production of the School of Music Federal University of Rio Grande do Norte with interpretations of artists from Natal. The Música na Livraria Project consists of a series of recitals, didactic concerts and monthly taxes, with the aim of approaching Brazilian Popular Music composers. Despite its relevance as an extension action, the Música na Livraria project does not have a visual identity, which compromises its visibility and recognition with the public. The main objective of this Course Conclusion Work is to develop the brand identity of this project and, based on this strategy, the creation and development of its visual identity. Therefore, in addition to the presentation and contextualization of Música na Livraria, the study addresses content related to brand identity, visual identity systems, the importance of brand strategy and a unifying visual identity, which contribute to effective communication, for dissemination and for the promotion of the actions of a brand, of an entity. The brand identity project proposed here was developed based on the methodology adapted from Alina Wheeler (2008) and comprises the items: data collection and analysis, strategy clarification, identity design, creation of contact points and learning. The result was the set of elements of the visual identity system, applied in printed and digital materials and a Visual Identity Manual.Universidade Federal do Rio Grande do NorteBacharelado em DesignUFRNBrasilDepartamento de DesignAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessIdentidade de marcaDesign de identidade visualBrandingProjeto de ExtensãoMúsica na LivrariaDesenvolvimento de uma identidade Visual para o Projeto Música na LivrariaDevelopment of a visual identity for the Música na Livraria Projectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesenvolvimentIdentidadeVisual_Nascimento_2022.pdfDesenvolvimentIdentidadeVisual_Nascimento_2022.pdfTrabalho de Conclusão de Curso em Bacharelado em Designapplication/pdf30981234https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48839/1/DesenvolvimentIdentidadeVisual_Nascimento_2022.pdf547c1862ef59e21f2260286e1ad8e05aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48839/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48839/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/488392023-01-20 16:20:50.138oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-20T19:20:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de uma identidade Visual para o Projeto Música na Livraria
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Development of a visual identity for the Música na Livraria Project
title Desenvolvimento de uma identidade Visual para o Projeto Música na Livraria
spellingShingle Desenvolvimento de uma identidade Visual para o Projeto Música na Livraria
Nascimento, Rosanny Dayane Oliveira do
Identidade de marca
Design de identidade visual
Branding
Projeto de Extensão
Música na Livraria
title_short Desenvolvimento de uma identidade Visual para o Projeto Música na Livraria
title_full Desenvolvimento de uma identidade Visual para o Projeto Música na Livraria
title_fullStr Desenvolvimento de uma identidade Visual para o Projeto Música na Livraria
title_full_unstemmed Desenvolvimento de uma identidade Visual para o Projeto Música na Livraria
title_sort Desenvolvimento de uma identidade Visual para o Projeto Música na Livraria
author Nascimento, Rosanny Dayane Oliveira do
author_facet Nascimento, Rosanny Dayane Oliveira do
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5927626092344391
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0138635150609180
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Romani, Elizabeth
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2598480911657526
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cunha, Luiza Falcão Soares
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6167259554460488
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Bastos, Helena Rugai
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0138635150609180
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Rosanny Dayane Oliveira do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bastos, Helena Rugai
contributor_str_mv Bastos, Helena Rugai
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade de marca
Design de identidade visual
Branding
Projeto de Extensão
Música na Livraria
topic Identidade de marca
Design de identidade visual
Branding
Projeto de Extensão
Música na Livraria
description Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como intuito a criação de uma identidade visual para o projeto de extensão Música na Livraria, que tem como objetivo promover a formação de plateias de música na cidade do Natal, estimulando também a produção artística da Escola de Música Universidade Federal do Rio Grande do Norte com interpretações de artistas natalenses. O Projeto Música na Livraria foi criado em 2011 e consiste em uma série de recitais, concertos didáticos e tributos mensais, com o intuito de abordar compositores da Música Popular Brasileira. Apesar de sua relevância como ação de extensão, o projeto Música na Livraria não possui uma identidade visual, o que compromete sua visibilidade e seu reconhecimento junto ao público. O objetivo maior deste Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolver a identidade de marca deste projeto e, partir desta estratégia, a criação e desenvolvimento de sua identidade visual. Para tanto, além da apresentação e contextualização do Música na Livraria, o estudo aborda conteúdos relacionados à identidade de marca, sistemas de identidade visual, à importância da estratégia de marca e de uma identidade visual unificadora, que contribuem para uma comunicação efetiva, para divulgação e para a promoção das ações de uma marca, de uma entidade. O projeto de identidade de marca aqui proposto foi desenvolvido a partir da adaptação da metodologia proposta por Alina Wheeler (2008) e compreende os itens: coleta e análise de dados, esclarecimento da estratégia, design de identidade, criação de pontos de contato e aprendizagem. O resultado constituiu o conjunto de elementos do sistema de identidade visual, aplicados em materiais impressos e digitais e um Manual de Identidade Visual.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-28T20:07:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-28T20:07:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Rosanny Dayane Oliveira do. Desenvolvimento de uma identidade Visual para o Projeto Música na Livraria. Orientador: Helena Rugai Bastos. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Departamento de Design, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48839
identifier_str_mv NASCIMENTO, Rosanny Dayane Oliveira do. Desenvolvimento de uma identidade Visual para o Projeto Música na Livraria. Orientador: Helena Rugai Bastos. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Departamento de Design, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Bacharelado em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Design
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48839/1/DesenvolvimentIdentidadeVisual_Nascimento_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48839/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48839/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 547c1862ef59e21f2260286e1ad8e05a
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117617432920064