Ícones no design de interfaces: user experience e acessibilidade digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34464 |
Resumo: | Durante toda a história da espécie humana as representações imagéticas foram utilizadas como forma de transmitir mensagens, conceitos e ideias. No entanto, com a evolução das tecnologias, essa linguagem ganhou cada vez mais espaço e, atualmente, nos cerca rotineiramente. O presente trabalho objetiva discutir a função dos ícones nos produtos digitais, buscando compreender sua eficácia enquanto forma de democratização do acesso à comunicação. Para isto, foi preciso entender, de antemão, como surgiram as formas de representação denominadas “ícones” e como seu uso foi sendo introduzido e desenvolvido com o passar do tempo. Da mesma forma, houve a necessidade de explorar os conceitos de “experiência do usuário” e “acessibilidade”, tópicos rigorosamente relacionados à inclusão e democratização de conteúdos para a sociedade. Para alcançar esses objetivos, realizou-se uma pesquisa qualitativa, através de um questionário com roteiro estruturado e aplicado via e-mail com seis profissionais da área de tecnologia, sucedida por uma análise das informações obtidas com as respostas. A pesquisa buscou aporte teórico em autores como Kate Clair (2009), Cynthia Busic-Snyder (2009), Martine Joly (2012) e Donald A. Norman (2006), como referências mais importantes. As conclusões deste estudo revelam que os ícones cumprem um papel fundamental na democratização de informações e na relação usuário x produto no meio digital, uma vez que seu uso afeta diretamente a experiência do usuário e acessibilidade em diferentes esferas, sendo, nos dias de hoje, um elemento crucial nas interfaces dos produtos que almejam conquistar e fidelizar clientes. |
id |
UFRN_ac8d9d27b5eef4e76cd9d1001d2e053f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34464 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Erildo Vitor MedeirosLopes, John WillianBezerra, Josenildo SoaresNobre, Luiz Fernando Dal Pian2019-12-09T19:14:05Z2021-09-20T12:45:12Z2019-12-09T19:14:05Z2021-09-20T12:45:12Z2019-11-1420150113633MELO, Erildo Vitor Medeiros. Ícones no design de interfaces user experience e acessibilidade digital. 55f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34464Durante toda a história da espécie humana as representações imagéticas foram utilizadas como forma de transmitir mensagens, conceitos e ideias. No entanto, com a evolução das tecnologias, essa linguagem ganhou cada vez mais espaço e, atualmente, nos cerca rotineiramente. O presente trabalho objetiva discutir a função dos ícones nos produtos digitais, buscando compreender sua eficácia enquanto forma de democratização do acesso à comunicação. Para isto, foi preciso entender, de antemão, como surgiram as formas de representação denominadas “ícones” e como seu uso foi sendo introduzido e desenvolvido com o passar do tempo. Da mesma forma, houve a necessidade de explorar os conceitos de “experiência do usuário” e “acessibilidade”, tópicos rigorosamente relacionados à inclusão e democratização de conteúdos para a sociedade. Para alcançar esses objetivos, realizou-se uma pesquisa qualitativa, através de um questionário com roteiro estruturado e aplicado via e-mail com seis profissionais da área de tecnologia, sucedida por uma análise das informações obtidas com as respostas. A pesquisa buscou aporte teórico em autores como Kate Clair (2009), Cynthia Busic-Snyder (2009), Martine Joly (2012) e Donald A. Norman (2006), como referências mais importantes. As conclusões deste estudo revelam que os ícones cumprem um papel fundamental na democratização de informações e na relação usuário x produto no meio digital, uma vez que seu uso afeta diretamente a experiência do usuário e acessibilidade em diferentes esferas, sendo, nos dias de hoje, um elemento crucial nas interfaces dos produtos que almejam conquistar e fidelizar clientes.Throughout the history of mankind imagery representations have been used as a way of conveying messages, concepts and ideas. However, with the evolution of technologies, this language has gained more and more space and currently surrounds us routinely. This paper aims to discuss the function of icons in digital products, seeking to understand their effectiveness as a form of democratization of access to communication. For this, it was necessary to understand, beforehand, how the forms of representation called “icons” arose and how their use was being introduced and developed over time. Similarly, there was a need to explore the concepts of “user experience” and “accessibility”, topics strictly related to the inclusion and democratization of content for society. To achieve these objectives, a qualitative research was conducted through a questionnaire with structured script and applied via e-mail with six technology professionals, succeeded by an analysis of the information obtained with the answers. The research sought theoretical support from authors such as Kate Clair (2009), Cynthia Busic-Snyder (2009), Martine Joly (2012) and Donald A. Norman (2006), as the most important references. The conclusions of this study reveal that icons play a fundamental role in the democratization of information and the user-product relationship in the digital environment, since their use directly affects the user experience and accessibility in different spheres, being, nowadays, a crucial element in product interfaces that aim to win and build customer loyalty.