Ícones no design de interfaces: user experience e acessibilidade digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Erildo Vitor Medeiros
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34464
Resumo: Durante toda a história da espécie humana as representações imagéticas foram utilizadas como forma de transmitir mensagens, conceitos e ideias. No entanto, com a evolução das tecnologias, essa linguagem ganhou cada vez mais espaço e, atualmente, nos cerca rotineiramente. O presente trabalho objetiva discutir a função dos ícones nos produtos digitais, buscando compreender sua eficácia enquanto forma de democratização do acesso à comunicação. Para isto, foi preciso entender, de antemão, como surgiram as formas de representação denominadas “ícones” e como seu uso foi sendo introduzido e desenvolvido com o passar do tempo. Da mesma forma, houve a necessidade de explorar os conceitos de “experiência do usuário” e “acessibilidade”, tópicos rigorosamente relacionados à inclusão e democratização de conteúdos para a sociedade. Para alcançar esses objetivos, realizou-se uma pesquisa qualitativa, através de um questionário com roteiro estruturado e aplicado via e-mail com seis profissionais da área de tecnologia, sucedida por uma análise das informações obtidas com as respostas. A pesquisa buscou aporte teórico em autores como Kate Clair (2009), Cynthia Busic-Snyder (2009), Martine Joly (2012) e Donald A. Norman (2006), como referências mais importantes. As conclusões deste estudo revelam que os ícones cumprem um papel fundamental na democratização de informações e na relação usuário x produto no meio digital, uma vez que seu uso afeta diretamente a experiência do usuário e acessibilidade em diferentes esferas, sendo, nos dias de hoje, um elemento crucial nas interfaces dos produtos que almejam conquistar e fidelizar clientes.
id UFRN_ac8d9d27b5eef4e76cd9d1001d2e053f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34464
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Melo, Erildo Vitor MedeirosLopes, John WillianBezerra, Josenildo SoaresNobre, Luiz Fernando Dal Pian2019-12-09T19:14:05Z2021-09-20T12:45:12Z2019-12-09T19:14:05Z2021-09-20T12:45:12Z2019-11-1420150113633MELO, Erildo Vitor Medeiros. Ícones no design de interfaces user experience e acessibilidade digital. 55f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34464Durante toda a história da espécie humana as representações imagéticas foram utilizadas como forma de transmitir mensagens, conceitos e ideias. No entanto, com a evolução das tecnologias, essa linguagem ganhou cada vez mais espaço e, atualmente, nos cerca rotineiramente. O presente trabalho objetiva discutir a função dos ícones nos produtos digitais, buscando compreender sua eficácia enquanto forma de democratização do acesso à comunicação. Para isto, foi preciso entender, de antemão, como surgiram as formas de representação denominadas “ícones” e como seu uso foi sendo introduzido e desenvolvido com o passar do tempo. Da mesma forma, houve a necessidade de explorar os conceitos de “experiência do usuário” e “acessibilidade”, tópicos rigorosamente relacionados à inclusão e democratização de conteúdos para a sociedade. Para alcançar esses objetivos, realizou-se uma pesquisa qualitativa, através de um questionário com roteiro estruturado e aplicado via e-mail com seis profissionais da área de tecnologia, sucedida por uma análise das informações obtidas com as respostas. A pesquisa buscou aporte teórico em autores como Kate Clair (2009), Cynthia Busic-Snyder (2009), Martine Joly (2012) e Donald A. Norman (2006), como referências mais importantes. As conclusões deste estudo revelam que os ícones cumprem um papel fundamental na democratização de informações e na relação usuário x produto no meio digital, uma vez que seu uso afeta diretamente a experiência do usuário e acessibilidade em diferentes esferas, sendo, nos dias de hoje, um elemento crucial nas interfaces dos produtos que almejam conquistar e fidelizar clientes.Throughout the history of mankind imagery representations have been used as a way of conveying messages, concepts and ideas. However, with the evolution of technologies, this language has gained more and more space and currently surrounds us routinely. This paper aims to discuss the function of icons in digital products, seeking to understand their effectiveness as a form of democratization of access to communication. For this, it was necessary to understand, beforehand, how the forms of representation called “icons” arose and how their use was being introduced and developed over time. Similarly, there was a need to explore the concepts of “user experience” and “accessibility”, topics strictly related to the inclusion and democratization of content for society. To achieve these objectives, a qualitative research was conducted through a questionnaire with structured script and applied via e-mail with six technology professionals, succeeded by an analysis of the information obtained with the answers. The research sought theoretical support from authors such as Kate Clair (2009), Cynthia Busic-Snyder (2009), Martine Joly (2012) and Donald A. Norman (2006), as the most important references. The conclusions of this study reveal that icons play a fundamental role in the democratization of information and the user-product relationship in the digital environment, since their use directly affects the user experience and accessibility in different spheres, being, nowadays, a crucial element in product interfaces that aim to win and build customer loyalty.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilComunicação Social - Publicidade e PropagandaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessÍconesAcessibilidadeExperiência do UsuárioSemióticaDesignÍcones no design de interfaces: user experience e acessibilidade digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIconesnoDesign_Melo_2019.pdfapplication/pdf1103359https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34464/1/IconesnoDesign_Melo_2019.pdf0da2dba0279cda3bc50d7df12d381c33MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34464/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34464/3/license.txte428689918449bd69f843393981e4109MD53TEXTIconesnoDesign_Melo_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain79215https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34464/4/IconesnoDesign_Melo_2019.pdf.txt6c311a5317800644de6f049feea5f793MD54123456789/344642021-09-20 09:45:13.006oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T12:45:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ícones no design de interfaces: user experience e acessibilidade digital
title Ícones no design de interfaces: user experience e acessibilidade digital
spellingShingle Ícones no design de interfaces: user experience e acessibilidade digital
Melo, Erildo Vitor Medeiros
Ícones
Acessibilidade
Experiência do Usuário
Semiótica
Design
title_short Ícones no design de interfaces: user experience e acessibilidade digital
title_full Ícones no design de interfaces: user experience e acessibilidade digital
title_fullStr Ícones no design de interfaces: user experience e acessibilidade digital
title_full_unstemmed Ícones no design de interfaces: user experience e acessibilidade digital
title_sort Ícones no design de interfaces: user experience e acessibilidade digital
author Melo, Erildo Vitor Medeiros
author_facet Melo, Erildo Vitor Medeiros
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Lopes, John Willian
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Bezerra, Josenildo Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Erildo Vitor Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nobre, Luiz Fernando Dal Pian
contributor_str_mv Nobre, Luiz Fernando Dal Pian
dc.subject.por.fl_str_mv Ícones
Acessibilidade
Experiência do Usuário
Semiótica
Design
topic Ícones
Acessibilidade
Experiência do Usuário
Semiótica
Design
description Durante toda a história da espécie humana as representações imagéticas foram utilizadas como forma de transmitir mensagens, conceitos e ideias. No entanto, com a evolução das tecnologias, essa linguagem ganhou cada vez mais espaço e, atualmente, nos cerca rotineiramente. O presente trabalho objetiva discutir a função dos ícones nos produtos digitais, buscando compreender sua eficácia enquanto forma de democratização do acesso à comunicação. Para isto, foi preciso entender, de antemão, como surgiram as formas de representação denominadas “ícones” e como seu uso foi sendo introduzido e desenvolvido com o passar do tempo. Da mesma forma, houve a necessidade de explorar os conceitos de “experiência do usuário” e “acessibilidade”, tópicos rigorosamente relacionados à inclusão e democratização de conteúdos para a sociedade. Para alcançar esses objetivos, realizou-se uma pesquisa qualitativa, através de um questionário com roteiro estruturado e aplicado via e-mail com seis profissionais da área de tecnologia, sucedida por uma análise das informações obtidas com as respostas. A pesquisa buscou aporte teórico em autores como Kate Clair (2009), Cynthia Busic-Snyder (2009), Martine Joly (2012) e Donald A. Norman (2006), como referências mais importantes. As conclusões deste estudo revelam que os ícones cumprem um papel fundamental na democratização de informações e na relação usuário x produto no meio digital, uma vez que seu uso afeta diretamente a experiência do usuário e acessibilidade em diferentes esferas, sendo, nos dias de hoje, um elemento crucial nas interfaces dos produtos que almejam conquistar e fidelizar clientes.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-09T19:14:05Z
2021-09-20T12:45:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-09T19:14:05Z
2021-09-20T12:45:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 20150113633
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELO, Erildo Vitor Medeiros. Ícones no design de interfaces user experience e acessibilidade digital. 55f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34464
identifier_str_mv 20150113633
MELO, Erildo Vitor Medeiros. Ícones no design de interfaces user experience e acessibilidade digital. 55f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34464/1/IconesnoDesign_Melo_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34464/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34464/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34464/4/IconesnoDesign_Melo_2019.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0da2dba0279cda3bc50d7df12d381c33
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e428689918449bd69f843393981e4109
6c311a5317800644de6f049feea5f793
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833012909539328