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilComunicação Social - Publicidade e PropagandaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessÍconesAcessibilidadeExperiência do UsuárioSemióticaDesignÍcones no design de interfaces: user experience e acessibilidade digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIconesnoDesign_Melo_2019.pdfapplication/pdf1103359https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34464/1/IconesnoDesign_Melo_2019.pdf0da2dba0279cda3bc50d7df12d381c33MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34464/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34464/3/license.txte428689918449bd69f843393981e4109MD53TEXTIconesnoDesign_Melo_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain79215https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34464/4/IconesnoDesign_Melo_2019.pdf.txt6c311a5317800644de6f049feea5f793MD54123456789/344642021-09-20 09:45:13.006oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T12:45:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ícones no design de interfaces: user experience e acessibilidade digital |
title |
Ícones no design de interfaces: user experience e acessibilidade digital |
spellingShingle |
Ícones no design de interfaces: user experience e acessibilidade digital Melo, Erildo Vitor Medeiros Ícones Acessibilidade Experiência do Usuário Semiótica Design |
title_short |
Ícones no design de interfaces: user experience e acessibilidade digital |
title_full |
Ícones no design de interfaces: user experience e acessibilidade digital |
title_fullStr |
Ícones no design de interfaces: user experience e acessibilidade digital |
title_full_unstemmed |
Ícones no design de interfaces: user experience e acessibilidade digital |
title_sort |
Ícones no design de interfaces: user experience e acessibilidade digital |
author |
Melo, Erildo Vitor Medeiros |
author_facet |
Melo, Erildo Vitor Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Lopes, John Willian |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Bezerra, Josenildo Soares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Erildo Vitor Medeiros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nobre, Luiz Fernando Dal Pian |
contributor_str_mv |
Nobre, Luiz Fernando Dal Pian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ícones Acessibilidade Experiência do Usuário Semiótica Design |
topic |
Ícones Acessibilidade Experiência do Usuário Semiótica Design |
description |
Durante toda a história da espécie humana as representações imagéticas foram utilizadas como forma de transmitir mensagens, conceitos e ideias. No entanto, com a evolução das tecnologias, essa linguagem ganhou cada vez mais espaço e, atualmente, nos cerca rotineiramente. O presente trabalho objetiva discutir a função dos ícones nos produtos digitais, buscando compreender sua eficácia enquanto forma de democratização do acesso à comunicação. Para isto, foi preciso entender, de antemão, como surgiram as formas de representação denominadas “ícones” e como seu uso foi sendo introduzido e desenvolvido com o passar do tempo. Da mesma forma, houve a necessidade de explorar os conceitos de “experiência do usuário” e “acessibilidade”, tópicos rigorosamente relacionados à inclusão e democratização de conteúdos para a sociedade. Para alcançar esses objetivos, realizou-se uma pesquisa qualitativa, através de um questionário com roteiro estruturado e aplicado via e-mail com seis profissionais da área de tecnologia, sucedida por uma análise das informações obtidas com as respostas. A pesquisa buscou aporte teórico em autores como Kate Clair (2009), Cynthia Busic-Snyder (2009), Martine Joly (2012) e Donald A. Norman (2006), como referências mais importantes. As conclusões deste estudo revelam que os ícones cumprem um papel fundamental na democratização de informações e na relação usuário x produto no meio digital, uma vez que seu uso afeta diretamente a experiência do usuário e acessibilidade em diferentes esferas, sendo, nos dias de hoje, um elemento crucial nas interfaces dos produtos que almejam conquistar e fidelizar clientes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-09T19:14:05Z 2021-09-20T12:45:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-09T19:14:05Z 2021-09-20T12:45:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-11-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
20150113633 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MELO, Erildo Vitor Medeiros. Ícones no design de interfaces user experience e acessibilidade digital. 55f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34464 |
identifier_str_mv |
20150113633 MELO, Erildo Vitor Medeiros. Ícones no design de interfaces user experience e acessibilidade digital. 55f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34464/1/IconesnoDesign_Melo_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34464/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34464/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34464/4/IconesnoDesign_Melo_2019.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0da2dba0279cda3bc50d7df12d381c33 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 e428689918449bd69f843393981e4109 6c311a5317800644de6f049feea5f793 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833012909539328 |